As 4 estações

As 4 estações

138

estacoes

Quando a gente faz as malinhas e parte para um novo país, especialmente para morar, no início continuamos vendo o novo endereço com o olhar restrito – um olhar que ainda não conhecia o novo. Com o passar do tempo, percebemos pequenas coisas que na verdade fazem parte de uma grande diferença cultural entre países.

Uma das grandes diferenças entre Europa e Brasil são as 4 estações. Não é a toa que Vivaldi homenageou com a sua música primavera, verão, outono e inverno. No Brasil, de modo geral, a diferença entre os meses é quase imperceptível. Lógico que em julho é um pouco mais frio, acontece até de a temperatura descer a 5 graus, vira o comentário de todos os jornais, um acontecimento. E duas semanas depois já esquenta de novo, aquele calor que suar que a gente não sabe direito se é julho ou janeiro. E vice versa, porque tambem acontece de esfriar ao improviso em janeiro.

A importância das estações na Italia

A primavera: é minha estação preferida. As flores estão por toda parte: da janela de cada casa surge uma cor diferente, de um tipo diferente (como nunca tinha visto no Brasil!). Os dias já estão mais quentes e cada vez que é possível colocar uma camiseta de manga curta é uma vitória (de qualquer modo, é sempre bom levar o casaco porque no fim do dia esfria). As pessoas estão mais bem humoradas do que nunca, começam a fazer os planos para as férias de verão, têm prazer em passear a céu aberto. Nas casas, o aquecimento central é desligado. Os hotéis em cidades como Firenze ficam lotados. Esta é a época ideal para visitar cidades medievais, históricas e culturais. Na TV mostram os corajosos que já fazem o primeiro banho de mar nas praias do sul do país, como em Mondello. Como transporte, a bicicleta e o motorino são as melhores opções. Período: início de abril – final de junho.

O verão: quando a TV começa a mostrar gente se banhando dentro da Fontana de Trevi, pode ter certeza, o verão chegou. Caminhar pelas cidades medievais é insuportavelmente quente e se você resolver se aventurar, recomendo levar um par de sapatos para trocar no meio do passeio porque não tem sapato ou sandália havaiana que aguente 5 horas de caminhada nessas condições. Todo mundo só pensa em ir para praia. Quem pode já sai de férias, quem trabalha, aproveita todos os fins de semana e dias de folga possíveis para estar de frente para o mar. As discotecas (para quem gosta) abrem filiais na praia. Os concertos a céu aberto pipocam por toda Italia, é tempo de Festivais de Música. A programação da TV muda, porque até apresentador tem direito a férias. Não espere encontrar almas vivas em agosto nas cidades, muito menos em Ferragosto (15/08). Só fica quem tem que trabalhar. E para quem estava desempregado, pode ser uma boa oportunidade para encontrar um trabalho porque abrem vagas para cobrir quem está em férias nas grandes cidades, ou simplesmente nos hotéis, restautantes e lojas de praia que abrem apenas nesse período. A temperatura pode chegar a 45°C e você vai comentar que nunca sentiu tanto calor na sua vida. E vai ser verdade! Período: julho – agosto

O outono: a vida murcha. As plantas perdem o viço, as folhas de árvores começam a amarelar e cair, o sol que se punha as 21 começa a se esconder cada dia mais cedo. Nas lojas de sapatos, as botas estão por toda parte, as pessoas já tem um guarda-chuva dentro da bolsa porque outono e inverno são estações de garoa e chuva fina. De noite esfria, se for sair, melhor um lugarzinho fechado. A vida volta ao normal nas cidades. Período: setembro -novembro

O inverno: é sinônimo de frio, neve na sua cidade ou não. As árvores estão peladinhas e a gente têm a sensação que tudo ficou meio cinza e não é mentira: o verde desaparece. Dentro do ônibus comum da cidade é possível encontrar senhoras com casacos de pele verdadeiros! Um luxo comparado com o jeito de se vestir dos frequentadores do transporte popular brasileiro. Sair com o motorino é impossível porque o vento congela, a menos que você vista 4 luvas e 10 casacos ultra quentes, com 2 cachecóis. Tomar um vinho tinto e licores é um prazer especial, bem como visitar o Ikea e comprar coisinhas para a casa ficar mais aconchegante. O dia termina cedo, às 16:30 da tarde já é noite. Mas a gente se acostuma, e sai na rua mesmo com o frio, a “noite” e a chuva (ou você prefere passar 4 meses ibernando?) Bom período para as cidades nas montanhas e estações de esqui. Período: dezembro – março

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas; em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Em 2010 foi a responsável pelo blog oficial da Região Toscana escrito em inglês (http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany) e atualmente trabalha com comunicação digital e tradicional. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

138 COMENTÁRIOS

  1. pretendo fazer uma viajem para italia dia 17/03/2009. estou super confusa com que roupas devo levar.. se vai estar frio como inverno ou primavera encantadora..

    rs…

  2. Março ainda faz frio. Pode colocar malha e casacão na mala. Se você der sorte, de dia pode até chegar a usar uma camiseta de manga curta quando o sol está no alto (hora do almoço), mas no entardecer vai precisar de casaco bem quente.

  3. Olá! Estarei na Itália entre 3 e 17 de abril, viajarei de carro de Roma até Veneza, passsando por algumas cidades no caminho. Ainda faz frio nessa época? Preciso levar casaco pesado, botas? Obrigada!

  4. @Marta
    Eu se fosse você colocaria na mala blusas de manga curta (durante o dia), blusas de manga comprida (para os dias mais frescos, especialmente no norte da italia), malhinhas de manga comprida, um casaco quente que seja útil para dia ou noite.
    Sapatos: acho bobagem trazer sandálias (abril ainda é muito cedo para colocar sandálias e você vai ter a palavra “turista” estampada na testa). Em geral sapatos fechados vão bem, seja daqueles que você usa com meia ou sem. As botas depende do seu gosto, mas já são botas de primavera e não mais botas de inverno (pesadas e de cores escuras).
    Abril é primavera e tudo pode acontecer. Se der sorte pegará dias ensolarados e quentes. Mas pode encontrar também dias de ventania gélida ou chuva. Quando o sol não sai, os dias são bem mais frios…
    Boa viagem!

