Leitora pergunta para a seção Dúvidas sobre a Italia sobre Sardenha, Sicília ou Costa Amalfitana:

Dúvidas sobre a Italia

Vou comemorar meus 40 anos e só tenho 9 dias, qual roteiro devo fazer? Sardenha, Sicília ou Costa Amalfitana?Aquele roteiro sem erro! Grata Iovanna

Brasil na Italia responde:

Bom dia Iovanna,
Digamos que Sardenha, Sicília e Costa Amalfitana são incríveis mas meu conselho é: escolha apenas uma delas. Em outras palavras: monte um roteiro ou para Sardenha, ou Sicilia ou Costa Amalfitana.

O mar mediterrâneo de água cristalina azul e calminha está presente tanto na Sardenha, Sicília ou Costa Amalfitana. Então qual delas escolher?

A Costa Amalfitana é provavelmente o sonho da maior parte dos viajantes deste mundo. Quem não sonha em acordar em um hotel na Costa Amalfitana com um terracinho de frente para o mar com um daqueles cafés da manhã fantásticos servidos em um dia de sol maravilhoso?

Costa Amalfitana Italia
A Costa Amalfitana: um dos sonhos dos viajantes do mundo inteiro

Um dos aspectos menos positivos da Costa Amalfitana é que ela é “estreita”. Para chegar na Costa Amalfitana existe uma estrada cheia de curvas com duas pistas: uma que vai e outra que volta. Não existe uma ampla área com praias, na maior parte das cidades da Costa Amalfitana você encontra um pedacinho pequeno de praia. Existe também muito sobe e desce porque as cidades geralmente foram construídas nas montanhas então você vai ficar subindo e descendo ladeiras e degraus (caso de Positano por exemplo).

Costa Amalfitana acesso veiculos
A estrada para chegar a Costa Amalfitana é estreita e cheia de curvas com uma vista de tirar o fôlego

Como a Costa Amalfitana é pequena e muito requisitada, os preços de hoteis, restaurantes e serviços em geral costuma ser alto. É um lugar fantástico para casais em lua de mel, por exemplo. Um pouco menos confortável para famílias com crianças. Também diria que vale muito a pena investir em passeios de barco na Costa Amalfitana para conhecer os vários vilarejos e fazer um banho de mar em meio aquele azul maravilhoso. Quem sabe você pode dar uma esticadinha até Capri, uma ilha fantástica que fica relativamente próxima a Costa Amalfitana.

A minha opção favorita é a Sicília. Sou suspeita porque meu marido é siciliano e nós costumamos ir para a Sicília quase todos os verões (basta dar uma olhada no meu perfil do Instagram como a foto que selecionei da minha filha brincando no mar de Palermo com as lanchas ao fundo)

Um dos aspectos fantásticos da Sicília é que a ilha é muito grande então se você ficar 9 dias não vai ter tempo de conhecer a ilha inteira. Vai precisar escolher o que fazer e aqui o mix é bem interessante.

Aqui tem uma opção de roteiro na Sicília

Pode dedicar uns dias em uma grande cidade como Palermo, para viver a rica vida cultural, frequentar eventos, viver o “agito”.

Depois pode tirar uns dias de relax e “dolce far niente” em uma ilha menor como Favignana (no arquipélago das ilhas Egadi) ou Vulcano (no arquipélago das ilhas Eolias).

templo de Segesta na Sicília Italia
O templo de Segesta, na Sicília, Itália

Para completar você pode incluir uma visita em algum dos maravilhosos templos como Segesta ou a Valle dei Templi em Agrigento.

