A cidade de Florença, na Itália, dedicou um espaço público para homenagear a brasileira Marielle Franco.
Índice do artigo:
– A homenagem de Florença à Marielle Franco
– Quem foi Marielle Franco
– O assassinato de Marielle Franco

A homenagem de Florença à Marielle Franco
Marielle Franco é a primeira mulher negra brasileira a ter seu nome em um espaço público na Italia.
A titulação aconteceu às 11 horas da manhã do dia 15 de março de 2021 em ocasião dos eventos realizados na cidade de Florença no mês de março para o Dia da Mulher e a data escolhida coincide com os três anos do assassinato de Marielle.
O espaço dedicado a Marielle Franco é o terraço panorâmico sobre a Biblioteca Municipal de Florença, a Biblioteca delle Oblate.
Uma conquista obtida após um pedido feito em 2019 pela CGIL de Florença e pela Casa do Brasil em Florença.
“A comunidade brasileira está muito emocionada com esse título em um espaço tão importante na cidade. A Biblioteca delle Oblate e o seu terraço panorâmico, com vistas para a Cúpula de Brunelleschi, é um simbolo. A memória de Mariele Franco e o seu comprometimento social pela defesa dos direitos humanos perdurarão na cidade de Florença. Uma titulação merecida.”- comentou Ana Luiza Oliveira de Souza, a fundadora e coordenadora da Casa do Brasil em Florença.

Quem foi Marielle Franco

Marielle Franco foi a quinta vereadora mais votada no Rio de Janeiro nas eleições de 2016, com 46502 votos.
Se descrevia como “mulher, negra, mãe, favelada” e iniciou a sua militância em direitos humanos após ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga, vítima de bala perdida, num tiroteio entre policiais e traficantes no Complexo da Maré.
Aos 19 anos Marielle se torna mãe de uma menina e inicia a sua batalha pelos direitos das mulheres. Feminismo, luta contra o racismo, defesa dos direitos humanos nas favelas do Brasil modulam o perfil do seu mandato e seus projetos em busca de um modelo de cidade mais justo para seus habitantes.
Abaixo alguns dos tweets de Marielle que merecem destaque:
O assassinato de Marielle Franco
Na noite entre os dia 14 e 15 de março de 2018, Marielle Franco foi assassinada a tiros. Marielle tinha apenas 38 anos e estava saindo de uma reunião onde tinha falado sobre a violência contra as mulheres negras. Ela foi morta com 9 tiros. Seu motorista, Anderson Pedro Gomes, também perdeu a vida naquela noite.
O caso Marielle, como ficou conhecido, foi notícia no mundo todo e gerou diversas manifestações que, mais de três anos depois, continuam pedindo justiça e buscando manter seu legado vivo.
“Quem mandou matar Marielle?” – Infelizmente até hoje a pergunta continua sem resposta…
Leia também: A história da Mimosa: uma flor em homenagem às mulheres italianas
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] Em 2021 o terraço da Biblioteca delle Oblate ganhou o nome de Marielle Franco em homenagem à senad… […]
[…] E agora é só esperar que este período de confinamento termine ou que pelo menos, em faixas horárias a gente possa voltar a frequentar bibliotecas e livrarias… Se vier para Florença não deixe de visitar a biblioteca delle Oblate que tem uma seção bem legal para crianças (além de uma vista de tirar o fôlego para o Duomo, lá do último andar!). E a última novidade é que o terraço da Oblate homenageia a primeira mulher negra brasileira na Italia! […]
[…] Marielle Franco, mulher brasileira, vereadora do Rio de Janeiro que lutava pelo direito das mulheres foi assassinada no dia 14 de março de 2018. (Leia mais sobre quem foi Marielle Franco aqui) […]