Não importa se você está fazendo um cruzeiro com parada no porto de Civitavecchia ou se vai desembarcar de uma balsa (em italiano nave/ traghetto) vindo de uma ilha como Sicília ou Sardenha. Aqui você vai conhecer as diversas formas de transporte do porto de Civitavecchia a Roma centro (e vice-versa). Das mais confortáveis até as mais econômicas, para a viagem do jeito que você quer!

Índice do artigo:
Recomendação para cruzeiristas
1º opção: Transfer particular
2º opção: Alugar um carro
> Indicações de caminho do porto de Civitavecchia a Roma
> Empresas de aluguel de carro em Civitavecchia
3º opção: Táxi
4º opção: Trem + metrô ou ônibus
> Do porto de Civitavecchia até a estação de trem de Civitavecchia
>Da estação ferroviária Civitavecchia até Roma
> Tempo de deslocamento usando transporte público do porto de Civitavecchia até as principais áreas do centro de Roma
> Os tipos de passagem que você pode comprar
5º opção: Ônibus
Mapa do porto de Civitavecchia
Mapa das linhas de transporte público

Recomendação para cruzeiristas

Transporte do porto de Civitavecchia a Roma centro

Muitas mudanças tem acontecido no planejamento das viagens de cruzeiro na Italia devido ao covid-19. A primeira coisa que você deve fazer se tem viagem programada em 2022 é checar as regras da companhia de cruzeiros que reservou. As regras tem mudado muito rapidamente, mas existe empresa que autoriza exclusivamente o desembarque para passeio em Civitavecchia através de excursões reservadas pela própria companhia de cruzeiros. Ou seja: não é possível desembarcar do navio por conta própria para fazer um passeio. Se esse for o caso, este artigo não serve para você, mas espero que você aproveite a Italia de qualquer forma. 🙂

Se a sua empresa de cruzeiros permitir que você desembarque e faça passeios por conta própria aproveite a sua liberdade!

A melhor opção de transporte do porto de Civitavecchia a Roma centro para quem vai fazer um day tour é contratar um veículo executivo a disposição com motorista profissional. Você não precisa perder tempo em filas para comprar passagens, não precisa estudar itinerários para saber como chegar no seu destino final e não corre o risco de chegar em um dia de greve do transporte público e arruinar o seu passeio. Além do que terá toda a exclusividade de fazer o seu roteiro de acordo com o seu interesse ou prioridade.

Se o budget estiver limitado, mas você está acostumado a usar transporte público, não se importa em pegar diversos ônibus públicos, trem, metrô em um único dia neste caso indico a 4º opção ou 5º opção para você. Lembre-se que é preciso saber se virar, entender um pouco de italiano e ser descolado. Vai ter que caminhar bastante, subir e descer degraus, mas estando no espírito de aventura está ótimo.

Para quem está encerrando a viagem de cruzeiro e precisa ir direto para o aeroporto Fiumicino eu particularmente recomendo um transfer particular. Assim você não tem surpresas: quando desembarcar o motorista já estará dentro do porto te esperando para uma viagem serena e tranquila.

Abaixo ilustro as 5 melhores opções para ir até o centro de Roma saindo do porto de Civitavecchia:

1º opção: Transfer particular

A melhor forma de transporte do Porto de Civitavecchia a Roma é certamente com um transfer particular. Um motorista particular estará esperando por você no píer de desembarque do seu navio, segurando um cartaz com o seu nome. Com toda gentileza, ele acomodará você em um veículo executivo, onde você poderá relaxar no caminho até o seu destino final em Roma ou arredores.

Do porto de Civitavecchia você pode optar por ir até um apartamento ou hotel em Roma (veja aqui sugestões de hoteis em Roma se você ainda não fez sua reserva), para a estação ferroviária Roma Termini para pegar um trem para outras cidades ou quem sabe para o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci em Fiumicino, para embarcar no seu próximo vôo.

Você tem todo o conforto de ter um carro ou van executivos com motorista a sua espera: um transfer particular em uma Mercedes Classe E sai a partir de 150 euros para até 3 pessoas (preço por veículo, não por pessoa!).

Reserve seu transfer particular do porto de Civitavecchia até Roma através da Get Your Guide

Dica: para gastar menos, viaje em pequenos grupos! Reúna seus companheiros de viagem e organize um transfer até o centro de Roma ou um passeio de carro em Roma para conhecer as principais atrações da cidade em pouco tempo. Dessa forma você consegue ver mais em menos tempo.

