Se existe um território que eu conhecia pouco aqui na Italia era o estado de Marcas, que em italiano se chama Marche (pronuncie “Marque”). Neste verão de 2022 finalmente tive a oportunidade de ir até lá e visitar vilarejos lindíssimos. Hoje vou falar sobre um deles: Offagna, uma cidadezinha medieval no alto de uma colina que merece entrar para o seu próximo roteiro de viagem.

Índice do artigo:
– Offagna, Terra dos Castelos
– As principais atrações de Offagna
– Principais Eventos em Offagna
– Minha visita a Offagna
– Como chegar em Offagna

offagna marche italia junho 2022
Offagna é um vilarejo bem cuidado e florido no alto de uma colina no estado de Marcas da onde é possível admirar uma linda vista para os campos cultivados e lá no horizonte o azul do mar

Offagna, Terra dos Castelos

Offagna é uma cidadezinha a 309 metros acima do nível do mar localizada entre Ancona e Osimo.

Para chegar em Offagna você necessariamente vai passar por estradinhas locais que atravessam campos cultivados. Agora no verão passamos por plantações de girassois, trigo, lavanda.

Offagna Italia Marche Marcas
Offagna, terra dos castelos, foto tirada em junho de 2022

A primeira coisa que a gente repara quando se aproxima de Offagna, um vilarejo no alto de uma colina no estado de Marcas, é no castelo medieval com suas torres bem conservadas.

Offagna faz parte de um circuito chamado “Terra dei Castelli” (Terra dos Castelos) formada pelas cidadezinhas de AguglianoCamerata PicenaOffagnaPolverigi e Santa Maria Nuova. No passado esses vilarejos serviam como uma área de suporte e proteção para a cidade principal, que é Ancona.

Ao lado dos muros de proteção da cidade encontra-se uma torre em forma semi-circular do século XV conhecida como “Torrione”.

Offagna foto inicio seculo xx
Foto de Offagna registrada no início do século XX

Em fotos registradas no início do século XX é possível notar as ameias, os parapeitos intervalados, que hoje não existem mais (veja foto abaixo de 2022)

Offagna Marche Italia
A torre de Offagna conhecida como “Torrione” que hoje não tem mais as ameias do passado (tirei essa foto em junho de 2022)

As principais atrações de Offagna

Leve em consideração que Offagna é um vilarejo pequeno, onde vivem aproximadamente 2 mil habitantes. Além de um passeio a pé pelo centro histórico e de admirar o lindo panorama aqui algumas atrações que você poderá ver por fora e quem sabe visitar por dentro.

La Rocca em Offagna

La Rocca em Offagna
La Rocca em Offagna

É possível visitar internamente a antiga fortaleza de Offagna conhecida como “La Rocca”. Construída entre os anos de 1454 e 1456, com objetivos militares, a construção possui 5 andares.

No primeiro andar encontra-se uma cela que se comunica com o andar de cima através de duas escotilhas posicionadas no teto.

O guardião do castelo morava no terceiro andar, e podemos saber disso graças a presença da única chaminé em todo o castelo (que servia para o guardião se esquentar no inverno ou cozinhar).

A entrada da torre ficava no quarto andar, com uma grande diferença de altura. Em caso de invasão do inimigo ao interior da fortaleza, as escadas eram destruídas e a torre, perfeitamente isolada, poderia se defender por um longo período.

No topo, provavelmente com uma cobertura, existia um grande sino de bronze de 1477 com o nome do fabricante Iacobus di Istria.

Neste cenário inspirador às vezes acontecem eventos especiais como degustações de vinho ou um “Aperitivo” ao entardecer.

É previsto um bilhete de ingresso para visita interna.

Igreja de S. Tomás

Igreja S Tommaso Ancona
Igreja de S. Tommaso em Offagna

Na Piazza del Comune de Offagna encontra-se a Igreja de S. Tomás (Chiesa di San Tommaso Apostolo). A igreja foi construída entre 1666 ‐ 1675 e tem uma única nave retangular terminando em uma abside que abriga o antigo altar de parede sobre o qual há uma tela de Giovanni Orsi representando a descrença de S. Tomás.

Na parte interna é possível admirar uma bola que representa San Bernardino pronto para doar a cidade de Offagna para a Nossa Senhora, em troca de proteção.

A entrada é gratuita. Para mais informações ler aqui.

Entre 1769 ‐ 1769 ela foi ampliada com a construção da Canônica (ver ítem abaixo).

Reitoria da Igreja de S. Tomás

Canônica da Igreja de S. Tommaso, do lado de fora os preparativos para o Buskers Festival 2022
Canônica da Igreja de S. Tommaso, do lado de fora os preparativos para o Buskers Festival 2022

Atrás da Igreja de São Tomás de Offagna encontra-se a reitoria da Igreja de S. Tomás. Ela surge nos anos que Girolamo Vici, que tinha acabado de se mudar da Igreja de S. Pietro Foriporta de Osimo para a a igreja paroquial de Offagna, decide de aproveitar da presença do irmão Andrea (aluno de Vanvitelli) para reconstruir a igreja paroquial da casa, que ele considerava pequena e pouco confortável.

Naquele período Andrea Vici trabalhava na construção do mosteiro salesiano de Offagna.

Igreja do Santissimo Sacramento

Igreja SS Sacramento Offagna
Igreja do Santissimo Sacramento de Offagna

A Igreja do Santissimo Sacramento foi realizada por Andrea Vici no período de  1787-1791.

Principais Eventos em Offagna

Abaixo você encontra um elenco dos principais eventos e festivais em Offagna em 2022.

