20/02/2022 – A Italia sai da pandemia? O governo italiano começa a falar em gradual reabertura da Italia e fim da pandemia. O mundo está aos poucos reabrindo fronteiras, retirando restrições. E aqui na Italia o primeiro ministro Mario Draghi já confirmou que a intenção é não renovar o “Stato di Emergenza” após o dia 31 de março de 2022. Veja mais detalhes aqui.
Mario Draghi anuncia as intenções de sair da pandemia
Na última sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022 o premier italiano Mario Draghi anunciou em conferência para a imprensa as intenções de relançar o crescimento da Italia e voltar a uma vida normal o mais brevemente possível.
De acordo com Draghi os dados da pandemia estão melhorando. “Essa semana tivemos 54 mil novos casos por dia de covid-19 em comparação aos 67 mil da semana passada. As internações ordinárias também estão em queda: 13.900 em relação a 16.800 da semana passada. A campanha de vacinação procede, quase 89% dos italianos com mais de 12 anos já tomaram duas doses da vacina.”
Após anunciar uma série de medidas que visam ajudar a economia, especialmente diante da crise energética atual e instabilidade na Ucraina, Draghi comentou (veja no vídeo abaixo a partir do minuto 39′):
“Quero sair da pandemia o mais rapidamente possível e eliminar as restrições o mais rapidamente possível (…), é minha vontade sair com uma road map que daqui ao dia 31 de março indica o caminho, passo a passo. É importantíssimo para dar certezas neste mês – mês e meio que ainda parece um pouco incerto. A situação geopolítica depois tende a piorar e se pudermos dar certezas limitaremos o quadro de incertezas que temos na nossa frente.”

Vale a pena também checar a pergunta da jornalista Flaminia Camilletti de La Verità a partir do minuto 42′ que diz “considerando que a Italia é um dos países que adotou medidas restritivas mais importantes e que está para começar uma nova temporada turística, vocês fizeram uma estimativa dos danos que os empreendedores sofreram devido as restrições e para as quais não foram fornecidas explicações científicas em relação aos riscos, especialmente em nível de proporcionalidade.”
A pergunta da jornalista Camilletti segue em linha com a carta que o Embaixador do Brasil em Roma escreveu ao prof. Brusaferro em dezembro sem uma resposta pública em que dizia que os dados científicos não estavam sendo utilizados nas decisões de reabertura de fronteiras em relação ao Brasil.
No entanto a resposta foi bastante fria. Draghi responde que as decisões foram tomadas em base aos conselhos científicos que o governo recebeu. Em relação ao impacto no setor turístico diz que o governo forneceu ajuda econômica (ristori) em base aos dados do governo. Ele admite que o turismo não se recuperou, e afirma que não terminou o trabalho do governo.
Veja aqui as notícias atualizadas sobre quando turistas brasileiros poderão entrar na Italia
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem