24/02/2022 – 17:30 – A invasão da Ucrânia por parte da Rússia começou. Às 4 horas da manhã do horário italiano, Vladimir Putin deu início a uma “operação militar especial” na Ucrânia que se revela um verdadeiro ataque. Começou a guerra na Ucrânia. Saiba o que tem sido comentado na imprensa italiana aqui.

A imagem do ataque russo em Kiev que marca o início da guerra na Ucrânia e está circulando na imprensa italiana (a foto foi divulgada pela presidência da Ucrânia)
A imagem do ataque russo em Kiev que marca o início da guerra na Ucrânia e está circulando na imprensa italiana (a foto foi divulgada pela presidência da Ucrânia)

Índice do artigo:
– Início da Guerra na Ucrânia: posição dos líderes internacionais
– Ataques russos na Ucrânia
– Situação nas Embaixadas em Kiev
– Capas dos principais jornais italianos 24/02/2022
– Capas dos jornais brasileiros em 24/02/2022
– Consequências da guerra na Ucrânia para a Italia e para a Europa

Início da Guerra na Ucrânia: posição dos líderes internacionais

Depois de horas de tentativas diplomáticas para evitar conflito por parte do Conselho de Segurança da ONU, em um discurso na TV o presidente russo avisa na televisão que seu objetivo é “desmilitarizar e não ocupar” e avisa que “quem interferir ou ameaçar deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências nunca antes vistas na história”.

O presidente russo não especificou o âmbito territorial da operação, mas as bombas começaram a atingir todo o território da Ucrânia e as trupes russas começaram a entrar no país das fronteiras no norte (Bielorrússia) e no sul (Crimeia), com ataques nos portos estratégicos de Mariupol e Odessa.

O presidente americano Joe Biden definiu o ataque “não provocado e injustificado” dizendo ainda que “Putin preparou uma guerra que levará a uma perda catastrófica de vidas humanas e sofrimento” e que deverá “prestar contas ao mundo”.

O premier italiano Mario Draghi também condenou o ataque e anunciou novas duras restrições contra Moscou. Disse: “O governo italiano condena o ataque da Rússia à Ucrânia. Não existe justificativa. A Italia se mantém próxima ao povo e instituições da Ucrânia neste momento dramático. Estamos trabalhando com aliados europeus e da Otan para responder imediatamente unidos e com determinação.”

Schermata 2022 02 24 alle 09.11.52
Página do site governo.it (clique na imagem para ir até o site oficial)

A presidente da União Europeia, Angela von der Leyen, comentou: “O objetivo da Rússia não é apenas a Ucrânia, mas a estabilidade da Europa e a paz internacional.”

A China declarou que vai “seguir de perto” a situação da Ucrânia após a ação militar da Rússia, mas evitou condenar Moscou e pediu tranquilidade: “Convidamos todas as partes a agir com moderação para evitar que a situação fuja de controle”, declarou aos jornalistas o ministro do Exterior chinês Hua Chunying.

O presidente francês, Emmanuel Macron, comentou: “Ao quebrar sua palavra, ao recusar a via diplomática, ao optar pela guerra, o presidente Putin não atacou apenas a Ucrânia. Ele decidiu levar a cabo o mais grave ataque à paz, à estabilidade na nossa Europa.”

O presidente da Ucrâina, Volodymyr Zelenskyy informou às 14:36 do horário de Roma, via twiter que estão criando uma coalizão contra o Putin. Disse que falou com a presidente da UE, von der Leyen; com o presidente da França, Macron; com o premier da Áustria, Nehammer e com o presidente da Turquia, Erdoğan; sobre sanções concretas e assistência concreta para seus militares. Estão esperando por uma ação decisiva.

A Embaixada do Brasil em Roma publicou um comunicado oficial no Facebook onde diz: “O governo brasileiro acompanha com grande preocupação a explosão de operações militares da Federação Russa contra alvos no território da Ucrânia. O Brasil pede a suspensão imediata das hostilidades e o início das negociações que levem a uma solução diplomática da questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em consideração os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população. Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil continua engajado nas discussões multilaterais para uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas na Carta das Nações Unidas e no direito internacional, em especial nos princípios da não -intervenção, a soberania e integridade territorial dos Estados e a resolução pacífica de controvérsias.”

Ataques russos na Ucrânia

A sirene de emergência que toca em Kiev no momento em que a Rússia anuncia os ataques:

Está circulando na internet o vídeo da explosão do Aeroporto Ivano-Frankivsk, não distante das fronteiras da Romênia.

Situação nas Embaixadas em Kiev

A situação das Embaixadas na capital da Ucrânia, Kiev, é a seguinte:

  • Embaixadas alemã e finlandesa deixaram a cidade na noite de ontem
  • Embaixada da França no momento tem instruções para restar na capital
  • O chefe da missão italiana, em contato constante com o Ministério do Exterior da Italia no momento é determinado a permanecer em Kiev.

Capas dos principais jornais italianos 24/02/2022

Capas dos jornais brasileiros em 24/02/2022

Não deixa de ser interessante notar a diferença na capa dos jornais brasileiros em relação aos jornais italianos. Enquanto a mídia italiana dá destaque para as fotos da destruição provocada na Ucrânia, os jornais brasileiros mostram imagens de militares russos.

Consequências da guerra na Ucrânia para a Italia e para a Europa

A guerra da Ucrânia terá consequências para a Italia e para a Europa? Este é o assunto principal dos jornais italianos hoje.

Especialistas refletem sobre diversos cenários.

O cenário mais otimista se refere a danos econômicos para a Italia, que entre outras coisas é um dos grandes consumidores e dependentes do gás russo. Em caso de interrupção da importação do gás russo o valor da energia na Italia pode disparar ainda mais e criar grandes desafios econômicos ao país.

As exportações da Italia para a Rússia representavam mais de 7 bilhões de euros em 2020. Já as importações italianas da Rússia somavam mais de 9 bilhões de euros em 2020 (fonte: InfoMercatiEsteri-OsservatorioEconomico-GovernoItaliano).

O cenário mais pessimista fala sobre uma expansão da guerra na Europa, causando uma desestabilização interna da União Europeia em cenários imprevisíveis.

Jornalistas refletem sobre a ameaça de Putin que ameaçou com “consequências nunca antes vistas na história”. Seria uma referência a um possível ataque nuclear?

Vamos seguir os próximos capítulos e esperar que esta situação se tranquilize o mais brevemente possível.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorSardenha, Sicília ou Costa Amalfitana?
Próximo artigoInauguração da nova sede da Italcam conta com a presença do Cônsul-Geral da Itália
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here