  5. Vou viajar para o norte da italia no começo de outubro, o que devo levar de roupa??

  6. @Anonimo
    Deve levar roupa de frio! Em outubro começa a esfriar e sempre esfria primeiro no norte da Italia. Leve camisetas de manga comprida, malhas e eventualmente um casacão e botas.

  7. entro de vez enquando no seu blog(sempre por acaso),achava até então q vc vendesse idéias borocoxos para brasileiros(porque vi q tinha a publicidade desse cartão de telefone, e me passava essa impressão) mas só hj tive a curiosidade de ler até o fim alguma coisa, e … me surpreendi, vc escreve muito bem,está de parabéns, consegue explicar as coisas nos mínimos detalhes e com muita paciência, sobre as estações foi muito preciso, falou o que eu gostaria de falar para explicar o quanto são diferentes.
    adorei!agora vou virar “sócia”.

  8. @Juliana
    Fico contente que tenha gostado do site e se tornado socia. Poxa, você não gostou da publicidade do New Plus One?
    Alguém tem que ajudar a pagar o site… rs… De qualquer modo, é sempre bom saber de opiniões sinceras. Sempre as levo em consideração.
    E vê se volta logo para comentar, sócia! Até a próxima…

  9. Estarei indo para Roma na primeira semana de Outubro e não sei o que devo por na mala. Me ajudem!!!
    Beijoooss

  10. Vou passar Natal e Ano Novo na Itália. Temos parentes lá e ficaremos na cada deles. Vamos eu, meu marido e meu filho.
    Será que conseguiremos algum passeio agradável numa época dessa?

  11. Com certeza passeios agradaveis nao faltam, mas agradaveis no frio porque eh o auge do inverno. :)

    Fazer um passeio pela Toscana, descobrir nao apenas as cidades principais como Firenze e Siena, mas tambem os pequenos paesi, onde existe a possibilidade de entrar em contato com a verdadeira Italia é sempre uma boa pedida.

    Visita http://www.intoscana.it

    [ ]s

    Babi

  12. Estarei em Milão na segunda quinzena de abril, ainda está frio? Que roupa levar? Malha, casacos, botas?

  13. pretendo em julho ferias aqui no brasil do colegio ir para roma italia como e o tempo la nesse mes

  14. Olá!!! Vou viajar para Itália em Maio, vou para um casamento e aproveitar passar férias…Por favor o que acha que devo usar no casamento?Vai ser a tarde. E me diga para eu que vou passar férias na casa de parentes é necessário dizer na imigração quanto estou levando? Obrigada.

  15. oi gostaria de saber se mes de agosto , faz em veneza e frança ??
    O que devo levar de roupa calçados etc …

  16. Olá, estarei viajando p Italia dia 16 de julho e devo permaner por lá até o inicio de agosto. Pensei em levar tênis e sapatilhas já que vou caminhar bastante, mas confesso que fiquei com medo de esquentar muito os pés. O que vc me recomenda?

  17. Oi Barbara Motta
    Traga tb sandalias pq esta um calor infernal por aqui! Tipo 35 graus em media…

  18. Olá Brasil na Itália…Bom eu pretendo ir morar na Itália para Trabalhar em primeiro lugar e estudar, tenho cidadania italiana, sou casado, e pretendo levar minha esposa. Sou profissional de educação física aqui no Brasil com cerca de 10 anos de experiência, o foco é Personal Trainer, então, gostaria de informações sobre esse mercado. Vou para milão em abril.
    Agradeço muito se puder ajudar.

  19. Olá!
    Estou indo pra Itália dia 21/12 e pensei em ir de Roma a Milão de carro, parando pela Toscana. Mas me disseram que se nevar posso ter problemas nas estradas, que podem inclusive ser fechadas. Você acha que trem seria a melhor solução? E onde comprar adiantado?
    Obrigada desde já!
    Carolina Kotovicz
    carolkotovicz@gmail.com

  20. Mais uma dúvida!
    Vou estar na Toscana exatamente 25/12 e 26/12, ou seja, em dois feriados! Você sabe se ao menos os restaurantes abrem? As igrejas fecham?
    Obrigada!
    Carolina Kotovicz.

  21. Olaa!!
    Estareei em Milão em Dezembro/Janeiro,gostaria de saber que tipo d roupa levar.. Obrigada!

  22. Dezembro e janeiro sao os meses mais frios na Italia. Traga suas roupas mais quentes. Se vc nao tiver casacos muito pesados, pode deixar para comprar aqui mesmo: eles sao mais fashion e custam menos que o Brasil, pais tropical.

    Boa viagem e depois conta como foi!

  23. HAUHAUH poode deiixar, mto obriigada!
    Intaaum estou indo P Itália mais p estudar mesmo!

  24. Vou morar na Itália, e sei que as roupas do Brasil não são compatíveis com as de lá. Eu levo as minhas roupas daqui, ou abandono todas e compro roupas lá? ou aqui no Brasil tem algum lugar que venda roupas compatíveis?
    MSN: leos.oliv@hotmail.com

  25. Compre na Italia, vale mais a pena. Voce vai ficar mais fashion e gastar menos (porque a moda no Brasil eh um pouco diferente da moda italiana, aqui veste tudo mais justinho, com a forma do corpo).

    Traga o minimo indispensavel para a sua sobrevivencia, sem que vc precise sair correndo desesperado para nao passar frio, ne?

    Boa viagem,

    Barbara

  26. Olá!Em primeiro lugar queria agradecer e parabenizar pelas dicas postadas aqui.
    Eu irei agora em novembro para Itália,ficarei em Perugia e depois no sul da Italia.
    Já sei que essa época faz frio e gostaria de obter algumas informaçoes de onde comprar roupas boas com um preço bom. O famoso BB,bom e barato! Salão de beleza para fazer unhas como são os
    preços? existem manicures boas como no Brasil?
    Ouvir dizer que nos saloes da Itália,não se tira as cuticulas na unha,é verdade?
    Poste uns endereços de onde encontrar essas roupas pelas cidade que irei.
    Pois eu já estive em Milão e não comprei nada,pois achei tudo muito caro.

