Você já ouviu falar nas Termas de Caracalla em Roma? Tratam-se de ruínas muito bem preservadas do período da Antiga Roma com mais de 1800 anos de história.

E que história: o imperador Marco Aurelio Antonino Bassiano, conhecido como Caracalla, inaugurou em 216 d.C um complexo dedicado ao banho, esporte, cura do corpo e um lugar para passear e estudar. Hoje você pode ter o privilégio de visitar este lugar especial.

Neste artigo vai saber como comprar ingressos, reservar tours, quem sabe assistir shows ou uma ópera durante o verão italiano e ainda descobrirá mais detalhes e curiosidades sobre este lugar que os italianos chamam de “Terme di Caracalla” e os romanos chamavam de Thermae Antoninianae.

Ingressos para as Termas de Caracalla

Abaixo você encontra os detalhes para reservar seus ingressos diretamente no site do revendedor oficial autorizado:

CategoriaTarifaIngressos Online
Adultos Euro 8,00comprar aqui
Jovens 18-25 anosEuro 2,00comprar aqui
0-17 anosgrátiscomprar aqui
*Em caso de mostras pode ter um suplemento de Euro 5,00 – ver atual mostra aqui
**Vale lembrar que todo primeiro domingo do mês o ingresso é gratuito (#domenicalmuseo).
Termas de Caracalla em Roma Itália

Tours nas Termas de Caracalla

Powered by GetYourGuide

Você pode ter a oportunidade de visitar as Termas de Caracalla com um guia arqueólogo, em opções de pequenos grupos ou tour particular que, geralmente, já incluem os ingressos.

A Get Your Guide vende visitas guiadas nas Termas de Caracalla com opção de saída em português. Quanto antes reservar, mais chance de encontrar saídas em português (na última hora pode acabar tendo só outras línguas).

Shows nas Termas de Caracalla

Em algumas raras ocasiões as Termas de Caracalla viram o cenário perfeito para shows de importância internacional. Abaixo a programação já confirmada para os próximos meses com links direto para compra no site do revendedor oficial autorizado:

DataEventoIngressos Online
3 e 4 de junho de 2024Fiorella Mannoia – Terme di Caracallacomprar aqui
5 e 9 de junho de 2024De Gregori Zalonecomprar aqui
6 de junho de 2024Ornella Vanonicomprar aqui
7 de junho de 2024Samuele Bersani and Orchestracomprar aqui
8 de junho de 2024Il Volocomprar aqui
10 de junho de 2024John Legendcomprar aqui
11 e 12 de junho de 2024Poohcomprar aqui
13 e 14 de junho de 2024Biagio Antonaccicomprar aqui
18 de junho de 2024Antonello Venditticomprar aqui
20 de junho de 2024Umberto Tozzicomprar aqui
19 e 20 de julho de 2024Roberto Bolle and Friendscomprar aqui

Você pode checar o elenco completo de eventos nas Termas de Caracalla aqui.

Ópera nas Termas de Caracalla

Powered by GetYourGuide

Imagine você curtindo uma noite de verão em Roma, em um teatro ao ar livre montado nas Termas de Caracalla, para assistir uma ópera como Turandot ou Tosca, ambas de Giacomo Puccini? Consegue sentir a emoção de escutar uma música clássica ao vivo em frente a ruínas com quase 2000 anos de história?

Em 2024 foram programados alguns espetáculos, no mesmo local onde os Três Tenores deram seu famoso concerto em 1990. Abaixo o vídeo da época:

Voltando ao evento de 2024: a cenografia é de Massimiliano e Doriana Fuksas. Figurinos de Giada Masi. Direção de Francesco Micheli. Abaixo o calendário oficial e o link para compra de ingressos (a partir de Euro 50,00 por pessoa vendido pelo nosso parceiro Get Your Guide):

DatasEventoIngressos Online
5, 17, 24, 26 e 31 de julho de 2024Turandot de Giacomo Puccinicomprar aqui
3, 7 e 9 de agosto de 2024Turandot de Giacomo Puccinicomprar aqui
16, 25 e 28 de julho de 2024Tosca de Giacomo Puccinicomprar aqui
2, 4, 6, 8 e 10 de agosto de 2024Tosca de Giacomo Puccinicomprar aqui

Os espetáculos estão programados para começar às 21 horas.

Onde ficam as termas de Caracalla em Roma?

As Termas de Caracalla ficam a aproximadamente 1,5km de distância do Coliseu de Roma, ou cerca de 20 minutos de caminhada. Embora seja possível fazer o percurso a pé, é recomendável que você guarde suas energias para visitar os monumentos de Roma e pegue uma das opções de transporte público elencadas abaixo.

Já a distância da estação Roma Termini é de aproximadamente 3km ou 40 minutos de caminhada.

Se você faz uma parada de cruzeiro em Civitavecchia recomendo que leia nosso artigo sobre Transporte do porto de Civitavecchia a Roma Centro.

Como chegar as Termas de Caracalla

A entrada das Termas de Caracalla ficam na Viale delle Terme di Caracalla, 52.

Metrô: pegue a linha B e desça na parada “Circo Massimo”. No nosso artigo sobre metrô de Roma você encontra todos os detalhes sobre opções de passagens e tarifas, horário de funcionamento, mapa do metrô e outras informações úteis.

Ônibus Público ATAC: as linhas que passam próximo as Termas de Caracalla são a 760 e 628.

Ônibus Turístico: também conhecidos como ônibus hop-on hop-off, são os ônibus de 2 andares que páram apenas nas principais atrações turísticas de Roma. Praticamente todos tem uma parada Circo Massimo. Para saber com qual empresa contatar o serviço, comprar passagens e ver o mapa das rotas veja nosso artigo sobre ônibus turístico em Roma.

