Se existe um território que eu conhecia pouco aqui na Italia era o estado de Marcas, que em italiano se chama Marche (pronuncie “Marque”). Neste verão de 2022 finalmente tive a oportunidade de ir até lá e visitar vilarejos lindíssimos. Hoje vou falar sobre um deles: Offagna, uma cidadezinha medieval no alto de uma colina que merece entrar para o seu próximo roteiro de viagem.
Índice do artigo:
– Offagna, Terra dos Castelos
– As principais atrações de Offagna
– Principais Eventos em Offagna
– Minha visita a Offagna
– Como chegar em Offagna

Offagna, Terra dos Castelos
Offagna é uma cidadezinha a 309 metros acima do nível do mar localizada entre Ancona e Osimo.
Para chegar em Offagna você necessariamente vai passar por estradinhas locais que atravessam campos cultivados. Agora no verão passamos por plantações de girassois, trigo, lavanda.

A primeira coisa que a gente repara quando se aproxima de Offagna, um vilarejo no alto de uma colina no estado de Marcas, é no castelo medieval com suas torres bem conservadas.
Offagna faz parte de um circuito chamado “Terra dei Castelli” (Terra dos Castelos) formada pelas cidadezinhas de Agugliano, Camerata Picena, Offagna, Polverigi e Santa Maria Nuova. No passado esses vilarejos serviam como uma área de suporte e proteção para a cidade principal, que é Ancona.
Ao lado dos muros de proteção da cidade encontra-se uma torre em forma semi-circular do século XV conhecida como “Torrione”.

Em fotos registradas no início do século XX é possível notar as ameias, os parapeitos intervalados, que hoje não existem mais (veja foto abaixo de 2022)

As principais atrações de Offagna
Leve em consideração que Offagna é um vilarejo pequeno, onde vivem aproximadamente 2 mil habitantes. Além de um passeio a pé pelo centro histórico e de admirar o lindo panorama aqui algumas atrações que você poderá ver por fora e quem sabe visitar por dentro.
La Rocca em Offagna

É possível visitar internamente a antiga fortaleza de Offagna conhecida como “La Rocca”. Construída entre os anos de 1454 e 1456, com objetivos militares, a construção possui 5 andares.
No primeiro andar encontra-se uma cela que se comunica com o andar de cima através de duas escotilhas posicionadas no teto.
O guardião do castelo morava no terceiro andar, e podemos saber disso graças a presença da única chaminé em todo o castelo (que servia para o guardião se esquentar no inverno ou cozinhar).
A entrada da torre ficava no quarto andar, com uma grande diferença de altura. Em caso de invasão do inimigo ao interior da fortaleza, as escadas eram destruídas e a torre, perfeitamente isolada, poderia se defender por um longo período.
No topo, provavelmente com uma cobertura, existia um grande sino de bronze de 1477 com o nome do fabricante Iacobus di Istria.
Neste cenário inspirador às vezes acontecem eventos especiais como degustações de vinho ou um “Aperitivo” ao entardecer.
É previsto um bilhete de ingresso para visita interna.
Igreja de S. Tomás

Na Piazza del Comune de Offagna encontra-se a Igreja de S. Tomás (Chiesa di San Tommaso Apostolo). A igreja foi construída entre 1666 ‐ 1675 e tem uma única nave retangular terminando em uma abside que abriga o antigo altar de parede sobre o qual há uma tela de Giovanni Orsi representando a descrença de S. Tomás.
Na parte interna é possível admirar uma bola que representa San Bernardino pronto para doar a cidade de Offagna para a Nossa Senhora, em troca de proteção.
A entrada é gratuita. Para mais informações ler aqui.
Entre 1769 ‐ 1769 ela foi ampliada com a construção da Canônica (ver ítem abaixo).
Reitoria da Igreja de S. Tomás

Atrás da Igreja de São Tomás de Offagna encontra-se a reitoria da Igreja de S. Tomás. Ela surge nos anos que Girolamo Vici, que tinha acabado de se mudar da Igreja de S. Pietro Foriporta de Osimo para a a igreja paroquial de Offagna, decide de aproveitar da presença do irmão Andrea (aluno de Vanvitelli) para reconstruir a igreja paroquial da casa, que ele considerava pequena e pouco confortável.
Naquele período Andrea Vici trabalhava na construção do mosteiro salesiano de Offagna.
Igreja do Santissimo Sacramento

A Igreja do Santissimo Sacramento foi realizada por Andrea Vici no período de 1787-1791.
Principais Eventos em Offagna
Abaixo você encontra um elenco dos principais eventos e festivais em Offagna em 2022.