  27. Oi Vanessa,

    O melhor jeito de encontrar roupa barata na Italia eh nos mercados das cidades, que em geral acontecem uma vez por semana em um determinado lugar. Onde exatamente no sul da Italia voce vai?

    Assim outros leitores podem te dar a informaçao quentinha.

    Sobre as manicures, a melhor coisa eh experimentar uma na cidade onde vc for. Aqui eu conheço muita gente que prefere o "faça voce mesmo" ao contrario do Brasil onde a maioria das mulheres que conhecia faziam as unhas semanalmente.

    Boa viagem,

    abs

    Barbara

  28. Vou para Italia em 04-março-11 com retorno em 15-março-11. Pretendo conheçer a Tosacana (siena), Milão, Roma e Veneza. Nessa época ainda faz muito frio?

  29. Oi Renato,
    Março ainda eh um mes que faz frio e portanto pode trazer casaco!
    Mas nao esqueça tb uma ou duas camisetas de manga curta para a hora do almoço em algum dia especialmente quente, nunca se sabe ne? Teve um ano que em março fez mais calor do que em maio, o tempo anda meio louco em todo mundo, ne?
    Dizem que marzo è pazzo, porque tudo pode acontecer.
    Boa viagem!

  30. Olá!

    primeiramente parabéns pelas dicas postadas!
    bom. viajarei para Roma em janeiro e os casacos de frio que comprei não são muito compridos. Gostaria de saber que tipo de calça devo levar, pois penso que com calça jenas passarei frio. estou certa? O que é melhor apra levar?

    muito obrigadaa.
    abs. Yara

  31. olá!
    Embarco no fim de março para um tour na Europa e chegamos na Itália perto do dia 20/04. Visto o quê, com este clima tão louco??

  32. Certamente em abril ainda é cedo para usar sandálias ou regatas. Traga roupas de meia estação e algum casaco mais quente porque de noite faz ainda bastante frio em abril.
    Se você der sorte de dia pode ser possível caminhar de camiseta de manga curta em um dia de sol, mas não esqueça de trazer casaquinhos e sapatos fechados.
    Boa viagem! :)

  33. Yara,
    Eu uso calça jeans no inverno sem problemas. Às vezes prefiro calças de veludo, mas também uso jeans. O segredo é uma bota quentinha no pé, um cachecol para proteger a garganta e um gorrinho charmoso e quentinho na cabeça.
    Pé, garganta e cabeça quentes e você não sente frio!:)

  34. estou indo para Treviso em 05/01 , sei que vai estar muito frio , mas gostaria de saber se no lugares fechados , usa-se meia manga , ou soment roupas de frio , mesmo com aquecedor .

  35. saudações a todos, Vou para Roma em 21/12/2010 a passeio, como estas os preços de casacos aí nos mercados de rua, já morei aí 5 anos sei me virar pela cidade, ainda existe a mercado de sabado na transtevere? Entrei em alguns sites e os preços em euros não estão muito agradáveis

  36. OLA, estarei viajando para Italia, de norte a sul(passando pelas cidades, Venezas, Roma, Salermo, Capri, Napole…etc) do dia 03/01/2011 á 19/01/2011, estará muitoo frio?? quais tipos d roupa levar na mala???

  37. Olá, vou para a Itália dia 19 de abril e ficarei 10 dias. O traje típico do turista calça jeans, camiseta e tênis é permitido em Milão, Florença, Veneza e Roma?
    Você também saberia dizer se para viajar de trem de Roma a Milão ( Frecciarossa ) há espaço para acomodar malas grandes?
    Obrigado.

  38. Existe espaço para acomodar malas grandes no inicio de cada carroça (longe dos assentos), mas recomendo não exagerar. Viajando de trem com mala grande eh que vc percebe o verdadeiro significado de "mala sem alça" (mesmo que sua mala tenha alças!). A menos que alguem transporte as malas por voce, claro.

    Sobre as roupas, tem espaço para tudo na Italia, especialmente porque são todas cidades muito turísticas e com muitos estrangeiros. O importante são sapatos confortáveis. :)´

    Boa viagem!

  39. Olá,vou para Forli em julho e ficarei até outubro, o que devo levar de roupas? É possível vestir shorts e chinelos em casa?

  40. Olá! Vou p/ Itália/Portugal no final de março inicio de
    abril ainda é muito frio? casaco curto é suficiente.precisarei de cachecol tbem p essa época, não sei bem o que levar para 20 dias, poderia me dar umas dicas. obrigada

  41. Março ainda é bem frio aqui na Italia, dependendo da cidade que você visitar pode até nevar. A diferença em relação a meses como dezembro e janeiro é que durante o dia pode fazer um pouco mais de calor. Traga um pouco de tudo, inclusive um casacao bem quente.
    Eh normal se vestir como “cebola”, em camadas…
    Um abraço,
    Barbara

  42. Olá! obrigada por responder..bem na Itália vamos p/ Roma, Assis,Florença,
    Veneza, ainda é muito frio nesta região, no final de março.
    obrigada.
    Um abraço.

  43. Olá! Achei suas orientações muito interessantes.
    Viajo para Roma, Toscana, Firenze, Veneza e Milão no dia 18 de setembro ficando 14 dias. Gostaria de orientação sobre os tipos de roupas e calçados a levar, e se a chuva é frequente nesta época.
    Abraço.
    Marlene

  44. Estou indo para italia dia 24/10/11 ( iatalia ,norte da frança, austria e volto pro norte da italia estou em duvida que roupas levar? vai estar frio?
    obrigado

  45. Olá galera, estou indo para Italia no começo de outubro,e depois também vou para Paris gostaria de saber se tenho que levar bastante roupas de frio, pois ai ainda é outono como aqui no Brasil,más aqui não esta tão frio.Me ajudem por favor.

    Beijão a todos.