Táxis: os táxis podem ser uma ótima opção para você que vai fazer trechos curtos ou está em pequenos grupos. Aqui no BRASIL NA ITALIA tem um artigo com detalhes sobre pontos de táxi em Roma e tarifas.

Horário de abertura das Termas de Caracalla

As Termas de Caracalla estão abertas de terça a domingo, conforme o seguinte calendário:

  • De 1º a 30 de setembro: das 9h00 às 19h00 (última entrada às 18h00)
  • De 1º a 28 de outubro: das 9h00 às 18h30 (última entrada às 17h30)
  • De 29 de outubro a 29 de fevereiro: das 9h00 às 16h30 (última entrada às 15h30)
  • De 1º a 30 de março: das 9h00 às 17h30 (última entrada às 16h30)
  • De 31 de março a 31 de agosto: das 9h00 às 19h15 (última entrada às 18h00)

Dia de fechamento: às segundas-feiras

É proibido o acesso com:

  • Armas de fogo ou cortantes, lâminas, facas, multiuso e utensílios que possam causar danos a pessoas ou coisas
  • Malas, trolleys e mochilas
  • Bicicletas, patinetes e outros meios de transporte
  • Sprays e latas de gás
  • Drones
  • Animais, exceto os utilizados para fins terapêuticos

Durante a visita, dentro do monumento é proibido:

  • Utilizar drones
  • Utilizar alto-falantes ou outros instrumentos de amplificação sonora
  • Subir nos muros ou ultrapassar cercas
  • Escrever nos muros ou nos materiais expostos
  • Remover material arqueológico
  • Tocar nos objetos expostos
  • Entrar com roupas de cerimônia, máscaras e fantasias
  • Exibir faixas, bandeiras, estandartes

História das Termas de Caracalla

As Termas de Caracalla, chamadas originalmente de Thermae Antonianae, são um dos maiores e melhor preservados complexos de banhos da antiguidade. Foram construídas entre 212 e 216 d.C., por ordem do imperador Caracalla, perto da Via Ápia em Roma.

Para abastecer as termas com água, foi construída uma extensão especial do aqueduto Acqua Marcia, chamada Aqua Antoniniana, que atravessava a Via Ápia sobre o arco de Druso. A construção do complexo exigiu a demolição de edifícios antigos e a escavação de uma grande área da colina.

As termas funcionaram até 537 d.C. e foram restauradas várias vezes pelos imperadores Aureliano, Diocleciano e Teodósio.

O edifício tem uma planta retangular típica das grandes termas romanas. A entrada principal tinha quatro portas na fachada nordeste. No centro, havia o caldário (sala de banhos quentes), o tepidário (sala de banhos mornos), o frigidário (sala de banhos frios) e a natatio (piscina). Em torno dessas áreas, havia duas salas de ginástica (áreas de exercício) e outros ambientes.

As termas não eram apenas para banhos e exercícios, mas também um local de convivência e estudo. A decoração original era muito luxuosa, com grandes colunas de mármore, pisos de mármores coloridos, mosaicos, estuques pintados e muitas estátuas.

Nos subterrâneos das termas, havia uma rede de espaços onde ocorriam as atividades de serviço necessárias para o funcionamento do complexo. Em um desses espaços, encontra-se o maior mitreu de Roma, que pode ser visitado apenas em eventos especiais.

As Termas de Caracalla são um testemunho impressionante da engenharia e arquitetura romanas, mostrando como eram importantes os banhos públicos na vida social e cultural da Roma Antiga.

Leia também: o Pantheon de Roma

Exposição Fotográfica “Narciso” nas Termas de Caracalla

De 15 de maio a 3 de novembro de 2024, as Termas de Caracalla em Roma abrigam a exposição fotográfica “Narciso. A Fotografia ao Espelho”. Este evento destaca a obra de 35 mestres da fotografia do século XX, incluindo nomes renomados como Robert Capa, Helmut Newton e Lisetta Carmi.

A mostra explora o tema do espelho e do duplo, inspirado pelo mito de Narciso, através de 78 fotografias distribuídas em três seções. A curadoria é de Nunzio Giustozzi, com promoção da Soprintendenza Speciale di Roma, dirigida por Daniela Porro.

Exposição Fotográfica "Narciso" nas Termas de Caracalla
Exposição Fotográfica “Narciso” nas Termas de Caracalla (foto: divulgação)

Os visitantes poderão admirar retratos de celebridades, interiores enigmáticos e cenas de vida capturadas em diferentes épocas e lugares. A combinação da arte contemporânea com as ruínas antigas das termas oferece uma experiência única e imersiva.

“A exposição oferece um encanto especial ao dialogar com as majestosas ruínas romanas, conferindo uma dimensão de eternidade à arte contemporânea”, afirma Daniela Porro. Mirella Serlorenzi, diretora do monumento, ressalta a importância do evento como parte do projeto de renovação das Termas de Caracalla, destacando temas como introspecção, beleza e autorrepresentação.

“Narciso. A Fotografia ao Espelho” é uma oportunidade imperdível para os amantes da fotografia e da história, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora em um dos locais mais emblemáticos de Roma.


Se você gostou do artigo, lembre-se de compartilhá-lo com os amigos. E se tiver alguma dica adicional ou experiência escreva um comentário abaixo.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorNovidade em Florença: veja aqui como fazer um cruzeiro pelo Rio Arno
Próximo artigoPistoia é palco da exposição Miraggi de Pasquale Celona: Uma Viagem Entre o Real e o Imaginário
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Exposição fotográfica, ciclo de eventos com grandes artistas, que cenário lindo. Gostei da Acqua Marcia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here