Se quiser uma cidadezinha badalada no alto da colina com vista panorâmica de tirar o fôlego (em estilo Costa Amalfitana) não deixe de visitar Taormina.

taormina sicilia
Taormina: um dos cartões postais da Sicília

A Sicília é sem dúvida uma ilha mais “completa” com suas cidades grandes, vilarejos de pescadores, boa comida, fácil acesso. Muitas cidadezinhas lindas da Sicília são acessíveis com estradas com poucas curvas… Aqui tem algumas dicas do que ver na Sicilia: https://www.brasilnaitalia.net/sicilia

A Sardenha é uma outra ilha grande, mas menor do que a Sicília e tem dois lados: um mais selvagem e o outro agitado e badalado onde os vips curtir a noitada no Billionaire de Flavio Briatore e depois passear de dia nos seus mega yachts particulares. Algumas das praias mais bonitas da Italia estão aqui como Cala Mariolu (Baunei) ou La Pelosa (Stintino).

Sardenha, Sicília ou Costa Amalfitana… não importa qual opção você vai escolher, provavelmente suas férias serão maravilhosas porque os três lugares são o paraíso. Escolha a que for mais prática e em linha com o seus sonhos de viajante!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorURGENTE: Ministro Speranza informa sobre reabertura da Italia ao turismo
Próximo artigoComeçou a guerra na Ucrânia 2022. Explosões em Kiev, Putin: “em caso de interferência estrangeira reagiremos imediatamente”. Otan: “vamos proteger os aliados”.
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

9 COMENTÁRIOS

  1. Ola Ana!Muito obrigada por todas as dicas…..estou olhando sobre Mondello como me indicou e o que vc acharia de ficar em San Vito Lo Capo (hospedagem) para conseguir fazer os passeios de barco para Favignana e Riserva dello Zingaro? E tambem pensei que como vou estar em Milao posso abrir mao do Sul da Italia e ir para outras praias..mas Maio nao sei se seria bom.Porque eu busco por lugares que tenham mais atividades aquaticas e /ou esportivas…Voce indica algum agencia que vende pacotes de viagem 4 dias,3 dias….obrigada!

  2. Olá Larissa, tudo bem?
    Que bacana que você vem passar o seu aniversário na Italia.

    A primeira coisa que vale saber é que maio a água do mar ainda é fria na Italia (para os padrões brasileiros). Eu excluiria a Puglia porque embora o mar lá seja lindo, nesta época é bem vazia, tem mais os habitantes locais mesmo.

    Talvez o melhor lugar curtir o mar na Italia em maio seja Palermo. Reserve um hotel/pousada na praia de Mondello. Primeiro porque você está em uma grande cidade, com toda infra-estrutura. Depois o mar lá é lindo e é um dos lugares mais quentes da Italia em maio.

    Por exemplo nesta página do Facebook (https://www.facebook.com/GrazieADioSonoPalermitano) eles compartilham sempre vídeos da praia de Mondello e tem gente que já fez o primeiro banho de mar.

    Em Mondello tem o Albaria que é uma escola de windsurf, mas não sei se eles alugam para quem fica pouco tempo porque são cheios de história… mas você pode tentar.

    Eu comprei um caiaque pela Amazon e usava para ir até Capo Gallo que fica ali do lado. O mar é estupendo e costuma ser bem calminho.

    Em Palermo tem um bar em cada esquina, restaurante por todo lugar. Lá de fome você não morre, ao contrário, a gente costuma comer bastante (e bem) por lá.
    Não é o estilo de praia do Brasil, mas talvez por isso seja interessante.

    Dá uma olhada aqui para os hotéis em Mondello: https://www.brasilnaitalia.net/2022/08/hotel-em-mondello.html

    Dicas de Mondello: https://www.brasilnaitalia.net/2022/10/mondello.html

    Dá uma olhada qui em dicas do que fazer em Palermo: https://www.brasilnaitalia.net/palermo-italia

    Este é o caiaque que eu comprei: https://amzn.to/425XP1d
    Não sei se vale a pena você comprar por poucos dias, mas deixei o link por curiosidade.

    Eles alugavam caiaques e pedalinhos também na praia, mas isso em junho, julho, agosto. Agora em maio honestamente não sei. Faz um tempinho que não desço para Palermo em maio e não lembro.

