Você sabia que é possível pagar o transporte público na Toscana fornecido pela Autolinee Toscane usando um cartão de crédito? Muito prático para quem vai pegar um ônibus ou tram em Florença, por exemplo. Veja aqui como funciona.
Índice
Como Utilizar o Sistema de Pagamento Contactless Autolinee Toscane
O pagamento contactless já está disponível em todas as redes de transporte urbano e extraurbano da Toscana. Mas atenção porque dependendo do tipo de linha você precisa fazer apenas um tap na entrada ou um tap na entrada e na saída!
Abaixo a imagem divulgada pelo site Autolinee Toscana explica em italiano as diferenças entre pagar com TAP nas linhas urbanas e nas linhas mixtas ou extra-urbanas:

Linhas Urbanas Autolinee Toscane
Para as linhas urbanas, basta aproximar seu cartão ou dispositivo ao validador contactless perto das portas e fazer o ‘tap’ cada vez que entrar no ônibus ou tram. Você ouvirá um bip e verá uma luz verde se o pagamento for bem-sucedido.

Linhas Mistas e Extraurbanas Autolinee Toscane
Nessas linhas, identificadas pelas cores laranja (mistas), azul (extraurbanas) e violeta (rápidas), é necessário fazer o tap tanto na entrada quanto na saída. Se esquecer de fazer o tap na saída, será cobrado o custo máximo da rota, desde o ponto de entrada até o terminal.
Um cartão vale 1 passagem. Se você tiver que pagar para mais pessoas será necessário usar uma outra opção de passagem, veja aqui.
Preços e Verificação de Compras – Passagens Contacteless Autolinee Toscane
Não há custo adicional para usar o pagamento contactless, tornando essa opção econômica e transparente. Não é necessário se registrar para verificar suas compras; basta ter feito pelo menos um pagamento com a carta física para acessar e baixar as receitas de bilhetes comprados via dispositivos inteligentes.
Você pode verificar suas compras e baixar os recibos aqui.
Considerações sobre a campanha “Tip Tap Autolinee Toscane”
Poder pagar a passagem diretamente dentro do ônibus ou tram é bem mais fácil do que ter que caçar uma maquininha ou uma banca de jornais aberta para comprar a passagem, depois entrar no veículo e timbrar a passagem.
A alternativa a esse procedimento era pagar diretamente ao motorista, mas neste caso existia um suplemento no custo da passagem.
Essa novidade do pagamento com cartão de débito ou crédito diretamente dentro do ônibus ou tram facilita bastante a vida dos usuários.
É claro que como toda novidade ela gera uma série de inseguranças. Por exemplo é interessante que quem vai pegar vários ônibus urbanos tem que fazer o TAP nos diversos ônibus e o pagamento é cobrado uma única vez se realizado dentro do tempo previsto da passagem.
E você já pagou um ônibus em Florença com um “tap”? Conta para a gente nos comentários.
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
Oi Renato, tudo bem?
A promoção de passagem grátis da Visa com o TAP terminou no dia 5 de maio, mas você pode continuar usando o Tap para pagar as passagens.
Você pode usar este link para verificar as passagens que pagou:
https://emv.at-bus.it/landing
Sim estou em Florença e estou usando..
Minha única duvida é como fica comprovado que fiz o “Tap” , pois não sai comprovante nenhum?
Se um fiscal me questionar?