Ao lado da famosíssima Ponte de Rialto existe a mais glamurosa loja de departamento de Veneza: T Fondaco dei Tedeschi by DFS.

Em um palácio histórico de Veneza você encontra mais de 750 marcas e 850 butiques do setor de moda, beleza e perfumes, relógios e jóias, vinhos e destilados, produtos alimentares e presentes. Leia o artigo para saber mais.

A história do Fondaco dei Tedeschi

Quando a gente coloca os pés no atual Fondaco dei Tedeschi sente no ar aquela atmosfera de luxo, sofisticação e consumo. Pois saiba que isso não é uma coisa esclusiva dos nossos tempos.

Há mais de 8 séculos neste mesmo local eram realizadas trocas de metais preciosos e mercadorias nobres como seda e especiarias.

Imagine que a história do palácio é tão antiga que não existe um documento oficial que ateste a data da construção. O que se sabe é que em 1225 já existia no Canal Grande, ao lado da Ponte de Rialto, um edifício chamado Fondaco (palavra que deriva do árabe “fundùq) onde os negociantes alemães podiam trocar mercadorias e se hospedar.

Mesmo assim o edifício que a gente vê hoje não é exatamente idêntico ao que existia no século XII.

De lá para cá não faltaram acidentes – como um grave incendio na noite de 27 para 28 de janeiro de 1505 que o destruiu completamente. Mas em apenas 3 anos o Fondaco foi completamente reconstruído na sua forma atual e depois decorado por artistas como Giorgione e Tiziano.

No dia 1º de agosto de 1508 o edifício voltou a ser o local de trocas de metais preciosos e mercadorias nobres como seda e especiarias.

Mas como tudo na vida são ciclos, o edifício também teve uma fase de decadência, que coincidiu com a queda da República de Veneza e a chegada de Napoleão, entre 1797-1806. Neste período os alemães abandonam definitivamente o Fondaco, que entra em uma fase de decadência.

Depois veio a nova fase quando o edifício foi comprado para ser a sede dos Correios e Telégrafos de Veneza em 1925. Nesta época começa uma grande reforma que terminou apenas 14 anos depois e foi bem invasiva devido ao uso considerável de concreto.

Até que em 2008 o Fondaco foi vendido para Edizione Property e cinco anos depois começou uma nova reforma realizada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas e pelo estúdio OMA. Até que no dia 1º de outubro de 2016 o Fondaco dei Tedeschi abre ao público como a primeira loja DFS da Europa.

Fachada atual do Fondaco dei Tedeschi em Veneza, agora em versão loja de departamentos by DFS (foto: divulgação)
Fachada atual do Fondaco dei Tedeschi em Veneza, agora em versão loja de departamentos by DFS (foto: divulgação)

As marcas de luxo nesta grande loja de departamentos

No Fondaco dei Tedeschi by DFS existem mais de 750 marcas.

Por dentro de Fondaco dei Tedeschi by DFS em Veneza
Por dentro de Fondaco dei Tedeschi by DFS em Veneza

O elenco completo pode ser conferido diretamente no site oficial. Se você está com vontade de torrar uns eurinhos em coisas bonitas, não vai faltar o que comprar!

O terraço do T Fondaco dei Tedeschi

Faça sua reserva para o terraço do Fondaco dei Tedeschi by DFS aqui

Muita gente entra no Fondaco dei Tedeschi by DFS só para ter a oportunidade de tirar uma linda foto panorâmica de Veneza vista do alto do fantástico terraço com vista. E realmente o panorama é de tirar o fôlego! Não deixe de dar uma passadinha.

Olha eu aí saindo na foto no terraço do Fondaco dei Tedeschi by DFS
Olha eu aí saindo na foto no terraço do Fondaco dei Tedeschi by DFS

O número de visitantes do terraço aumentou tanto de 2016 até hoje que começou a ser obrigatório efetuar uma reserva com hora marcada. As reservas podem ser feitas com uma antecedência máxima de 21 dias.

É necessário ser pontual e vale saber que você terá apenas 15 minutos para admirar o panorama e tirar fotos.

A boa notícia é que a reserva é completamente gratuita.

O terraço fica no 4º andar do edifício e é acessível através das escadas rolantes, escadas monumentais e elevadores.

Abre diariamente das 10:15 às 19:00

Veneza no entardecer
Uma das fotos que tirei no Fondaco dei Tedeschi durante uma das minhas visitas ao entardecer

Se você puder ir na hora do pôr do sol, melhor.

Eventos e exposições de arte

O Fondaco dei Tedeschi também costuma abrir um espaço para eventos e exposições de arte. Vale a pena ficar de olho na programação aqui.

Horário de abertura T Fondaco dei Tedeschi by DFS

O Fondaco dei Tedeschi by DFS abre diariamente das 10:00 às 19:30

Endereço do T Fondaco dei Tedeschi by DFS

Endereço: Calle del Fontego dei Tedeschi, Ponte di Rialto, Veneza.

Veja também nossas dicas de hotéis em Veneza super exclusivos

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorHotéis em Palermo Sicília com ótimo custo-benefício!
Próximo artigoCasa de Cristóvão Colombo em Gênova
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here