    Sobre o passeio de barco, de Palermo nunca fiz. Você pode pesquisar em La Cala (um porto de barcos pequenos em Palermo) se fazem algo.

    Para passeio de barco o ideal é ir até Castellammare del Golfo e pegar um barco para passear na Riserva dello Zingaro. Mas maio ainda é um pouco cedo, geralmente os passeios começam mais para junho. E para ir a Castellammare del Golfo o ideal é ter um carro.

    Leia sobre Castellammare del Golfo aqui: https://www.brasilnaitalia.net/2021/08/castellammare-del-golfo-curtindo-o-verao-na-sicilia.html

    Leia sobre Riserva dello Zingaro aqui: https://www.brasilnaitalia.net/2021/08/riserva-dello-zingaro-sicilia.html

    Palermo é um linda cidade, embora não seja o vilarejo que talvez você esteja imaginando, acho que Palermo tem muita coisa a oferecer.

    Só não faça aqueles tours gastronômicos em Ballarò porque é tipo ir para o Rio de Janeiro e fazer tour na favela. Ballarò é um ambiente feio, eu particularmente não gosto. Tanta coisa bonita em Palermo para ver… que nem vai dar tempo de ver tudo. 😉

    Bem, seja lá o que você decidir espero que aproveite bastante a viagem. Depois conta aqui o que mais gostou e o que recomenda evitar para os próximos leitores.

    Saudações da Toscana,

    Barbara

  3. OLa!Irei comemorar meus 41 anos na Italia e estou muito na duvida de Sicilia ,Puglia ou Costa Almafitana pois estou indo meio de Maio e sozinha.Curto muito praia,esportes aquaticos(sup,caiaque,kitesurf),tambem queria um passeio de barco que amo.E irei ficar por 5 dias(o ultimo dia so de manha).Gostaria de uma cidade mais tranquila,que eu possa ficar em uma pousada com centro perto e praia…tipo nao me locomover muito de onibus ou trem…para relaxar e curtir a praia e passeio no centro 1 dia e a noite para comer e um de barco.Qual delas me aconselha?Uma cidade especifica na Italia proximo disso?

  4. Oi @Marianne Lourenço Soares
    Que bom que está gostando das dicas do sites.
    Já que você vai chegar por Roma eu recomendo que consulte a página com todas as informações essenciais sobre a cidade: https://www.brasilnaitalia.net/roma
    Aqui tem dicas de passeios, hospedagem, transporte, excursões saindo de Roma.

    Nas próximas semanas estamos incluindo vários artigos sobre o sul da Italia e vou aproveitar a sua sugestão para um roteiro para o sul da Italia.

    Os brasileiros costumam amar a ilha de Capri.
    Você pode considerar incluir a ilha no seu roteiro: https://www.brasilnaitalia.net/capri

    Passa no site nos próximos dias e semanas que você vai encontrar novidades.

    Saudações da Italia,

    Barbara

  5. Oie… Amando as informações por aqui!!!
    Gostaria de sugestão de roteiro para 15 dias no Sul da Itália em julho, chegando e saindo por Roma. Gostaria de uns dias em Roma. Pode me dá dicas de melhores cidades para se hospedar e se locomover já que por ser verão os locais estão mais cheios e caros?

    Obrigada

    Att…

  6. Oi Renata, tudo bem?

    Boa pergunta: Cinque Terre, Puglia ou Veneza! Daria para escrever um próximo artigo, mas vou tentar resumir um pouco aqui neste comentário.

    Cinque Terre são 5 vilarejos na Liguria muito bonitinhos e charmosos, mas “estreitos”. Se você fizer um roteiro incluindo por exemplo uns dias em Gênova ( https://www.brasilnaitalia.net/genova ) com uma esticadinha até Portofino pode fazer sentido. Mas eu particularmente evitaria em agosto porque Cinque Terre costuma ficar lotada. Todos os milaneses vão passar férias de verão na Liguria.