  46. Irei viajar para Itália dia 20/09/2011, e ficarei até o dia 03/10/2011, estou confusa com relação a roupa que levar. passarei por Milão, Bergamo, Veneza, Roma e Costa Amalfitana.

  47. Vou viajar pra Roma e Portugal no dia final de outubro dia (24/10 a 01/de 11) , não sei que tipo de roupa levarei, gostaria de uma sujestão,pois estou em dúvida se levo mais roupas de frio ou não.Obrigado

  48. Olá! Tudo bem? Inicialmente parabéns pelo blog. Amei!!
    Bom, estou de viagem marcada para a Itália período de 30/05/2012 a 07/06/2012. Que tipo de roupa preciso levar? Levo casaco? Tênis, sandália, vestidinhos soltos? Sei que não estará tão frio mas pesquisei no clima tempo que a noite faz cerca de 10 a 12 graus. Como moro no Rio, a segunda cidade mais quente do mundo… hehe. Vlw pelas dicas!!

  49. querida viajarei pela europa chegarei em veneza dia 17 gostaria de saber se posso usar sobretudos leves com meia e sapatos fechados é porque gosto muito de sobretudos com boinas tambem leves desde ja agradeço

  50. Sabrina,
    O frio está chegando por aqui e se você está vindo em novembro ou dezembro poderá trazer sobretudos pesados. À noite a temperatura chega tranquilamente em zero grau, de dia, quando tem sol, pode chegar a 20 graus.
    Sapatos fechados e boinas são muito bem vindos.
    Um abraço
    Barbara

  51. Oi Sabrina,
    Em abril é início de primavera, faz frio, mas muito menos do que dezembro e janeiro. Os sobretudo leves são perfeitos e as boinas também. Essa é uma época em que vale a pena levar um pouco de tudo: leve pelo menos uma blusa bem quetinha para a noite e pelo menos uma blusa de manga curta para um dia de sol mais quente. Em abril tudo pode acontecer… :)
    Quais cidades você vai visitar de bom?
    abs
    Barbara

  52. BOM É UM CRUZEIRO PELA EUROPA SAIO DAQUI DE SALVADOR PARA ESPANHA PORTUGAL TUNÍSIA GRECIA MALTA CROACIA DESÇO EM VENEZA E DAÍ AINDA NÃO TENHO ASSIM IDEIA QUANTAS CIDADES VOU VISITAR PELO FATO QUE AINDA VOU DAR UMA CHEGADINHA NA FRANÇA E INGLATERRA, TALVEZ FIQUE SOMENTE EM VENEZA MESMO, OU VISITE ALGUMA CIDADE PRÓXIMA VC PODE ME DAR ALGUMA OPINIÃO?

  53. Que delícia um cruzeiro pela Europa. Eu já fiz um no Mediterrâneo e fiquei morrendo de vontade de fazer esse intercontinental, mas ainda não bateu com a minha agenda. Vai ser um espetáculo!

    As cidades para visitar… bem, depende de quantos dias você terá e de onde chega. Veneza é linda e vale a pena a visita. Mas se der, desça um pouquinho e visite Florença e Roma. São cidades maravilhosas e especiais, diferentes de tudo aquilo que existe no resto do mundo.

    Quando você vê Florença do alto do Piazzale Michelangelo, por exemplo, não dá para não suspirar e pensar: “cara, como foi que eles fizeram tudo isso?”.

    E Roma é Roma, uma cidade absolutamente fora do normal, rica de arte, cultura, beleza. É uma experiência que vale a pena.

    Depois dessas, se sobrar tempo, passe em Paris e Londres, que são clássicas e vale sempre a pena visitar.

    Aproveita que agora na Italia, com a tal da crise, os preços estão mais baixos do que nunca: para compras, restaurantes e hotéis é um ótimo negócio.

    Boa viagem! :)

  54. Vou no começo de março para a Itália, com marido, uma filha e dois netos que estou criando. Farei pesquisa para um livro. No início iremos a Milão e Vale dAosta, para as crianças conhecerem neve. Faz muito frio lá? Pretendo comprar roupas de frio em Milão, mais baratas, onde encontro?
    Depois irei morar uns 4 meses em Loreto, e quero matricular as crianças numa escola, nem que seja como aluns ouvintes, o que achas disso? Será fácil?
    Obrigada pelas dicas, e parabéns por tudo.
    Mafalda

  55. Olá Barbara! Maravilha de blog. Chegui aqui através do Duc’s Amsterdan!. Adorei, tenho um amigo que irá, em lua de mel, no mês de maio para Itália (acho que fará, Veneza, roma e outras…).Indicarei seu blog para leitura.
    Passarei sempre por aqui. Bom Natal. 2012 pleno de realizações, saúde e tranquilidade.
    Ana

  56. OI Ana,
    Seja bem vinda ao site. :) Pode dar a dica para o amigo sim, e se ele não achar o que procura aqui é só perguntar. Será um prazer ajudar.
    Um ótimo natal para você também e um 2012 muito feliz para todas nós! :)
    Babi

  57. Mafalda:
    Sim faz um super frio no Valle d’Aosta, mas vc pode comprar os casacos assim que chegar na Italia. No mês de janeiro começa a liquidação na Italia e é possível encontrar ótimas ofertas nas lojas normais. Uma alternativa são os outlets ou os mercadinhos da cidade (nos mercadinhos vc gasta realmente pouco se a idéia for economizar).

    A idéia de colocar os filhos numa escola pode ser interessante, mas você diz uma escola de línguas particular, né?
    Não sei se por apenas 4 meses vale a pena colocar as crianças em uma escola pública, aliás, nem sei se é possível porque você deve ser residente na Italia (leia mais sobre isso aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2009/04/residenza-na-italia.html)

    Abs

    Barbara

  58. Olá Bárbara, muito bacana o site. Gostaria de viajar em fevereiro, vou junto com uma amiga e é a primeira vez dela, eu morei por aí, mas já faz tempo e não me lembro direito como era em fevereiro. Se vc puder ajudar, agradeceria, gostaria de saber que roupas levar nesse periodo?