Offagna Medioevale, o Festival Medieval de Offagna
Cartão Posta de Offagna Medioevale que peguei durante minha visita em Offagna em 2022

Festival Medieval – 23 a 30 de julho de 2022 a partir das 18:00

Offagna é conhecida pela sua “Festa Medioevale“, um festival medieval que acontece todos os anos no mês de julho. Durante esse evento especial acontecem desfiles em roupas típicas da Idade Média, duelos medievais, mercadinho típico da época. Para saber mais visite o site: https://festemedievali.it/

Se você gosta de eventos medievais dá uma olhada também na Disfida de Barletta na Puglia Imperiale

Festa do Consorzio Terroir Marche Vignaioli Bio – 24 e 25 de julho de 2022 das 17:00 às 24:00

Degustações de vinho, laboratórios, eventos e street food na Villa e Cantina Malacari – Via Enrico Malacari, 6. Para mais informações: https://terroirmarche.com/

Offagna Jazz – 13 e 20 de agosto de 2022 a partir das 21:30 na Piazza del Maniero e Villa Malacari

Apresentações ao vivo de música jazz realizadas pela cidade de Offagna, em um cenário para lá de especial e característico. Em breve o programa estará online no site https://www.anconajazz.com (no momento em que escrevo o artigo os eventos do site estão disponíveis até o dia 19 de julho de 2022, mas em breve serão incluídos também os eventos de agosto). Para saber mais: info@anconajazz.com ou +39 347.6941597

Festa de Colombaccio – 24 e 25 de setembro de 2022

Um mercado e exposição de animais pelas ruas de Offagna. Durante o festival encontram-se stands gastronômicos de produtos típicos. A entrada é gratuita.

Cine Off – 14 a 17 de setembro de 202

Esta será a terceira edição do Cine Off, um Festival Internacional de Cinema Independente com projeções, encontros com diretores e atores, workshop e performance no Burgo de Offagna. Para mais informações: https://www.cineoff.it/festival/

Minha visita a Offagna

Visitar Offagna para mim é refazer uma verdadeira viagem ao passado, e não me refiro aos festivais medievais. Foi exatamente no vilarejo de Offagna que nasceu o meu bisavô Romeo. Enquanto caminhava pelas charmosas ruas da cidade fiquei imaginando exatamente em qual casa ele poderia ter nascido (naquela época as pessoas nasciam em casas e não em hospitais ou maternidades). Em qual daquelas igrejas ele teria sido batizado. Se quando era criança corria em volta desta fortaleza e teria visto o mesmo Torrione que eu, mas na época com as ameias.

Fiquei positivamente surpresa com a beleza do lugar e do panorama, a vista para o mar, a brisa que chegava lá no alto refrescando um dia quente de verão. Que tipo de vida ele e sua família viviam, para depois abandonarem tudo em busca de vida melhor no Brasil? Será que viviam na cidade há muito tempo ou estavam de passagem?

E você também tem antepassados italianos? Já chegou a visitar a cidade natal deles? Conta para mim nos comentários qual foi a sua experiência e sensação.

Como chegar em Offagna

Se você está planejando visitar Offagna a boa notícia é que existe a estrada rápida, Autostrada Adriatica mais conhecida como A14, que vai de Bolonha a Taranto e no caminho tem saída para Ancona. Você pode checar o trânsito na área com a webcam A14 Bologna-Taranto

De Ancona bastam aproximadamente 15 Km em estradinhas menores para chegar no charmoso vilarejo de Offagna.

Nos meses de verão, pelo caminho a gente encontra diversos ciclistas. É preciso ter um certo preparo físico porque as estradas são cheias de subidas e descidas, mas para quem adora bicicletas é uma boa opção para um roteiro a 2 rodas porque as estradas são bem conservadas.

Carro

Offagna fica a:

  • 8km da saída da Autostrada A14 – Ancona Sud-Osimo
  • 8Km da SS16
  • 9Km de Osimo
  • 14Km da Riviera del Conero, Sirolo, Numana
  • 20 km da saída Monsano della Superstrada Fabriano-Ancona.

Existem placas espalhadas que indicam o caminho para Offagna, mas é sempre com usar um serviço como a app Waze que calcula o melhor caminho em base ao trânsito do momento.

Trem

A estação ferroviária mais próxima a Offagna é Ancona, a 15Km de distância. Da estação ferroviária de Ancona é necessário pegar um ônibus, táxi ou outra forma de transporte terrestre até Offagna (ver abaixo).

Ônibus

A companhia de ônibus que vai até Offagna se chama ConeroBus. Uma passagem de ônibus extra-urbano da estação ferroviária de Ancora até Offagna custa Euro 2,20 e pode ser comprada aqui. Os horários estão disponíveis aqui.

Avião

Offagna fica a apenas 20Km de distância do Aeroporto Raffaello Sanzio di Falconara, Ancona.

Do aeroporto você pode pegar um ônibus para Ancona, o Aerobus Raffaello Ancona disponível das 07:00 às 22:30. O percurso dura 30 minutos e custa Euro 5,50 por pessoa. Para mais informações sobre essa linha clique aqui. De Ancona você deve pegar um ônibus até Offagna. Uma alternativa é pegar um táxi ou alugar um carro.

Quer visitar uma outra cidadezinha fantástica nas Marcas? Então leia o nosso artigo sobre Osimo

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

Artigo anteriorCalendário grandes eventos em Veneza 2022 /2023
Próximo artigoVisite Osimo, uma linda cidade murada na Italia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here