Reserve um tour cruzeiristas com motorista particular a disposição através da Get Your Guide


2º opção: Alugar um carro

A viagem de carro até o centro de Roma saindo de Civitavecchia dura aproximadamente 1 hora e meia, existem diversos serviços navegadores que ajudam você a calcular o tempo e itinerário como Google Maps, Waze ou Mapas do iphone.

Se você faz o caminho inverso e está indo do centro de Roma até o porto de Civitavecchia para facilitar digite o seguinte endereço de destino: “località Prato del Turco, 00053 Civitavecchia“. Não existe um endereço específico para o porto, mas dessa forma fica mais fácil para o navegador encontrar o caminho mais rápido.

A única entrada no porto reservada a veículos é o Varco Vespucci (ver mapa abaixo).

Para quem desembarca em Civitavecchia

O porto de Civitavecchia fica a aproximadamente 7Km da saída Civitavecchia Sud e 5,5Km da saída Civitavecchia Nord. Independente de qual das duas você pegar, existem duas alternativas para ir a Roma:

  • Pegar a saída Torrimpietra e continuar pela Strada Statale Aurelia em direção ao Grande Raccordo Anulare (GRA).
    Pegar a saída Maccarese /Fregene e ir até o ponto onde a A12 encontra a Roma-Fiumicino. Daqui prosseguir em direção a Roma.

Lembre-se de prestar atenção nas placas para evitar superar o limite de velocidade e levar multas!

Empresas de aluguel de carro em Civitavecchia

As principais empresas que alugam carro no porto de Civitavecchia e arredores são:

  • Hertz  – End: Via Della Repubblica 10A , Civitavecchia (2 minutos a pé do Largo della Pace)
  • Avis – End: Via 16 Settembre 46, Civitavecchia (2 minutos a pé do Largo della Pace)
  • Europcar – End: Via Tarquinia 19, Civitavecchia  (2 minutos a pé do Largo della Pace)
  • Sixt Car Rent – End: Calata Cesare Laurenti, Civitavecchia (10 minutos a pé do Largo della Pace)
  • Maggiore Rent – End: Viale Guido Baccelli 63/b (15 minutos a pé do Largo della Pace)

Você pode fazer uma comparação de preço usando o site da nossa parceira Rentalcars (empresa do mesmo grupo da Booking.com!) para economizar tempo e descobrir diretamente quanto custa cada tipologia de carro com as principais empresas de aluguel de carro disponíveis.

Importante: não esqueça de checar o horário de abertura da agência de aluguel de carro, algumas fecham na hora do almoço, aos domingos…

3º opção: Táxi

Existe uma tarifa pré-determinada para o trecho Porto di Civitavecchia – Aeroporto de Fiumicino que atualmente é de Euro 125,00.

Vale saber: por motivos de segurança os táxis costumam pegar/deixar passageiros a 1km de distância do píer de embarque, o que não é a coisa mais confortável do mundo. Exceção apenas para motoristas com uma habilitação especial, que tem o privilégio de poder acompanhar os passageiros até o embarque do navio.

Leia mais sobre os pontos de táxi em Roma e tarifas.

4º opção: Trem + Metrô ou ônibus

Para quem desembarca de um cruzeiro no porto de Civitavecchia a primeira coisa a fazer é pegar um ônibus gratuito (em italiano chamam de bus navetta) que leva dos navios até o Centro Servizi Largo della Pace.

Do Centro Servizi Largo della Pace você precisa ir até a estação ferroviária de Civitavecchia que fica a 600 metros do Forte Michelangelo e a 1,5km do Largo della Pace (embarque/desembarque dos cruzeiros). Existem duas maneiras de ir do porto até a estação de trem de Civitavecchia: a pé ou de ônibus

Do porto de Civitavecchia até a estação de trem de Civitavecchia

Para quem vai a pé:

  • Saindo do Forte Michelangelo:  passe pela saída da fortaleza e pegue a via Giuseppe Garibaldi. Depois é só seguir as placas para a estação de trem
  • Do Largo della Pace (desembarque cruzeiros): siga a rotatória e pegue a Via XVI Settembre, continue até o final e depois vire à direita. Continue pela via Giuseppe Garibaldi e siga as placas até a estação de trem. O percurso leva em média 20 minutos.

Para quem vai de ônibus:

Depois assim que chegar no centro de serviços Largo della Pace você pode pegar um dos ônibus CSP (Civitavecchia Servizi Pubblici) ou Portlink. O percurso leva em média 6 minutos e a passagem custa Euro 2,00 por pessoa por trecho. Geralmente entre às 07:30 e 12:00 existem saídas do Largo della Pace em direção a estação Civitavecchia a cada 10 minutos. Depois na parte da tarde às saídas são da estação Civitavecchia em direção ao Largo della Pace a partir das 14:20 até às 19:00 a cada 10 minutos.