  59. Oi Sandra, tudo bem?
    Fico contente que tenha gostado e espero que volte sempre.
    Em fevereiro aqui ainda é inverno e faz muito frio. Traga as roupas mais quentes que tiver, botas, gorrinho e cachecol.
    Não sei se você lembra, mas a tática do vestir como cebola sempre funciona porque dentro das lojas, hotéis e restaurantes o aquecimento é forte. Por isso, uma blusa de manga comprida ou uma malhinha mais leve resolvem. Para a rua, um casacão sempre cai bem.
    Boa viagem!
    abs
    Barbara

  60. Muito obrigada Barbara pela gentileza de ter respondido. Ainda gostaria de saber uma coisa: quantos graus costuma fazer em fevereiro? Outra coisa, as roupas de frio é melhor comprar aqui ou aí? Outra coisinha vou viajar num voo direto Fortaleza – Milão, e obviamente deveremos passar pela imigração italiana. Costuma ser complicado? Devemos levar seguro?
    Obrigada novamente e um abraço caloroso de Fortaleza pegando fogo

  61. A temperatura varia de acordo com a cidade que você vai visitar, mas em geral pense em algo entre -5 e 15ºC. Como fevereiro é mês de liquidação, você pode comprar aqui que vai economizar (leia este post: http://www.brasilnaitalia.net/2012/01/o-melhor-periodo-para-fazer-compras-na-italia.html ).
    Em geral passar pela imigração é bem simples, você mostra o passaporte e passagem. Nunca tive problemas, se você estiver com os documentos em ordem não terá problemas também.
    Sobre seguro de viagem, escrevi um artigo que explica a questão detalhadamente. Leia: http://www.brasilnaitalia.net/2011/11/seguro-de-viagem-para-a-italia-tudo-que-voce-precisa-saber.html

    Ah, e se quiser, escreva para gente um texto com dicas de coisas bacanas para um turista fazer em Fortaleza. Mande com fotos para brasilnaitalia@gmail.com e eu publico aqui. :)

    Boa viagem,

    Barbara

  62. Gente, bom dia
    Vou para italia nos dias 03/09/2012 e fico por valta de 20 dias, as cidades são napoli e salerno ( tenho amigos que moram lá) não sei o que levar nem o que vestir…. Help

  63. Maria,
    Pode levar calças jeans, sapatos fechados (em geral em setembro já é mais fresquinho para sandalias, mas depende do ano, sabe como eh esse clima louco), blusas de manga curta, comprida e malhinhas leves.
    Um casaco de couro é ideal para a estação.

    Se te interessar, dá uma olhada no estilo da moda italiana no site http://www.style.it

    Boa viagem e depois conta pra gente como foi!

    Ate mais,

    Barbara

  64. Bárbara Obrigada

    Essa será minha primeira viagem para Itália hehehe
    irei te encher de perguntas.. rsrss bjs

  65. Olá!! Viajo para Roma em 22 de março, que tipo de roupas devo levar, ainda é muito frio….vou tbem a Veneza, Florença. Algumas dicas me ajudaria.
    Obrigado

  66. Olá, Barbara! Adorei o seu blog que dá ótimas dicas e tira as dúvidas de todos. Você é muito gentil! Por favor, chegarei na Itália no dia 20 de maio e ficarei na Itália até o dia 03 de junho. Conhecerei Roma, Montecassino, San Giovanni Rotondo, Lanciano, Loreto, Cássia, Assis, Florença, Veneza, Pádua, Verona Montichiari e Milão… Gostaria de saber que tipo de roupas levar e quais as temperaturas médias dessas cidades. Vou pegar dias muito quentes? Neste período, chove nessas cidades?

  67. Edy,
    Final de maio é primavera, a temperatura varia em geral entre 20-24 graus, de noite um pouco mais frio. Camisetas de manga curta são uma ótima opção para um dia de sol, mas vale sempre a pena trazer algum casaco não muito pesado para o final da tarde/noite.
    Nesse período as chuvas começam a diminuir, embora isso varie muito. Teve um ano que não parou de chover até metade de julho, mas era atípico, foi um ano praticamente com apenas um mês e meio de verão. Mas espero que este ano não seja assim…

  68. Ola Barbara, vou para Roma inicio do mes de maio, o que deve levar para vestir, vou passar 15 dias e pretendo ir a Milao e Assis esta ainda frio, ou posso levar roupas leves.

  69. Vou a Roma em junho ,gostaria de saber se já é quente ou devo levar roupas de meia estação.grata

  70. Junho já costuma ser quente, ainda mais em Roma, digamos que é o primeiro mês do verão, então pode preparar uma mala de verão (sem deixar de levar um casaquinho e uma calça comprida caso esfrie…).

  71. Olá! Bacana seu blog, parabéns! Vou à Itália em maio, 2ª quinzena, Veneza, Florença e Roma (4 noites nas duas primeiras, e 6 na última cidade), por favor, me diga o que é imperdível. Ah! Endereço de Outlet seria muito útil. Grata. Aguado resposta…

  72. Oi Luciana, tudo bem?
    Que delícia, você vai chegar na Italia em plena primavera. Por aqui já começa a ficar tudo mais colorido, florido… :-)
    Ai, tem tanta coisa imperdível por aqui! Depende do que você gosta de fazer e tem vontade de ver.
    De qualquer modo eu sugiro que dê uma olhada nos artigos sobre:

    Florença – http://www.brasilnaitalia.net/category/destinos/italia/toscana/firenze

    Roma – http://www.brasilnaitalia.net/category/destinos/italia/lazio/roma

    Veneza – http://www.brasilnaitalia.net/category/destinos/italia/veneto/venezia

    Sobre outlet, existem vários bacanas. Se você curte grandes grifes eu sugiro o The Mall que fica pertinho de Florença. Dá uma olhada aqui:
    http://www.themall.it/

    Boa viagem!

    abs

    Barbara

  73. Olá, acredito que estarei morando (pelo menos 15 meses)em Pisa. Vou pelo programa Ciência sem Fronteiras. Em julho (que é a chegada) até desembro só frio? rs..rs..

    Obrigada, pela ajuda que nos dá!

