O primeiro feriado nacional da Italia no mês de dezembro acontece no dia 8 de dezembro. Mas o que se celebra nesta data? O que os italianos fazem no feriado 8 de dezembro na Italia? Leia o artigo para saber os detalhes.

Feriado 8 de dezembro na Italia – Festa dell’Immacolata Concezione

No dia 8 de dezembro na Italia muitas empresas e escolas suspendem suas atividades. É feriado nacional na Italia e celebra-se a “Festa dell’Immacolata Concezione“. O dia da Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição. Trata-se de um feriado de origem católica.

Imaculada Conceição significa literalmente “concepção sem mácula”. Embora seu nome possa ser enganoso, ela não está ligada à virgindade de Maria e à concepção de Jesus Cristo graças à obra do Espírito Santo. Em vez disso, o feriado se concentra exclusivamente na figura feminina, celebrando o fato de que a Virgem Maria foi preservada livre do pecado original desde o primeiro momento de sua concepção.

Pio IX descreve como “a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada, por particular graça e privilégio de Deus onipotente, em antecipação dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, imune de toda mancha do pecado original desde o primeiro instante de sua concepção e, portanto, deve ser objeto de fé certa e imutável para todos os fiéis”.

O que os italianos fazem no dia 8 de dezembro

O dia 8 de dezembro é o dia em que geralmente são montadas oficialmente as árvores de Natal. Muitas cidades italianas “acendem” as luzinhas de Natal nesta data com alguma cerimônia especial.

Feriado 8 de dezembro na Italia - na foto uma árvore de natal acesa em uma noite em Florença. no fundo dá para ver a catedral iluminada
A árvore de Natal no Piazzale Michalangelo de Florença: dá para admirar a catedral lá no fundo. A foto é de 2020

Leitura recomendada: O que fazer em Florença em dezembro

Quando o dia 8 de dezembro cai em uma quinta-feira, como em 2022, muita gente aproveita para fazer a emenda do feriado, que na Italia é chamado de “ponte“. Isso significa que muitas escolas fecham não só na quinta-feira como também na sexta. Idem as empresas. E muita gente aproveita para fazer a primeira viagem de inverno do ano.

Os italianos aproveitam para visitar cidades de arte como Florença, Roma e Veneza.

Outra coisa que os italianos adoram fazer no dia 8 de dezembro é aproveitar para esquiar já que nesta data é provável que já tenha caído a primeira neve nas montanhas. O feriado de 8 de dezembro marca o início da estação turística nas montanhas.

Dica: leia o artigo 9 incríveis hotéis para curtir o inverno na Itália

O dia 8 de dezembro também é uma ocasião para fazer passeios de 1 dia nos arredores, o que os italianos chama de “gita fuori porta“. Por exemplo quem mora em Florença pode aproveitar para passar o dia em cidadezinhas nos arredores. Só vale lembrar que se a intenção é visitar algum museu, vinícola ou atração em especial é sempre recomendável confirmar se vão abrir na data da visita. Assim a gente evita chegar no local e encontrar tudo fechado.

Leia: [Day Tour] Esquiar na Italia saindo de Milão 2022-2023 e [Day Tour] Esquiar perto de Roma

Dia 8 de dezembro é também a data para começar a fazer as compras de Natal, já que apesar de ser feriado, no centro histórico das grandes cidades as lojas permanecem abertas. (Embora nos últimos anos muita gente antecipa as compras de Natal com o período de Black Friday, já que na Italia realmente é possível encontrar ótimas ofertas reais).

Em Milão o feriado começa antes já que dia 7 de dezembro é dia do padroeiro da cidade e celebra-se a Festa di Sant’Ambrogio. Então em Milão juntam dois feriados: no dia 7 e 8 de dezembro. Mas só em Milão, porque cada cidade tem o seu padroeiro. Em Florença dia 7 de dezembro é um dia de trabalho normal, já que o padroeiro de Florença é San Giovanni e portanto o feriado de Florença é no dia 24 de junho, dia de S. João.


Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorNovos voos Milão Malpensa – Madeira
Próximo artigoRoberto Bolle and Friends – temporada 2022/2023
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here