A passagem do Largo della Pace até a estação ferroviária de Civitavecchia custa Euro 2,00 e inclui bagagens. Deve ser comprada ANTES de subir no ônibus em um desses revendedores autorizados: dentro do Centro Servizi Largo della Pace na bilheteria, na pizzaria Mastro Titta, na revenda autorizada Bar Tabacchi dentro do Terminal ADM, na banca de jornais e no bar da estação ferroviária de Civitavecchia

Da estação ferroviária Civitavecchia até Roma ou Aeroporto FCO

Da estação ferroviária em Civitavecchia  você pode pegar um dos trens da linha FL5 para as principais estações de Roma como:

  • Stazione San Pietro (para visitar a Basilica di San Pietro, Musei Vaticani e Castel Sant’Angelo),
  • Stazione Trastevere (para visitar a área de Trastevere, Campo de Fiori, Piazza Navona e Pantheon),
  • Stazione Ostiense (para visitar a área Piramide, Coliseu e Fórum Imperial) e
  • Stazione Termini (um ponto crucial para pegar para seguir para Piazza di Spagna, Fontana di Trevi ou Basilica de S. João Latrão).

Além das linhas A e B do metrô de Roma é recomendável pegar também o ônibus 64 e o tram 8 para ir rapidamente os monumentos e praças históricas de Roma como Piazza Navona, Pantheon, Campo de Fiori e Piazza Venezia.

Existe ainda o trem rápido Civitavecchia Express com quatro saídas diárias que pára apenas nas estações principais de Roma San Pietro e Roma Ostiense.

Se você precisar ir até o Aeroporto de Fiumicino, é necessário descer na estação Roma Trastevere ou Roma Ostiense e delá pegar a linha LF1 que percorre as estações de Orte até Fiumicino. A linha FL1 pode ser utilizada também para ir até a estação de Roma Tiburtina.

Leia mais sobre Como ir do porto de Civitavecchia ao Aeroporto Fiumicino

Tempo de deslocamento usando transporte público do porto de Civitavecchia até as principais áreas do centro de Roma

De Civitavecchia parte um trem para Roma aproximadamente a cada 30 minutos

Abaixo o infográfico oficial do porto de Roma com o tempo médio estimado para você ir do porto de Civitavecchia até as principais atrações da cidade de Roma.

Leve em consideração que se trata de uma tempística otimista, que não leva em consideração imprevistos como o fechamento das estações do metrô muitas vezes sem aviso prévio, além das greves e manifestações frequentes em Roma.

quanto tempo

Saindo da estação ferroviária de Civitavecchia:

  • Você chegará no Coliseu e Fórum Imperial em 1 hora e 10 minutos. Para isso você pega o trem FL5, desce na estação Roma Ostiense, segue a pé até a parada “Piramide” onde passa a linha B do metrô e de lá vai até a parada “Colosseo”.
  • Você chegará na Basílica de S. Pietro e Vaticano em 1 hora e 5 minutos. Depois de pegar o trem FL5 desça na estação de Roma San Pietro e siga a pé por 15/20 minutos até a Basílica de S. Pietro
    Você chegará na Piazza di Spagna e Fontana di Trevi em 1 hora e 30 minutos. Depois de pegar o trem FL5 desça na estação Roma Termini e pegue a Linha A do metrô. Desça na parada “Spagna”.
    Você chegará no Pantheon e Piazza Navona em 1 hora e 25 minutos. Depois de pegar o trem FL5 desça na estação Roma San Pietro, pegue o ônibus 64 e percorra 12 paradas. Desça no Largo Argentina e siga a pé por 5 minutos até o Pantheon.

Lembre-se de comprar a passagem do transporte público antes de embarcar para evitar levar multas. As passagens podem ser compradas online, na bilheteria das estações, em bares ou bancas de jornais e tabacarias.