  74. Olá, Bárbara!!

    Tudo bem?
    Ainda estou com dúvidas sobre o que levar na bagagem. Viajarei na primeira semana de junho. O que precisarei levar para passear em Veneza / Roma / Florença? Faz frio a noite? Sempre ouço dizer que durante o dia é quente porém a noite faz frio… obrigada pela atenção!

  75. Anna,
    Sim, na maioria das vezes esfria um pouco a noite, mas tudo depende da sorte (já que o tempo anda meio maluco). Ou seja: pode ser que você pegue dias e noites super quentes ou pode ser que dê uma esfriadinha e um casaquinho seja necessário. Pode trazer sandálias e sapatilhas, blusas sem manga, com manga e casaquinhos. Evite roupas para tempo muito frio, em junho é realmente raro fazer muito frio, a temperatura dificilmente eh menor do que 19 graus. Abs Barbara

  76. Oi Bárbara. Gostariamos de algumas dias. Vamos estar na Itália no período de 23/05/12 à 09/06/12. Por ser primavera, qual seria a a temperatura mínima? Vamos a Milao, Padova, Veneza, Firenze, Roma, respectivamente. Vamos fazer o roteiro por trem. Gostaria de dicas de lojas em Milao e Firenze para compra de roupas boas e com um preço bom. Nao vamos levar casacos “pesados”. Gostariamos de comprar em Milao algumas roupas para usarmos durante ja Viagem. O que vc sugere? Sabe onde encontrar cremes hidratantes de cabelo da marca alfaparf e moroccanoil? Desde já agradecemos. Beijos!!

  77. OI Mariana, tudo bem?

    No final de maio a temperatura mínima deve ser em torno de 15 graus de noite, mas tudo depende da sorte: você pode pegar dias ensolarados com um calor de 30 graus ou de repente chega aquela frente fria polar que a gente não espera e tem que vestir casaco de novo. Por via das dúvidas, na primavera é sempre bom trazer um pouco de tudo, ou então deixar para comprar uma parte aqui como você sugeriu.

    Nos arredores de Milão tem um outlet chamado Serravalle, que eu sei que existe mas ainda não conheci. Na verdade eu costumo frequentar os outlets aqui na Toscana e posso recomendar o The Mall ( http://www.themall.it ) onde você encontra as grandes grifes italianas e com paciência sempre dá para garimpar umas peças interessantes que vale a pena ter no armário. Além disso o lugar é muito bonito, existe transporte público para chegar ou se você se hospedar no centro de Florença pode pedir para virem te buscar no hotel (é um serviço a pagamento, mas acessível, custa uns vinte e poucos euros ida e volta).

    Existe também o outlet de Barberino, com lojas mais populares e consequentemente mais baratas ( http://www.mcarthurglen.it/barberino/ )

    Eu nunca ouvi falar nessas marcas de creme que você falou. Alguns cremes hidratantes vendem em farmácias, outros apenas em perfumarias. Dá uma pesquisada em alguma dessas lojas: http://www.brasilnaitalia.net/2011/11/lojas-de-cosmeticos-maquiagem-online-com-entrega-na-italia.html

    Boa viagem! E não esquece de voltar aqui e contar como foi! Abs Barbara

  78. Barbara, otimas dicas embarco dia 21 de maio e estava totalmente perdida quanto as roupas, ainda estou meio perdidada,kkkk, mas ajudou bastante…estava levando muito mais roupa de calor, vou chegar em Milão 3 dias, Verona 3 dias, Florença 5 dias, Siena 3 dias e Roma dias e sou uma pessoa friolenta…rsrsr obrigadissima

  79. OLA, Barbara. Viajaremos para Italia de 23 de setembro a 04 de outubro, vamos para Veneza, Roma, Firenze, Castiglione in Teverina. Gostaria de saber que tipo de roupa e quantidade devo levar,tenho muito frio e meu marido? Obrigada.

  80. Oi Patricia,
    Eu particularmente recomendo não exagerar com as malas. Não existe nada mais chato do que viajar carregando peso para cima e para baixo e aqui na Italia é difícil encontrar um carregador de malas por você.

    Sobre as roupas, é um período de outono, ou seja, meia estação. Aqui na Italia isso significa temperatura entre 10-25 graus. Traga apenas sapatos fechados, um mix que inclua poucas blusas de manga curta, algumas de manga comprida, umas 2 malhinhas leves e eventualmente um bom casaco que caia bem com todas as suas roupas. A mesma coisa para o seu marido.

    Ah, e se por acaso faltar alguma coisa, não se preocupe, aqui não faltam lojas lindas e se você for até um outlet provavelmente consegue comprar pelo mesmo preço que no Brasil (ou até menos, depende do caso!).

    Boa viagem!

    Barbara

  81. Olá… tudo bem??? Gostaria de idéias de passeios em Nice, Milão, Florença, Roma e Veneza…Vou dia 26 de outubro… Obrigada.. bjoss

  82. Oi, estou indo para a italia na 2 semana de abril passar minha lua de mel em roma, veneza, florenca e costa amalfitana. Quais sao as roupas que devo levar? Poderias me
    Dar dicas de atividades e lugares? Obrigada!

  83. OI Michelle, tudo bem?
    Abril é início de primavera, ainda é bem friozinho e você pode incluir uns casacos na mala. Leve também algumas blusas de manga curta porque nos dias de sol faz calor na hora do almoço, especialmente em Roma e na Costa Amalfitana, que são mais quentes do que Veneza, por exemplo.
    Sobre dicas de viagem, um site muito bom sobre a Costa Amalfitana é o Positano.com
    Sobre Roma, Florença e Veneza você encontra dicas aqui no site, pesquise na seção “Destinos” (na barra no alto do site).
    Abs
    Barbara

    Oi Larissa,
    No final de outubro-começo de novembro já está bem friozinho por aqui. Traga roupas de manga comprida e sapatos fechados (quem sabe uma botinha de couro impermeável para eventuais dias de chuva).
    Escreva o nome das cidades no campo de busca ou pesquise nossa seção de destinos para dicas sobre o que fazer nas cidades onde você vai passar.
    Abs
    Barbara

  84. vou viajar para Florença dia 3/12 e gostaria de saber que tipo de roupa e calçados, e qual e a estação do ano!obrigada.

