Leitora pergunta para a seção Dúvidas sobre a Italia sobre Sardenha, Sicília ou Costa Amalfitana:

Dúvidas sobre a Italia

Vou comemorar meus 40 anos e só tenho 9 dias, qual roteiro devo fazer? Sardenha, Sicília ou Costa Amalfitana?Aquele roteiro sem erro! Grata Iovanna

Brasil na Italia responde:

Bom dia Iovanna,
Digamos que Sardenha, Sicília e Costa Amalfitana são incríveis mas meu conselho é: escolha apenas uma delas. Em outras palavras: monte um roteiro ou para Sardenha, ou Sicilia ou Costa Amalfitana.

O mar mediterrâneo de água cristalina azul e calminha está presente tanto na Sardenha, Sicília ou Costa Amalfitana. Então qual delas escolher?

A Costa Amalfitana é provavelmente o sonho da maior parte dos viajantes deste mundo. Quem não sonha em acordar em um hotel na Costa Amalfitana com um terracinho de frente para o mar com um daqueles cafés da manhã fantásticos servidos em um dia de sol maravilhoso?

Costa Amalfitana Italia
A Costa Amalfitana: um dos sonhos dos viajantes do mundo inteiro

Um dos aspectos menos positivos da Costa Amalfitana é que ela é “estreita”. Para chegar na Costa Amalfitana existe uma estrada cheia de curvas com duas pistas: uma que vai e outra que volta. Não existe uma ampla área com praias, na maior parte das cidades da Costa Amalfitana você encontra um pedacinho pequeno de praia. Existe também muito sobe e desce porque as cidades geralmente foram construídas nas montanhas então você vai ficar subindo e descendo ladeiras e degraus (caso de Positano por exemplo).

Costa Amalfitana acesso veiculos
A estrada para chegar a Costa Amalfitana é estreita e cheia de curvas com uma vista de tirar o fôlego

Como a Costa Amalfitana é pequena e muito requisitada, os preços de hoteis, restaurantes e serviços em geral costuma ser alto. É um lugar fantástico para casais em lua de mel, por exemplo. Um pouco menos confortável para famílias com crianças. Também diria que vale muito a pena investir em passeios de barco na Costa Amalfitana para conhecer os vários vilarejos e fazer um banho de mar em meio aquele azul maravilhoso. Quem sabe você pode dar uma esticadinha até Capri, uma ilha fantástica que fica relativamente próxima a Costa Amalfitana.

A minha opção favorita é a Sicília. Sou suspeita porque meu marido é siciliano e nós costumamos ir para a Sicília quase todos os verões (basta dar uma olhada no meu perfil do Instagram como a foto que selecionei da minha filha brincando no mar de Palermo com as lanchas ao fundo)

Um dos aspectos fantásticos da Sicília é que a ilha é muito grande então se você ficar 9 dias não vai ter tempo de conhecer a ilha inteira. Vai precisar escolher o que fazer e aqui o mix é bem interessante.

Aqui tem uma opção de roteiro na Sicília

Pode dedicar uns dias em uma grande cidade como Palermo, para viver a rica vida cultural, frequentar eventos, viver o “agito”.

Depois pode tirar uns dias de relax e “dolce far niente” em uma ilha menor como Favignana (no arquipélago das ilhas Egadi) ou Vulcano (no arquipélago das ilhas Eolias).

templo de Segesta na Sicília Italia
O templo de Segesta, na Sicília, Itália

Para completar você pode incluir uma visita em algum dos maravilhosos templos como Segesta ou a Valle dei Templi em Agrigento.

Se quiser uma cidadezinha badalada no alto da colina com vista panorâmica de tirar o fôlego (em estilo Costa Amalfitana) não deixe de visitar Taormina.

taormina sicilia
Taormina: um dos cartões postais da Sicília

A Sicília é sem dúvida uma ilha mais “completa” com suas cidades grandes, vilarejos de pescadores, boa comida, fácil acesso. Muitas cidadezinhas lindas da Sicília são acessíveis com estradas com poucas curvas… Aqui tem algumas dicas do que ver na Sicilia: https://www.brasilnaitalia.net/sicilia

A Sardenha é uma outra ilha grande, mas menor do que a Sicília e tem dois lados: um mais selvagem e o outro agitado e badalado onde os vips curtir a noitada no Billionaire de Flavio Briatore e depois passear de dia nos seus mega yachts particulares. Algumas das praias mais bonitas da Italia estão aqui como Cala Mariolu (Baunei) ou La Pelosa (Stintino).

Sardenha, Sicília ou Costa Amalfitana… não importa qual opção você vai escolher, provavelmente suas férias serão maravilhosas porque os três lugares são o paraíso. Escolha a que for mais prática e em linha com o seus sonhos de viajante!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

Artigo anteriorURGENTE: Ministro Speranza informa sobre reabertura da Italia ao turismo
Próximo artigoComeçou a guerra na Ucrânia 2022. Explosões em Kiev, Putin: “em caso de interferência estrangeira reagiremos imediatamente”. Otan: “vamos proteger os aliados”.
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here