Se você está programanado uma viagem para a Itália, mas não tem idéia do clima que vai encontrar por aqui, este artigo é em sua homenagem! O objetivo é te ajudar a definir a melhor época para você vir para a Itália, e claro, dar uma mãozinha na hora de arrumar as malas.

maurice_prendergast1

Quando faz frio e quando faz calor na Itália

As estações do ano na Itália são o oposto do Brasil: quando no Brasil é verão, na Itália é inverno; quando no Brasil é inverno, na Itália é verão.  Mas diferentemente do que acontece na maior parte das cidades brasileiras, aqui na Itália as estações do ano são bem definidas. Isso significa que no inverno faz realmente frio, na primavera começa a esquentar, no verão o calor é tórrido, no outono volta a esfriar. Já escrevemos mais detalhes sobre as 4 estações da Itália aqui no site.

Salve nos favoritos: a previsão do tempo em Roma atualizada em tempo real!

Outra peculiaridade do clima italiano é que o inverno é bastante úmido e o verão é mais seco. Ou seja: no inverno é fácil encontrar aquela garoinha, chuva e até neve dependendo da cidade. No verão, ao contrário, podem passar dias sem chover. Leia detalhes sobre a estação das chuvas na Itália.

maurice_prendergast2

Tempo em Florença, Milão, Roma e Veneza

Para ajudar na organização da sua viagem, e também da sua mala, criamos uma tabela com as temperaturas médias mínimas e máximas para as quatro principais cidades visitadas pelos leitores do BRASIL NA ITALIA: Florença, Milão, Roma e Veneza.

Aproveito para destacar que é temperatura média, ou seja: embora em Florença esteja escrito que a máxima média é de 31ºC, você pode pegar um dia tórrido de 40ºC!

Além disso, lembre-se que na hora do almoço a temperatura pode ser muito mais alta do que às 2 da manhã porque existe uma grande diferença térmica entre o dia e a noite.

temperatura_media

Alta e baixa temporada na Itália

A alta ou baixa temporada depende da cidade que você vai visitar. Nas cidades onde é possível esquiar, por exemplo, os meses de inverno são considerados alta estação. Já nas cidades de praia é o contrário. Na maioria das cidades, no entanto, o inverno é considerado baixa estação. Para entender melhor como funciona, leia o artigo que escrevemos sobre como funciona a alta e baixa temporada na Itália.

Crédito imagens: quadros de Maurice Prendergast

64 COMENTÁRIOS

  1. Prezada Bárbara,
    Tenho viagem marcada para Itália no período de 27/02 08/03/2014, chegando em Roma, para ficar 02 dias ( apenas para rever alguns lugares, pois já estive em Roma). Alugo um carro e vou para as seguintes cidades: Norcia, Spoletto, Assis, Perugia,Montepulciano, Siena, San Gimignano, Florença, de onde retorno para o Rio. Estou tendo bastante dificuldade em encontrar material pela internet, que contenha as principais atrações turísticas nestas cidades. Será que você poderia me ajudar com alguma indicação? Ficaria imensamente agradecido

  2. OI Waldemar, tudo bem?
    O seu roteiro está perfeito, se sobrar tempo você pode passar para visitar também Pienza e Lucignano (Pienza é a cidade do queijo pecorino e Lucignano da árvore do amor, aqui estão os artigos respectivos:
    http://www.brasilnaitalia.net/2012/02/pedido-de-casamento-na-italia.html
    http://www.brasilnaitalia.net/2012/02/lucignano-e-a-arvore-do-amor.html )

    Sobre Florença, essa é a cidade onde moro e por aqui tem várias dicas sobre a cidade e eventos na cidade. Por exemplo, as praças mais belas da cidade: http://www.brasilnaitalia.net/2012/11/12-pracas-imperdiveis-de-florenca.html

    Em breve vou fazer um guia sobre Florença organizando todo esse conteúdo porque é difícil achar tudo que já publicamos! Vai ser mais ou menos no estilo deste de Roma: http://hospedagem.brasilnaitalia.net/roma

    Fica de olho aqui no site que vou tentar atualizar com as outras cidades que você mencionou. Algumas já visitei dezenas de vezes, mas acabei nunca escrevendo um artigo. Obrigada pela sugestão,

    Um abraço,

    Barbara

  3. Oi Barbara,
    Fico em Roma de 10 a 14 de setembro, será que ainda pego um calorzinho? O que acha do Roma Pass, será que dá para comprar no aeroporto? Outra coisa importante, quero muito ir ao Teatro de Ópera, será que consigo comprar ingressos quando chegar aí? Querida, aguardo suas orientações.
    Grata, maria José.

