16/06/2022 – Mais uma etapa do True Italian Taste foi realizada pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio de São Paulo – Italcam, com almoço no restaurante Felice e Maria, do chef e empresário Massimo Ferrari, na última terça-feira (14).

O evento reuniu as principais importadoras de produtos italianos, sommeliers, empresários e a imprensa.
 

TrueItalianTaste Restaurante Felice e Maria 2 cred Bruno Lemos
Evento Italcam reúne as principais importadoras de produtos italianos, sommeliers, empresários e imprensa se reuniram no restaurante “Felice e Maria” em São Paulo (foto: Bruno Lemos)

Os convidados foram recebidos por Graziano Messana e Gerardo Landulfo, presidente e diretor executivo da Italcam, respectivamente, que falaram sobre a tradicionalíssima gastronomia do país. 

TrueItalianTaste RestauranteFelice e Maria cred Bruno Lemos
(foto: Bruno Lemos)

Pratos típicos italianos preparados com ingredientes italianos

Do antipasto à sobremesa, os convidados puderam sentir o Verdadeiro Sabor Italiano nos pratos como Grissini con Prosciutto di San Daniele DOP , Pinsa Romana con Mortadella IGP, pedaços di Grana Padano DOP, Polenta al Gorgonzola DOP, Pasta di Gragnano IGP com tomate San Marzano DOP e Pecorino Romano DOP, harmonizados com vinhos como Prosecco Treviso DOC, Falanghina DOC e Castel del Monte Bolonero DOC.

TrueItalianTaste cred Bruno Lemos
Os vinhos italianos acompanharam os pratos típicos italianos durante o True Italian Taste (foto: Bruno Lemos)

“O objetivo do projeto é diferenciar os produtos fabricados na Itália de cópias estrangeiras. Enfatizar as diferenças de qualidade é fundamental, mas também é necessário fortalecer a marca italiana como símbolo emocional e de valor”, afirma Messana. “O Brasil, em particular, oferece um histórico de migração muito consistente e a cultura italiana permeia vários aspectos da nossa vida. Somente em São Paulo existem cerca de 6 milhões de pessoas de ascendência italiana”.

Foto TrueItalianTaste 2 cred Bruno Lemos
O Grana Padano e outros queijos e frios típicos italianos (foto: Bruno Lemos)

Landulfo, que também é delegado da Accademia Italiana della Cucina, destacou a importância dos selos de autenticação reconhecidos pela União Européia que asseguram a origem e autenticidade dos produtos.

São eles: Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou Especialidade Tradicional Garantida (STG). “A Itália é campeã mundial de selos, são mais de 800, entre alimentos e vinhos. Atualmente, temos 55 tipos de queijos com o selo DOP e, segundo Ministério da Agricultura Italiana, são mais de 500 tipos de queijos produzidos no país”.

O que é o True Italian Taste

O True Italian Taste é uma iniciativa global do Ministero degli Affari Esteri e delle Cooperazione Internazionale e da Associazione delle Camere di Commercio Italiane all’Estero (Assocamerestero), realizado em São Paulo pela ITALCAM.

O projeto visa desenvolver e ampliar a conscientização do consumidor acerca da comida italiana autêntica, ativando um mecanismo de confiança e influenciando na escolha e compra de produtos e experiências.

Para tanto, organiza não só almoços e jantares, como também seminários, atividades de negócios e oficinas. Em abril, por exemplo, foi realizado um webinar sobre dieta mediterrânea e, para junho, está marcado uma masterclass de vinho.

Ficou com vontade de experimentar essas delícias aqui na Italia? Quem sabe este roteiro de 7 dias na Toscana pode servir de inspiração…

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

Artigo anteriorMáscaras FFP2 na Italia, onde são obrigatórias a partir de hoje
Próximo artigoCalendário grandes eventos em Veneza 2022 /2023
Guest posts são artigos enviados por leitores do Brasil na Italia. Quer compartilhar a sua experiência na Italia com a gente? Escreva um artigo com pelo menos uma foto (600px de largura) para brasilnaitalia@gmail.com

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here