Festival Medieval – 23 a 30 de julho de 2022 a partir das 18:00
Offagna é conhecida pela sua “Festa Medioevale“, um festival medieval que acontece todos os anos no mês de julho. Durante esse evento especial acontecem desfiles em roupas típicas da Idade Média, duelos medievais, mercadinho típico da época. Para saber mais visite o site: https://festemedievali.it/
Se você gosta de eventos medievais dá uma olhada também na Disfida de Barletta na Puglia Imperiale
Festa do Consorzio Terroir Marche Vignaioli Bio – 24 e 25 de julho de 2022 das 17:00 às 24:00
Degustações de vinho, laboratórios, eventos e street food na Villa e Cantina Malacari – Via Enrico Malacari, 6. Para mais informações: https://terroirmarche.com/
Offagna Jazz – 13 e 20 de agosto de 2022 a partir das 21:30 na Piazza del Maniero e Villa Malacari
Apresentações ao vivo de música jazz realizadas pela cidade de Offagna, em um cenário para lá de especial e característico. Em breve o programa estará online no site https://www.anconajazz.com (no momento em que escrevo o artigo os eventos do site estão disponíveis até o dia 19 de julho de 2022, mas em breve serão incluídos também os eventos de agosto). Para saber mais: info@anconajazz.com ou +39 347.6941597
Festa de Colombaccio – 24 e 25 de setembro de 2022
Um mercado e exposição de animais pelas ruas de Offagna. Durante o festival encontram-se stands gastronômicos de produtos típicos. A entrada é gratuita.
Cine Off – 14 a 17 de setembro de 202
Esta será a terceira edição do Cine Off, um Festival Internacional de Cinema Independente com projeções, encontros com diretores e atores, workshop e performance no Burgo de Offagna. Para mais informações: https://www.cineoff.it/festival/
Minha visita a Offagna
Visitar Offagna para mim é refazer uma verdadeira viagem ao passado, e não me refiro aos festivais medievais. Foi exatamente no vilarejo de Offagna que nasceu o meu bisavô Romeo. Enquanto caminhava pelas charmosas ruas da cidade fiquei imaginando exatamente em qual casa ele poderia ter nascido (naquela época as pessoas nasciam em casas e não em hospitais ou maternidades). Em qual daquelas igrejas ele teria sido batizado. Se quando era criança corria em volta desta fortaleza e teria visto o mesmo Torrione que eu, mas na época com as ameias.
Fiquei positivamente surpresa com a beleza do lugar e do panorama, a vista para o mar, a brisa que chegava lá no alto refrescando um dia quente de verão. Que tipo de vida ele e sua família viviam, para depois abandonarem tudo em busca de vida melhor no Brasil? Será que viviam na cidade há muito tempo ou estavam de passagem?
E você também tem antepassados italianos? Já chegou a visitar a cidade natal deles? Conta para mim nos comentários qual foi a sua experiência e sensação.
Como chegar em Offagna
Se você está planejando visitar Offagna a boa notícia é que existe a estrada rápida, Autostrada Adriatica mais conhecida como A14, que vai de Bolonha a Taranto e no caminho tem saída para Ancona. Você pode checar o trânsito na área com a webcam A14 Bologna-Taranto
De Ancona bastam aproximadamente 15 Km em estradinhas menores para chegar no charmoso vilarejo de Offagna.
Nos meses de verão, pelo caminho a gente encontra diversos ciclistas. É preciso ter um certo preparo físico porque as estradas são cheias de subidas e descidas, mas para quem adora bicicletas é uma boa opção para um roteiro a 2 rodas porque as estradas são bem conservadas.
Carro
Offagna fica a:
- 8km da saída da Autostrada A14 – Ancona Sud-Osimo
- 8Km da SS16
- 9Km de Osimo
- 14Km da Riviera del Conero, Sirolo, Numana
- 20 km da saída Monsano della Superstrada Fabriano-Ancona.
