17/06/2023 – Passaporte Italiano no RS – Boas notícias para os cidadãos italianos residentes no Rio Grande do Sul. De acordo com as informações divulgadas pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre o serviço ficou mais rápido e eficiente. Leia o artigo para saber mais detalhes.

Aumento de 130% nas Emissões de Passaporte Italiano em Porto Alegre

O Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre informa que registrou um crescimento expressivo na emissão de passaportes para os cidadãos italianos residentes no Rio Grande do Sul.

Com a implementação de novas tecnologias e a redução de trâmites legais, a representação diplomática italiana no estado está emitindo, em média, 803 passaportes por mês.

consul italia rs
Cônsul-Geral, Valerio Caruso almeja chegar à marca de 1 mil passaportes emitidos por mês até o final do ano. Crédito: Anderson Pagani

Essa quantidade representa um aumento de 130% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando o número máximo de emissões ficava em torno de 350 documentos.

Desde março, os números de emissões de passaporte têm aumentado significativamente. Naquele mês, o Consulado-Geral emitiu 812 passaportes. Em abril, apesar dos diversos feriados, foram emitidos 720 passaportes. A maior quantidade de emissões ocorreu em maio, com um total de 878 passaportes.

O Cônsul-Geral, Valerio Caruso, tem como objetivo que o Consulado emita mais de 1 mil passaportes por mês até o final de 2023. “Estamos conseguindo fazer mais por nossos cidadãos, proporcionando agilidade e transparência nos processos para facilitar o acesso aos nossos serviços”, afirma Caruso.

Facilidades para obter o passaporte italiano no RS

Para solicitar um passaporte, o cidadão primeiro precisa ter sua cidadania italiana reconhecida. Este é um dos serviços mais importantes oferecidos pelo consulado e também tem se tornado mais eficiente.

Passaporte Italiano no RS: Emissão Acelera no Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre

Leia aqui: Procedimento de emissão do passaporte

Desde que Caruso assumiu, em setembro do ano passado, cerca de 4 mil famílias foram convocadas para apresentar a documentação para o reconhecimento de sua cidadania “iure sanguinis” (por direito de sangue).

Entre as ações implementadas para melhorar o atendimento estão a criação de um call center (51 2500.7515), a oferta de biometria itinerante para emissão de passaportes nas cidades do interior do estado e o aumento do quadro de pessoal, com a contratação de mais 6 funcionários através de concursos.

Esses esforços do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre visam aprimorar a qualidade do atendimento e o tempo de resposta aos cidadãos. Mesmo que a meta de emissão de 1 mil passaportes por mês seja ambiciosa, a tendência atual sugere que ela é possível, contribuindo para um futuro positivo na representação italiana no Rio Grande do Sul.


E você, solicitou passaporte italiano no RS recentemente? Conta para a gente a sua experiência abaixo, na seção de comentários!

Leia também: Dupla cidadania italiana e brasileira: qual passaporte usar para entrar no Brasil

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorChicago: O Musical – Uma Estreia Italiana Imperdível
Próximo artigoQual a cidade mais badalada da Itália?
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here