    Veneza é uma cidade estupenda e vale sempre a visita. De repente você pode fazer Genova, paradinha em Milão (mesmo que já tenha estado, só para ver as tendências) depois segue para Veneza. Ah, Veneza no verão é super abafada, o calor lá pode ser mais sufocante do que na Sicília. Nos arredores de Veneza também tem praias, mas a cor da água do mar não tem nada a ver com a água do mar da Puglia.

    Ah, a Puglia é uma outra história. É o lugar para quem procura praia bonita. As praias tem menos infra-estrutura como beach clubs por exemplo. Mas o mar é transparente e azul. Quando penso na Puglia penso em comida boa, preços geralmente mais acessíveis do que Cinque Terre e Veneza, mais ventilado porque venta bastante por lá.

    A área mais bonita para quem quer curtir praia na Puglia é a área do Salento, mas precisa de carro.

    A praia que mais gostei de visitar no Salento foi Punta della Suina: https://www.brasilnaitalia.net/2017/05/punta-suina-perola-do-salento.html
    Mesmo em agosto quando fui não fiquei esmagada na praia.

    Outro clássico da Puglia, pelo menos para um day trip é Polignano a Mare. A cidade de Domenico Modugno, aquele que cantava “Nel Blu, dipinto di Blu”. https://www.brasilnaitalia.net/2017/06/polignano-a-mare-o-vilarejo-imperdivel-em-apulia.html

    A moda dos últimos anos são os Trulli, tem até quem vai lá só para viver a experiência de dormir em um dos Trulli de Alberobello: https://www.brasilnaitalia.net/2017/06/alberobello-a-cidade-dos-trulli-fica-no-sul-da-italia.html

    Torre dell’Orso também é bacana, estive em baixa temporada, me disseram para evitar agosto. Mas deixo aqui o link com a minha experiência: https://www.brasilnaitalia.net/2017/05/torre-dellorso-paraiso-apulia.html

    E depois tem cidades como Lecce, Gallipoli, se resolver subir na parte mais alta da Puglia pode ver ir até Castel del Monte na chamada “Puglia Imperiale”: https://www.brasilnaitalia.net/2018/03/castel-del-monte-misterio-e-imponencia-na-puglia-imperiale.html

    Enfim, se você ainda não conhece nenhuma das três, vale conhecer tanto Cinque Terre, como Veneza e Puglia.

    Depois de já conhecer as três, para as férias de verão (junho-julho-agosto) eu prefiro a Puglia. Será que mais alguém deixa um pitaco sobre isso?

    Depois conta o que escolheu.

    Saudações da Toscana,

    Barbara

  7. Olá! Gostaria de algumas dicas sobre a Puglia. Se você conhece, se teria algum roteiro para indicar.
    Veja, estamos na dúvida de onde visitar. Antes da pandemia conhecemos Sicilia, lugar que amei muito. Aproveitamos, tudo lindo.

    A dúvida maior é: Puglia, Veneza ou Cinque Terre??

  8. Oi Ana Carolina,
    Março ainda é friozinho e não dá para entrar no mar, embora nos dias mais quentes seja possível curtir o ar de primavera com o mar como cenário.
    Particularmente acho que tem mais coisa para fazer em Palermo do que Positano.
    Mas tudo depende do roteiro da sua viagem. Se você estiver em Nápoles pode encaixar 1 ou 2 dias a mais para ir até Positano, conhecer as ruínas de Pompeia (a cidade que foi soterrada com a erupção do Vesúvio), Sorrento. Já para ir até Palermo precisa pelo menos de uns 3 dias.
    Por onde mais você vai passar de bom?
    Saudações da Toscana,
    Barbara

  9. Olá!!
    Muito interessante o post, obrigada!!
    Estamos decidindo entre Palermo ou Positano para o mês de Março. Acha que compensa?

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here