Para quem gosta de visitar cidadezinhas muradas no alto de uma colina e ricas de história, Osimo é uma ótima pedida. Quer saber mais? Leia aqui!
Índice do artigo:
– Cidade com 3000 anos de história na Italia
– As lembranças do período Romano em Osimo
– Palácio Municipal de Osimo
– O batistério e a catedral de Osimo
– Teatro de Osimo
– Minha experiência em Osimo

Cidade com 3000 anos de história na Italia
Há 3000 anos nascia a cidade de Osimo com os Picentinos. Este antigo povo escolheu o território onde se estabelecer em base a localização estratégica: no alto de uma colina, com vista para as planícies ao redor e o mar.
Na área viveram também populações greco-sicilianas, que tinham se estabelecido no litoral adriático entre Ancona e Numana. Também marcaram presença em Osimo o povo dos Sênones.
Mas é com os antigos romanos que a cidade de Osimo se torna realmente importante.
Com o processo de romanização do Piceno, Osimo começa a adquirir considerável prestígio político, civil e militar.
Em 174 a.C. os censores Q. Fulvio Flacco e A. Postumio Albino mandaram construir as muralhas defensivas juntamente com as tabernas na área do antigo fórum, agora Praça Boccolino.
Quem visita Osimo ainda consegue admirar uma parte dos 2 quilômetros de muralhas que sobreviveu até os dias de hoje. São aproximadamente 200 metros de comprimento, a mais extensa muralha romana conservada até hoje no estado de Marcas.
Isso mesmo, a cidade de Osimo fica no estado de Marcas, mais precisamente em província de Ancona e em 2022 tem uma população de pouco mais de 34 mil habitantes.
As lembranças do período Romano em Osimo
Além das antigas muralhas romanas ao redor do centro histórico, existem outros vestígios do período romano na cidade como por exemplo: a Fonte Magna e as estátuas romanas no Lapidarium.

No átrio do Palácio Municipal (em italiano, Palazzo Comunale) , encontram-se as famosas “estátuas sem cabeça” do período romano.
No local, além das estátuas são exibidos objetos arquitetônicos que foram encontrados pela cidade como lápides e pedras memoriais de edifícios.
Palácio Municipal de Osimo
Se dentro do Palácio Municipal existem objetos da Roma Antiga, por fora o edifício é mais recente.

O Palácio Municipal de Osimo foi construído entre os séculos XVI e XVII baseado no projeto do arquiteto militar Pompeo Floriani de Macerata. Ao lado do Palácio Municipal encontra-se a Torre Civica edificada no século XIII.

Quando você passar pelos pórticos ao lado da torre olhe para o chão: foram colocados painéis transparentes que permitem admirar o subsolo onde foram encontrados vestígios de construções passadas e até ossos humanos!
O batistério e a catedral de Osimo
Subindo pela rua principal da cidade, em direção ao ponto mais alto de Osimo, encontra-se a Catedral de S. Leopardo.

Realizada em pedra branca, a Catedral de Osimo é um exemplo de arquitetura romanico-gótica nas Marcas.
A estrutura original foi construída entre os séculos XII e XIII, mas sofreu várias alterações ao longo dos anos. A catedral possui uma cripta construída em 1191 por Mastro Filippo que guarda as relíquias dos primeiros mártires e santos de Osimo.
O crucifixo milagroso de Osimo

Dentro da Catedral de S. Leopardo, no altar do crucifixo, existe uma grande imagem de Cristo na Cruz.
Pois bem, no dia 2 de julho de 1796 viram o Cristo abrir e fechar os olhos, considerado na época um fenômeno sobrenatural e que se repetiu outras vezes nos dias seguintes. Existe um grande catálogo com o nome dos religiosos que atestam o fato: exatamente 127 testemunhas.
O fato aconteceu em um período difícil para a Italia devido a ocupação dos franceses sob comando de Napoleão que, com suas tropas, invadiam as terras nos arredores com ações militares dolorosas para a população de Osimo.
O cardeal Calcagnini, na época bispo, foi obrigado a exilar-se em Ferrara.
Mas a população local, que permaneceu em Osimo, pediu proteção ao crucifixo milagroso. Coincidência ou não, fato está que os soldados franceses entraram sim em Osimo pela Porta Vaccaro, mas não houve derramamento de sangue e, a nova Regência constituída em 1799, fez uma procissão em homenagem do Santo Crucifixo reconhecendo-o como Protetor da Cidade.
A imagem do Crucifixo foi realizada em madeira, venerado provavelmente a partir dos anos 1200.

No edifício ao lado da catedral encontra-se uma portinha para a Igreja de S. João Batista (em italiano Chiesa di San Giovanni Battista) edificada no século XII e reconstruída no século XVII a pedido do Cardeal A. Galamini.
Hoje é chamado Batistério (Battistero) porque possui no centro uma Fonte Batismal em bronze forjado pelos irmãos Tarquinio e Pier Paolo Jacometti de Recanati antes da primeira metade do século XVII.

Teatro de Osimo

O atual teatro foi construído sobre as cinzas do teatro antecessor que tinha o mesmo nome. O Teatro de Osimo foi projetado pelo arquiteto Cosimo Morelli entre 1773 e 1787, com decorações de Vincenzo Mazza, Giovanni Battista Bunelli e Melchiorre Jelli.
Em 1881 o teatro foi interditado e em 1885 foi demolido para ser substituído pelo teatro atual. A nova estrutura do Teatro La Nuova Fenice é obra do arquiteto Gaetano Canedi e foi construída entre 1887 e 1892, enquanto as decorações da sala foram realizadas por Giovanni Diana, Fernando Torchi ed Alfonso Goldini.
Para conferir a programação do Teatro La Nuova Fenice de Osimo visite a página Facebook do Teatro.
Parco della Rimembranza
Na parte externa do centro histórico, descendo as escadarias, existe uma placa que indica o “Parco della Rimembranza”.

Neste parque da memória foram plantadas 360 árvores em homenagem aos 360 soldados de Osimo que morreram durante a 1º Guerra Mundial.
Minha experiência em Osimo
Eu não tinha ideia do que iria encontrar em Osimo quando decidi visitar a cidade. Tinha programado uma viagem para as Marcas e decidi encaixar no roteiro a cidade onde viveram os meus antepassados.

Foi em Osimo que meu trisavô Vittore se casou com a minha trisavó Carola. Caminhei pela cidade procurando igrejas, imaginando onde teriam efetivamente se casado.
Pensei se teriam ido ao Teatro La Nuova Fenice antes que fosse interditado.
Fiquei surpresa ao descobrir que a cidade era antiquíssima, que existe até uma gruta subterrânea, com passagens secretas que foram construídas por povos antigos e espero visitar em uma próxima viagem.
Em Osimo existe também um funicular chamado Tiramisù que dessa vez não usamos, mas quem sabe na próxima?
Dica: depois de Osimo vale a pena dar uma passadinha no vilarejo de Offagna!
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem