Enquanto a maioria dos turistas em Florença visita os lugares clássicos da arte do Renascimento como a Galleria degli Uffizi – onde estão as obras de artistas como Botticelli, Michelangelo e Raffaello – ou a Galleria dell’Accademia – onde se encontra o famoso David-, a novidade entre os fiorentinos são as mostras de arte contemporânea.

5461601157 ae53838fc3
EX3 lotada dia 19/02/2011 durante a inauguração de “Suspense”

Um dos mais novos espaços destinados a arte contemporânea em Florença é a EX3, inaugurado na metade de 2009 e hoje considerado um espaço jovem, fresco e criativo. Na semana passada, dia 19 de fevereiro, fui conferir a inauguração da mostra “Suspense”, que se revelou sucesso de público e crítica.

5462203012 3fed11b3e1
Instalação do brasileiro Ernesto Neto

Notícia nos principais jornais italianos como La repubblica e Corriere della Sera, “Suspense” reuniu o trabalho de 16 artistas internacionais que em comum tinham o tema de obras suspensas, penduradas no ar.

Entre as obras exibidas, logo na entrada tinha uma de um brasileiro, o Ernesto Neto com a sua “While Nothing Happens Baby” de 2010. Foi um das instalações que mais deram o que falar já que provocava sensações interessantes nos visitantes resultado dos aromas suspensos como vocês podem ver na imagem ao lado.

Gostei bastante também de “No Man’s Land” de Cornelia Parker com uma espécie de tenda rendada que dá a sensação de flutuar, não fosse pelos pesos que seguram a tenda no chão. A artista descreve a obra dizendo que “aparentemente é um lugar seguro, mas na verdade é uma espécie de armadilha”. Achei interessante, na minha pessoal interpretação é a tal história do dilema de quem quer comprar uma casa para ter um lugar seguro e depois vira escravo de um financiamento que aqui na Italia, pode tranquilamente durar até 35 anos. Uma vida por uma casa. Não é uma armadilha?

Abaixo vocês podem conferir outras fotos que publiquei na minha galeria Flickr. E fica aí a dica para quem quiser visitar um lugar diferente e fora do roteiro turístico tradicional.

Serviço:
“Suspense. Sculture sospese/Suspended sculptures”
De 19/02/2011a+ a 08/05/2011
EX3, Centro per l’Arte Contemporanea
End: viale Giannotti 81, Firenze.
Horário: quarta a domingo das 11:00 às 19:00, sextas até as 22:00, fechado nas segundas e terças.
Informações: tel. (+39) 055.6288966.

ATUALIZAÇÃO 2012: Pessoal, a EX3 fechou! Não existe mais este espaço de arte contemporânea em Florença… Fica só a memória das obras que vimos…

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorBrasileiros na Italia: participem dessa pesquisa universitária
Próximo artigoComo é a vila onde você morava?
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

7 COMENTÁRIOS

  1. Você estava pra lá de Marrakech, chiquetésima, em cima do camelo! 😉 Acabei de ler no seu blog!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here