  85. Dezembro é inverno na Italia: faz frio e chove bastante nessa epoca. Traga uma boa bota de couro impermeavel e confortavel (vc vai andar bastante por aqui), malhas e um bom casaco. :) Boa viagem!

  86. Olá!! Estou indo para a Itália agora no final de Novembro, estoou preparada para o frio com casacos e botas. Seria necessário colocar na mala algo menos quente?? Quero saber também onde comprar coisas boas e com um bom preço em Roma. Desde ja, agradeço!

  87. Vou visitar meu filho na Ilha de malta no Mediterrâneo do dia 28/12 a 15/01 preciso de ajuda do que levar na mala, que tipo de roupa, sapato, cachecol?por favor me oriente?
    E qual o tipo de lugar para alugar é mais em conta e o que sugere?
    aguardo ansiosa.
    Obrigada

  88. Vou para a Italia em 23 de janeiro pretendo fazer de norte a sul ,estou preocupada com as chuvas e o frio,o que devo levar? e os homens?
    desde já agradeço

  89. Erica,
    Traga roupas quentes porque janeiro costuma fazer frio em toda Italia (temperatura geralmente abaixo dos 15 graus). Eventualmente chove, vale a pena trazer uma bota de couro impermeavel seja para você como para os homens que viajam com você.

  90. Bom dia Barbara,
    Estou indo para Paris (15/04/2013) – Roma -Florenza – Nápole – Benevento – e por fim um casamento em Montefusco em 02/06/2013. Estou na dúvida o que vestir no casamento que será durante o dia. Meu manequim é 46,48. Encontro lojas por aí onde possa cobrar coisas interessantes com bom preço?
    Neste período preciso levar roupa leves e quentes? Na verdade, gostaria de levar pouca roupa que poderiam ser descartadas e comprar roupas bem diferentes por aí. Posso arriscar?
    Obrigada, Abrs Ivete

  91. Olá! Obrigada pelas dicas. Se surgirem mais dúvidas, que vão surgem com certeza, vou fazer nova consulta.
    Abraço.

  92. Olá gostaria de viajar para itália, acho a primavera linda e gostaria de saber exatamente qdo inicia e termina, a temperatura média, tipo de roupas, em que cidade é mais pratico ficar e visitar as demais, se alugo um apto ou não, gostaria de ficar em um lugar modesto, mas limpinho e bem localizado, se possível vc que conhece bem, qual seria um roteiro dia-a-dia para 10 dias por exemplo, gosto de sair andando, ônibus, metrô, enfim queria viver o cotidiano italiano, mas sem perder de vista o olhar turistico. me socorra preciso me organizar, comprar passagens e etc. seria para 2014, ou dependendo das suas respostas ainda este ano no final do ano.

    ficarei no aguardo.

    grata!

  93. Olá Rosyane, tudo bem?
    Quando falamos em tempo, é difícil dar uma data certinha de início e fim, né? Tem ano que esquenta mais cedo, ano que chove demais… enfim, o tempo é meio instável em todo o mundo, inclusive na Itália. O artigo indica o período de abril a junho como primavera, embora as datas oficiais de início e fim sejam 20 de março e 21 de junho.
    Sobre o guia de viagem, eu sou suspeita: adoro a Toscana e certamente escolheria alguma cidade deste estado italiano: Florença é certamente aquela mais fácil para usar como base para outras viagens de trem, Pisa é ótima se você procura vôos low cost.
    Aqui você encontra um artigo muito bom, que certamente vai ajudar você a ter uma idéia melhor do que ver e fazer:
    http://www.brasilnaitalia.net/2012/04/viagem-para-a-europa-que-paises-visitar.html
    Eventualmente você pode pedir ajuda em uma agência de viagem, que organizará tudo para você, sem que você tenha que pensar em cada pequeno detalhe.
    Um abraço,
    Barbara

  94. Olá, Bárbara! Estou indo comemorar minhas Bodas de Prata na Itália. 3 dias em Roma, 2 dias em Florença e 3 dias em Veneza. Você poderia indicar bons hotéis (até E 250) principalmente em Veneza e Florença? Alguma dica romântica para essas cidades? Obrigado!

  95. Olá Barbara,
    Primeiramente quero parabenizá-la pelo site é fantástico, super bem escrito com muitas informações importantes para planejarmos uma ótima viagem. Gostaria de tirar algumas duvidas depois de ler todos os comentários deste post! Estou indo dia 21/03/2013 para Roma e fico até 27/03 quando vou para Veneza, o que é mais adequado:
    1) Levo um sobretudo de lã, casaco de couro forrado de pele ou casaco de couro simples? (além de cardigans e cashemere que estou levando)
    2) Vou levar botas, levo sapatilha ou são desnecessárias e scarpin para noite?
    3) Levo saia para usar com meia calça durante o dia e vestido com meia calça a noite ou só calças mesmo?

    Agradeço desde já ! Um grande bj!

  96. Oi Fabi, tudo bem?
    Vamos por ítens:
    1= Ou o sobretudo de lã ou o casaco de couro forrado, o que for mais quente. Em Veneza ainda faz frio, especialmente à noite. Roma é um pouco mais quente, especialmente se você der sorte de pegar dias de sol, mas ai é só tirar o casaco na hora do almoço. :)
    2) As sapatilhas podem ser desnecessárias se você quer economizar espaço na mala. Em março ainda pode dar muita chuva, melhor as botas, que servem para todas as ocasiões.
    3)Aqui na Italia a mulherada em geral não usa muito saia de dia. Uma vez um italiano disse que eu não parecia brasileira porque não usava saia e estava de jeans e botas. Achei engraçado. Isso não significa que você não possa usar saias, mas talvez as calças sejam mais práticas e mais adequadas para março, que ainda faz friozinho. Tudo depende também do estilo da saia…

    Boa viagem!

