23/05/2024 – Procurando ideias do que fazer no próximo domingo na Italia? Então fica de olho nessa dica: XIV Giornata Nazione ADSI. Aqui a gente vai explicar direitinho o que é e como funciona: mas já adianto que é um programa diferente e gratuito nas principais cidades da Italia.

O que é a Giornata Nazionale ADSI

No domingo, 26 de maio de 2024, a Itália se transformará no maior museu a céu aberto do mundo com a XIV Giornata Nazionale dell’Associazione Dimore Storiche Italiane (ADSI).

Este evento anual, que já se tornou uma tradição, oferece uma oportunidade única para os amantes da história, cultura e arquitetura explorarem gratuitamente mais de 450 lugares exclusivos em todo o país.

Desde castelos imponentes até vilas luxuosas, passando por parques exuberantes e jardins encantadores, a Giornata Nazionale permite uma imersão profunda na rica herança cultural italiana. Além de ser uma experiência inesquecível, o evento destaca o potencial desses locais históricos para o desenvolvimento sustentável a longo prazo do país.

Durante este dia especial, visitantes terão acesso a uma variedade impressionante de propriedades históricas, muitas das quais normalmente são fechadas ao público. O elenco completo das atrações em toda a Italia está disponível aqui.

Abaixo algumas sugestões do que ver nas cidades de Florença e Roma (mas tem opções em toda a Italia, viu?)

Giornata Nazionale ADSI em Florença

Você já visitou as principais atrações de Florença como Galleria degli Uffizi e Galleria dell’Accademia e está procurando algo novo e interessante? Pois exclusivamente no domingo 26 de maio de 2024 você terá a oportunidade de entrar gratuitamente em lugares incríveis.

Os Jardins do Palazzo Corsini (Via Il Prato 58) abrem das 15:00 às 18:00 sem necessidade de reserva e para completar ainda oferece ás 16:00 um concerto realizado pela Scuola di Musica di Fiesole.

Jardins do Palazzo Corsini em Florença: uma opção para o seu domingo durante a Giornata Nazionale ADSI
Jardins do Palazzo Corsini em Florença: uma opção para o seu domingo durante a Giornata Nazionale ADSI

Em pleno centro de Florença, o Palazzo Antinori (Piazza Antinori 3) também abre suas portas para os visitantes das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00 com entrada gratuita e sem necessidade de reserva. O edifício foi construído entre 1461 e 1469 a pedido do banqueiro Giovanni di Bono Boni e, poucos anos depois, em 1475 foi comprado por Lorenzo de’ Medici, “o Magnífico”, após o falimento de Boni. O palácio passou então para as mãos de Carlo e Ugolino Martelli, que o venderam para Niccolò di Tommaso Antinori.

Durante a Giornata Nazionale ADSI será possível visitar o Palazzo Antinori no centro de Florença
Durante a Giornata Nazionale ADSI será possível visitar o Palazzo Antinori no centro de Florença

O Palazzo Frescobaldi (Via Santo Spirito 11) abre as portas das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00 com entrada gratuita e sem necessidade de reserva. O atual Palazzo Frescobaldi é o resultado de sucessivas reestruturações ao longo dos séculos, culminando com um cuidadoso restauro realizado pelo arquiteto Emilio Dori no século XX. A construção do grande palácio, que une antigas estruturas como torres e casas medievais e renascentistas, foi encomendada por Matteo Frescobaldi entre 1621 e 1644. Localizado no chamado “Fondaccio di Santo Spirito”, o resultado foi uma residência mais espaçosa e representativa, que, por trás de uma fachada moderna, linear e simples, mantinha internamente alguns elementos estruturais das antigas edificações.

O Palazzo Frescobaldi também abre suas portas durante a XIV Giornata Nazionale ADSI
O Palazzo Frescobaldi também abre suas portas durante a XIV Giornata Nazionale ADSI

Aqui como foi a nossa experiência em Florença:

Giornata Nazionale ADSI em Roma

Embora as principais atrações de Roma como o Coliseu e os Museus do Vaticano sejam irresistíveis, vale a pena ver aproveitar a Giornata Nazionale ADSI para ver lugares mais exclusivos. Aqui algumas opções que selecionamos como sugestão:

Em pleno centro histórico de Roma, o Palazzo Grazioli (Via del Plebiscito 102) abrirá o seu pátio interno para visitas da 10:00 às 14:00. O edifício tem uma história bem antiga: no século XVI, no local onde atualmente se encontra o Palazzo Grazioli, a família Ercolani teria construído um pequeno palácio, conforme indicado no mapa de Roma de Antonio Tempesta, impresso em 1593. Por volta de meados do século XVII, os Gottifredi renovaram sua residência, contratando o arquiteto Camillo Arcucci para a obra. Em 1838, o edifício passou para a posse da família Grazioli, que encarregou o arquiteto Antonio Sarti de uma restauração radical, cujas obras se prolongaram até 1874.

O Palazzo Grazioli abrirá seu pátio interno durante a Giornata Nazionale ADSI 2024
O Palazzo Grazioli abrirá seu pátio interno durante a Giornata Nazionale ADSI 2024

A menos de 10 minutos de caminhada do Pantheon, será possível visitar a Foresteria di Palazzo Boncompagni Duchi di Sora na Via Sora 33. O acesso será livre para o andar térreo e jardim da Art Gallery das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00 (necessário reservar aqui). No imaginário do viajante do Grand Tour, a galeria do Palazzo Boncompagni dos duques de Sora hospeda uma coleção única de obras de arte, curiosidades e raridades. Esta histórica galeria, localizada na antiga hospedaria do palácio, já foi sede da Accademia dei Quirini e posteriormente uma caserna dos zuavos pontifícios, nas proximidades da Piazza Navona, em Roma.

Palazzo Boncompagni dos duques de Sora também abre suas portas durante a Giornata Nazionale ADSI, mas é necessário reserva
Palazzo Boncompagni dos duques de Sora também abre suas portas durante a Giornata Nazionale ADSI, mas é necessário reserva

O Palazzo Caetani (Via della Botteghe Oscure, 32) oferecerá uma visita guiada gratuita do Piano Nobile del Palazzo Caetani e do Cortile d’Onore, mas é necessário reserva (aqui). O Palazzo Mattei foi construído no século XVI a pedido de Alessandro Mattei, pelo arquiteto Nanni di Baccio Bigio, na Insula Mattei do rione Sant’Angelo, em Roma. Para decorar o palácio, a família Mattei convocou grandes artistas como Taddeo e Federico Zuccari, que criaram as “Histórias de Alexandre, o Grande”. Apenas Federico foi responsável pela obra “A Calúnia”. No andar nobre, Cristoforo Roncalli pintou a Capela e, junto com Paul Bril, o Salão, onde a interação entre grandes paisagens e figuras resultou em uma solução muito rara na decoração a fresco dos palácios nobres. O palácio passou por vários proprietários até ser adquirido, em 1776, por Francesco Caetani, por 39.500 escudos. Caetani promoveu a renovação do edifício, destacando o papel do pintor Antonio Cavallucci, responsável por grande parte da brilhante decoração do século XVII.

Visita guiada no Palazzo Caetani durante a Giornata Nazionale ADSI, mas é necessário reserva!
Visita guiada no Palazzo Caetani durante a Giornata Nazionale ADSI, mas é necessário reserva!
Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorIngressos para o Calcio Storico Fiorentino já à venda!
Próximo artigoShow James Blunt em Bolonha 2025
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Para quem visita a Itália e pode neste domingo fazer um tour diferenciado. Que bom!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here