Existem placas espalhadas que indicam o caminho para Offagna, mas é sempre com usar um serviço como a app Waze que calcula o melhor caminho em base ao trânsito do momento.
Trem
A estação ferroviária mais próxima a Offagna é Ancona, a 15Km de distância. Da estação ferroviária de Ancona é necessário pegar um ônibus, táxi ou outra forma de transporte terrestre até Offagna (ver abaixo).
Ônibus
A companhia de ônibus que vai até Offagna se chama ConeroBus. Uma passagem de ônibus extra-urbano da estação ferroviária de Ancora até Offagna custa Euro 2,20 e pode ser comprada aqui. Os horários estão disponíveis aqui.
Avião
Offagna fica a apenas 20Km de distância do Aeroporto Raffaello Sanzio di Falconara, Ancona.
Do aeroporto você pode pegar um ônibus para Ancona, o Aerobus Raffaello Ancona disponível das 07:00 às 22:30. O percurso dura 30 minutos e custa Euro 5,50 por pessoa. Para mais informações sobre essa linha clique aqui. De Ancona você deve pegar um ônibus até Offagna. Uma alternativa é pegar um táxi ou alugar um carro.
Quer visitar uma outra cidadezinha fantástica nas Marcas? Então leia o nosso artigo sobre Osimo
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Oi Gustavo,
Quem sabe você encontra aqui na Italia algum descendente que ficou na Italia, será que teve alguém?
Tanto Lucca como Castelnuovo di Garfagnana são belas cidades, Lucca é maior. Não sei se chegou a ver a página aqui do site com algumas dicas de Lucca: https://www.brasilnaitalia.net/lucca
Imagine que gente do mundo inteiro passa por Lucca agora no verão, ainda mais durante o Lucca Summer Festival.
A minha família tenho impressão que veio antes da 1º Guerra Mundial. Acho que já tinha começado uma certa propaganda para buscar imigrantes italianos para trabalhar no Brasil e vendiam o sonho de uma vida melhor, um novo mundo pronto para ser conquistado…
Alguns realmente fizeram um império como a família Matarazzo ou a família de Rubes Ometto, que acabou de receber prêmio aqui na Italia (leia: https://www.brasilnaitalia.net/2024/05/premio-ciccillo-matarazzo.html).
É bom pesquisar as origens, a gente vai aprendendo tanta coisa interessante no caminho… Até mais, Barbara
Boa noite, Bárbara!
Esta cidade é bela!
> Que tipo de vida ele e sua família viviam, para depois abandonarem tudo em busca de vida melhor no Brasil? Será que viviam na cidade há muito tempo ou estavam de passagem?
Acho que consegui entender muitas pessoas abandonaram muitas cidades belas e migraram para a Argentina, o Brasil e os EUA. Acho que devido às guerras, por isto, eles buscaram a segurança, não quiseram alistar-se ao exército e morrer. Por exemplo, os bisavós da minha tia escaparam para o Brasil quando o arquiduque do Império Austro-Húngaro foi assassinado e a guerra foi iniciada.
> E você também tem antepassados italianos? Já chegou a visitar a cidade natal deles? Conta para mim nos comentários qual foi a sua experiência e sensação.
Sim, tenho antepassados italianos. O meu tetravô – Giovanni Battista Papi – veio de Lucca, Toscana, com o meu tio-tetravô Battista Papi, para o Brasil, e os meus pentavós Luigi Papi e Gioconda Papi nasceram em Castelnuovo di Garfagnana. Ainda não visitei, mas aspiro visitar estas cidades. Já encontrei um primo próximo perdido que descende do meu tetravô, e os primos próximos perdidos, que descenderam de Battista Papi e do irmão do meu pentavô – Francesco Papi, todos nasceram aqui no Brasil e conversei bastante com eles. Ainda quero encontrar os primos perdidos descendentes do Pietro Conti, irmão da minha pentavó e padrinho do meu tetravô. Ele migrou para o Espírito Santo.