    Bjs,

    Barbara

  97. BOA TARDE

    GOSTARIA DE AJUDA, ESTAREI VIAJANDO PARA ITALIA / ESPANHA DE 01 A 16 DE SETEMBRO.
    QUAIS ROUPAS DEVEREI LEVAR?

    OBRIGADA

  98. Olá, boa noite. Tô planejando viajar para a Italia, ainda não decide se em setembro ou outubro.Vamos passar uns dez dias, vamos para Aprilia. Quero ajuda sobre o que levar para vestir, lugares para conhecer. Em que mês lá tá menos frio.

    Obrigada.

  99. Ok, então decidi… vou em setembro. E sobre lugares para conhecer… sobre Aprilia, não encontrei quase nada de informação.

  100. Não é que Aprilia seja uma cidade enorme e famosíssima na Itália. De qualquer modo, você pode dar uma olhada no que vai encontrar com Google Maps, assim dá para dar uma exploradinha na área.
    O ideal é usá-la como base para explorar os arredores. De qualquer modo, em cidades menos famosas, você tem a oportunidade de ver como é a verdadeira vida italiana. :)
    Um abraço e boa viagem.
    Ah, setembro é meia-estação. Depois do tórrido verão no mês de agosto, em setembro começa a dar uma esfriadinha, especialmente à noite. Não precisa trazer casaco muito pesado de inverno, mas vale a pena trazer de camiseta de manga curta até malhinha para o final do dia.
    Boa viagem!
    Abs
    Barbara

  101. olá Barbara,

    Vou fazer uma viagem a Itália agora no próximo mês… precisamente, no período de 12 a 27 de agosto. Roma, florença, Toscana,Veneza. Gostaria que me desse algumas dicas de vestuário e sobre o clima nesta época do ano.

    Muito bom seu blog, Parabéns!!!

    aguardo ansiosa por suas dicas!

    abraços!

  102. Oi Silvana,
    Em agosto costuma fazer muito calor; no final do mês a temperatura pode eventualmente baixar algum dia, mas em geral está sempre acima dos 25 C. Por isso, pode trazer muita roupa leve, sandálias e eventualmente um ou dois casaquinhos daqueles que você usa com tudo.
    Um abraço e boa viagem.
    Barbara

  103. Oi Edison, tudo bem?
    Pode levar algumas roupas elegantes porque no navio costuma ter festa de gala. A sua mala deverá ter de tudo um pouco, porque na Itália em novembro faz frio e no Brasil calor. :)
    Obviamente a mala depende de quantos dias na Europa você vai ficar (outono/inverno). Mas para Savona pode trazer roupas quentes: uma malha e um bom casaco já devem bastar para apenas 2 dias.
    Abs
    Barbara

  104. Ola!!!

    Estou indo para Italia (roma, florença, Chianti, San Gemignano, Siena e Veneza) em 26/set e volto 12/out. E pegarei um navio p/ Grecia(5out-12out).
    Estou mais em duvida quanto aos sapatos, pensei em levar uma sapatilha e 1 sapato scarpin baixo p/ algumas noites. Só estou em dúvida se levo uma bota! Cano alto ou baixo p/ essa estação? Será que vale a pena levar? Para o navio mais uma rasteira e tenis(p/ o navio- academia-se eu for). Mulheres e suas dúvidas rs
    obrigada!
    beijos

  105. OI Shalimar, tudo bem?
    Vim aqui para te confundir mais um pouco…
    Os sapatos baixos e confortáveis, ok, mas no navio costumam ter jantares e festas de gala, neste caso um salto alto pode cair super bem também!

    A bota não é imprescindível nesta época, pode ser de cano alto ou baixo, em geral as botas feitas no Brasil não são muito quentes, o que é ótimo porque ainda é cedo para botas forradas para o inverno.

    Eu em geral uso muito botinha de cano curto com o jeans porque é super confortável e prático (na minha opinião mais confortável que sapatilhas porque depois de algumas horas caminhando meu pé incha e é um horror! rs).

    Bem, boa viagem! Espero que você não precise levar uma mala só para sapatos. rs! Essa é a parte mais difícil da mala…

    Até mais,

    Barbara

  106. Olá,

    Em abril é necessário levar botas? sapatilhas não são suficientes para o friozinho que vai fazer?
    Obrigada!

  107. Estou começando a planejar minhas férias de julho de 2015 e queria muito conhecer a Itália. Só estou com muito medo do calor. Em todo lugar leio comentário sobre o quão insuportável pode ser o calor em Roma.
    Barbara, sendo bem sincera: primeira vez na Itália, vale a pena ir no verão?

    Abraços.

  108. OI Mônica, tudo bem?
    No verão o calor aqui é realmente massacrante: especialmente para quem passou por um longo inverno de frio e garoa e nos meses mais quentes do ano tem que ir trabalhar nas grandes cidades, invés de curtir na beira da praia.. rs
    Particularmente acho que vale super a pena vir no verão! Basta que você se adeque ao calor: dedique pelo menos um dia para visitar uma cidade de praia (pode ser Capri, Costa Amalfitana, Cinque Terre, Versilia, Rimini, Sicilia…) e se quiser seguir as cidades clássicas de uma primeira viagem ( http://www.brasilnaitalia.net/2014/03/15-dias-na-italia-itinerario-classico.html ) dedique as horas mais quentes do dia (em geral das 12 às 15) para um almoço tranquilo ou para visitar museus, parques e jardins com muitas árvores e coisas do gênero. Caminhar por vielas de pedra, rodeado por casas de pedra na hora do almoço é realmente como estar em uma sauna. Mas no final do dia é um passeio inclusive muito agradável. Nas cidades menores você vai notar que o comércio fecha as portas por volta das 12:30 para reabrir por volta das 16, o que não acontece em shoppings (aqui o chamado centro commerciale e outlets).
    Um abraço e boa viagem!
    Barbara

  109. Obrigada, Bárbara. Como sou professora, só consigo férias no período de férias escolares. Então, tenho a opção verão-muito-calor (Jul) e inverno-muito-frio (Dez-Jan). rs O jeito é se adaptar.

Responder