Os tipos de passagem que você pode comprar

  • passagem BIRG: dura 1 dia inteiro e inclui ida/volta e pode ser utilizada de forma ilimitada em todos os meios de transporte público de Roma (metrô, ônibus, tram e trens Regionali e Regionali Veloci). Sai por Euro 12,00 e vale a pena para quem vai usar bastante o transporte público na cidade de Roma. Vale lembrar que a passagem comum dos meios públicos sai por Euro 1,50. Para informações consulte o site da ATAC.
  • passagem por quilômetro: vale apenas por um trecho e não dá direito a usar os meios de transporte públicos. O preço depende da estação em que você vai descer em Roma, mas só para dar alguns exemplos: Civitavecchia-Roma S. Pietro sai por Euro 4,60 cada trecho (um total de Euro 9,20 ida e volta), já o trecho Civitavecchia-Roma Termini sai por Euro 5,00 ( Euro 10,00 ida/volta).
  • passagem de trem Regional para Roma Termini: a passagem de trem Regional custa Euro 5,00 por pessoa e a viagem dura aproximadamente 1 hora e 20 minutos (dependendo do horário)
  • passagem de trem Intercity para Roma Termini: a passagem de trem Intercity sai Euro 11,00 em segunda classe (ou Euro 15,00 em primeira). A viagem dura aproximadamente 1 hora até Roma Termini com apenas uma parada intermediária em Roma Ostiense.
  • passagem de trem Freccia para Roma Termini: os trens do tipo Frecce são os mais rápidos, não efetuam paradas intermediárias e vão da estação ferroviária de Civitavecchia até Roma Termini e Roma Tiburtina. A passagem de trem FrecciaBianca sai Euro 16,00 em segunda classe e a viagem dura aproximadamente 47 minutos. Para preços e horários consulte o site da Trainline 
    Civitavecchia Express: o trem efetua apenas 4 saídas por dia e pára exclusivamente nas principais paradas de Roma San Pietro e Roma Ostiense. A passagem custa Euro 10,00 só ida ou Euro 15,00 ida e volta. Não é válida para os meios públicos de Roma.

5º opção: Ônibus

Existem diversas opções de transporte de ônibus de Civitavecchia para o centro de Roma.

Bus Shuttle Sit

Do Largo della Pace você pode pegar um Bus Shuttle SIT (Società Trasporti Italiana) para Roma que efetua apenas a parada de San Pietro (Via Crescenzio 2) e Termini (Piazza Indipendenza). O preço da passagem é de Euro 15,00 por trecho (Euro 25,00 ida e volta) no site oficial, mas depois de emitidas as passagens não são reembolsáveis.

Você pode comprar a passagem Bus Shuttle della SIT através da Get Your Guide com política de cancelamento gratuito até 24 horas antes da data do serviço!

Traslados em grupo de ônibus

No período de atividade dos navios de cruzeiros existem empresas que vendem passagem de ônibus de ida e volta do Porto de Civitavecchia a Roma e de Roma a Civitavecchia. Uma opção que pode ser confortável e econômica. Geralmente o valor fica em torno de 25-30 euros.

Confira aqui disponibilidade e tarifa de traslado em grupo Civitavecchia-Roma-Civitavecchia através da Get Your Guide

Cotral

De todas as formas de transporte do porto de Civitavecchia a Roma uma das menos práticas é via ônibus Cotral.

Civitavecchia está ligada a Roma através dos ônibus de transporte público COTRAL. Para ir até o centro de Roma você tem que pegar um ônibus que pare no ponto Roma Cornelia (Metrô A).

Para quem chega no Largo della Pace, o local de embarque e desembarque de todos os navios de cruzeiros, o ponto de ônibus mais próximo fica em Porta Tarquinia, a apenas 100 metros de distância. A única coisa é que existe um único ônibus por semana(!) que vai para Roma Cornelia, com saída da Porta Tarquinia no domingo às 07:40 e da Piazza Vittorio domingo às 08:48.

Independente de onde você pegar o ônibus da Cotral em Civitavecchia, a viagem até Roma Cornelia dura 1 hora e 40 minutos e a passagem custa  Euro 3,90 saindo de um desses dois pontos. As passagens podem ser compradas em tabacarias e outros pontos que exibem a marca COTRAL. Para mais informações consulte o site oficial da COTRAL.

Se você tem pouco tempo para ir até o centro de Roma não vale a pena pegar um ônibus. O serviço da rede pública COTRAL é mais indicado para ir a outros lugares nos arredores de Civitavecchia como Tarquinia, Tolfa, Allumiere e outras.

Mapa do porto de Civitavecchia

mapa do porto de Civitavecchia

Mapa das linhas de transporte público

infográfico porto de Civitavecchia com informações sobre transporte público

Você ainda tem alguma dúvida? Quer compartilhar sua experiência? Comente abaixo!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorTarifas Trenitalia base, economy e super economy
Próximo artigoComo ir de Florença a Siena
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here