Casinhas coloridas e bordados são as principais atrações de Burano, uma charmosa ilha na Laguna de Veneza. Leia o artigo para saber mais detalhes.

A colorida ilha de Burano

Quando a gente desembarca em Burano, logo se encanta com as casinhas coloridas que parecem o cenário de um filme. Edifícios amarelos, azuis, verdes, laranja, celeste, rosa, nas mais diferentes tonalidades são posicionados às margens dos canais da laguna de Veneza. Aqui não circulam carros, mas barcos e para atravessar a “rua” é necessário atravessar as pontes.

burano veneto italia
A ilha de Burano famosa por suas casas coloridas e pelo bordado

Como boa parte das cidadezinhas italianas aqui também tem um campanário que não é lá muito reto. Mas afinal, as torres inclinadas na Italia tem o seu charme, não é mesmo?

Os bordados de Burano

Burano é muito famosa por seus bordados (em italiano merletti) e existe na ilha inclusive o Museo del Merletto (o Museu do Bordado), que fica na Piazza Galuppi. Se você tiver vontade de visitá-lo deve lembrar que ele fecha cedo. O horário de abertura é das 10:00 às 16:00 e fecha às segundas.

Reserve um tour guiado em Burano com demonstração da realização dos bordados

Museo del Merletto de Burano

O Museo del Merletto, fundado em 1981, está localizado nos espaços da histórica Scuola dei Merletti di Burano (a escola de bordados de Burano), fundada em 1872 pela condessa Andriana Marcello para recuperar e promover uma tradição centenária.

Depois da escola fechar, um consórcio criado por entidades públicas venezianas e pela Fundação Andriana Marcello começou, a partir de 1978, uma atividade cuidadosa de descoberta e valorização cultural desta arte: o arquivo da antiga escola, rico em documentos e desenhos importantes, foi reorganizado e catalogado; o local foi reformado e transformado em espaço expositivo. Assim nasceu o Museo del Merletto.

Existem mais de cem exemplares valiosos da rica coleção da escola, além de importantes testemunhos da produção veneziana de XVI ao XX século. Incluído em 1995 no sistema de Musei Civici di Venezia, este espaço oferece hoje não só a exposição de peças de grande valor, mas também a possibilidade de observar de perto as técnicas de trabalho propostas pelas pontoiras, ainda hoje depositárias desta arte e presentes de manhã no museu.

Além disso, está disponível para os estudiosos o arquivo, uma importante fonte de documentação histórica-artística, com desenhos, fotos e várias testemunhas iconográficas.

Como chegar em Burano (saindo de Veneza)

Como Burano é uma ilha você necessariamente precisa de um barco para ir até lá. Existem barcos públicos, barcos tipo hop-on hop-off e excursões em grupo. Atenção aos horários. Se perder o último barco você fica “preso” na ilha!

Abaixo você encontra várias opções com preços e possibilidade de reserva online.

Barco público (vaporetto)

Você pode comprar o bilhete da ACTV com duração de 75 minutos (válido para 1 única viagem até Burano), 1, 2 ou 3 dias que dá direito a ir de Veneza até as ilhas como Murano, Burano e Torcello. Para você poder se deslocar com mais liberdade por Veneza e ilhas nós recomendamos as passagens com duração de 1, 2 ou 3 dias.

Compre online a passagem de vaporetto através da Get Your Guide

Barco hop-on hop-off turístico

Se você curte os ônibus turísticos hop-on hop-off vai gostar também desta opção de barco turístico hop-on hop-off. Com um ingresso de 1 ou 2 dias você pode ir diretamente para as atrações que quer visitar.

No preço da passagem geralmente está incluído um guia de áudio em inglês, italiano, alemão espanhol ou francês; uma caça ao tesouro e um caderno para colorir para crianças e demonstração em uma fábrica de vidros coloridos em Murano.

Reserve sua passagem no barco hop-on hop-off através da Get Your Guide

barco venetiana experience hop on hop off
O barco Venetiana hop-on hop-off em Veneza

Abaixo tem o mapinha com a linha dos barcos:

Excursões em grupo

Existem várias opções de excursões em grupo que te levam de Veneza para conhecer as principais ilhas da Laguna como Murano e Burano. Os passeios custam a partir de Euro 20,00 por pessoa e as saídas em geral são de São Marcos.

Algumas empresas colocam à disposição também um transfer da estação ferroviária Santa Lucia para o ponto de saída da excursão de barco em São Marcos.

Reserve sua excursão para Murano e Burano através da Get Your Guide

Excursão particular

Existem também passeios particulares com um barco exclusivo para o seu grupo e geralmente incluem também uma parada em Murano com visita de uma fábrica de vidros coloridos.

Reserve sua excursão particular para Murano e Burano através da Get Your Guide


Se você gostou dessas dicas compartilhe o artigo com seus amigos!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorConcerto de Ano Novo em Veneza no Teatro La Fenice 2024/2025
Próximo artigoAndrea Bocelli em Taormina 2023
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here