  4. Oi Maria José, tudo bem?
    Acho que o Roma Pass vale a pena sim, especialmente se você quer visitar as principais atrações como o Coliseu os os museus mais populares (e caros!). Aliás, você viu que escrevi um guia das atrações de Roma? Este é o link: http://hospedagem.brasilnaitalia.net/roma
    Você pode comprar o Roma Pass aqui: http://www.romapass.it/p.aspx?l=it&tid=8

    Sobre o teatro dell’opera você pode comprar o ingresso diretamente online se quiser. As informações sobre bilheteria estão aqui. http://www.operaroma.it/ita/biglietteria-come-acquistare.php e o site onde comprar os ingressos eh este: https://www.lisclick.it/ticketing/home.html

    Particularmente nunca fui ao teatro dell’opera em Roma para te dizer se dá para comprar na última hora, mas para todos os tipos de evento na Itália, é sempre melhor comprar com antecedência para garantir um lugar, e quem sabe, um bom lugar. 🙂

    Um abraço,

    Barbara

  5. Ola Barbara
    Visito regularmente a Italia todo ano como turista.
    Penso em escolher uma cidade para residir por alguns meses.
    Estou escolhendo aquela que possui esportes, temperatura agradável e que sejam bem administradas com pouco turismo. Ex:estive em Roma e o turismo me enlouqueceu. Definitivamente non mi piace.
    Penso em Florença ou Parma.
    A principal dificuldade que enfrento são os horários com as refeições. Para comer bem… voce gasta muito e tem de reservar tempo para isto. Somente encontrei um lugar perto de Milao com sistema de buffet.
    Ficava em um local onde havia muitos trabalhadores, área industrial. Cozinhar requer tempo e faze-lo para poucas pessoas é cansativo e perde-se muito tempo, né?
    Como é o seu dia a dia ? Voce cozinha em casa?
    Entrei na internet e nao achei nenhuma academia que tivesse squash. Somente Golf.
    Grato,
    Flavio

  6. Oi Flávio, tudo bem?
    Florença não é muito diferente de Roma. Entre maio e setembro é difícil caminhar pelas ruas sem esbarrar em 597 turistas por metro quadrado… rs! Mas é uma das cidades mais bonitas do mundo, fazer o quê? 😉

    Sobre cozinha… bem, para isso existem as trattorias, dos mais diferentes estilos e preços. Existem lugares onde você almoça um primeiro prato, segundo, contorno, água e café por 13 euros. Tem lugares onde para comer a mesma coisa gastará 30. Depende um pouco do seu estilo. De qualquer modo, os restaurantes buffet na Itália não são tão frequentes, em geral os italianos prefere alla carte (ou melhor: o garçon diz o que tem, e você escolhe enquanto ele fala, dizem que cardápio é para turista… rs)

    Não saberia te dizer em relação a squash porque não pratico o esporte. Mas lugares para jogar tênis não faltam. Toda cidadezinha em geral tem um sistema esportivo público em geral com piscina, lugares para praticar diferentes tipos de esporte… pelo menos na Toscana.

    O ideal no seu caso talvez fosse uma cidadezinha pequena, não muito distante de uma grande cidade. Assim você tem as comodidades de uma vida mais tranquila longe do turismo, sem estar isolado do mundo.

    Bem, é isso. Abs Barbara

  7. Ola Barbara.

    Por um acaso encontrei seu blog, amei de primeira, na verdade tenho muita vontade de visitar Roma, Florença, Veneza e outras cidades. Mais fico pensando, não sei falar inglês só português, minha dúvida é: Será que saberei me deslocar por todas as cidade sem alguém que mim oriente.

    Obrigada,desde já. Jociane.

  8. Oi Barbara,

    Achei muito legal as dicas que vc dá, por isso me arrisquei a te perguntar :
    Pretendo ir a Itália no período de 19 a 31 de Março/2014 e li algumas matérias que o clima ainda está friozinho porem não chove tanto qto em Maio, o que vc me diz???
    Chegaremos em Roma e vamos alugar um carro e ir até Milan pelo litoral passando pela Toscana que é o meu sonho , por conta do filme “Sob o sol da Toscana”. Vc acha que vai ser muito corrido ???
    Vamos em 2 casais somente sem crianças para agilizar o passeio.
    Agradeço se puder me dar algumas dicas…
    Muito obrigada,
    Abraços,

  9. @Jociane,
    Na Itália mais importante do que falar inglês é falar italiano. Mas se você não domina bem nenhum das duas línguas pode:
    – comprar um livro com as expressões mais comuns em italiano usadas durante as viagens
    – preferir os serviços oferecidos em língua portuguesa na Itália: de hotéis até os guias de turismo (por falar em guias de turismo, acabei de lançar um site novo só com o nome de guias de turismo em português, você viu: http://guias.brasilnaitalia.net
    Agora existe também sempre o antigo método de mímica, de apontar o que quer, da linguagem facial.. rs Nem sempre funciona e você pode não conseguir o que deseja e ainda pagar mais caro do que pagaria. Mas você vai conseguir sobreviver! rs
    Boa viagem!

  10. @Silvia
    Na verdade na Itália chove bastante seja em março como em maio. No final de março já começa a esquentar (em comparação a janeiro), mas ainda é bem frio. Na praia, por exemplo, é impossível ficar de biquini. No máximo, em um belo dia de sol, você pode curtir umas horinhas com uma blusa de manga curta (mas só na hora do almoço, a hora mais quente do dia).
    Também aproveito para te dizer que as cidades do litoral estão bem mortas nessa época, elas só vão começar a ficar mais animadas lá para junho. Em contrapartida é muito fácil achar hotéis baratos.

    Se eu fosse você misturaria um pouco cidades históricas com praia, para que você possa curtir mesmo no caso de o tempo não estar uma maravilha.

    Por exemplo: você pode passar pela Maremma Toscana em cidades como Pitigliano, Saturnia (fazer um banho nas termas de Saturnia em março é um espetáculo, existe uma área aberta ao público grátis e termas a pagamento), Montemerano.
    De lá você tem duas opções:
    1) ou fazer o litoral: do Argentario para cima pelas praias da Toscana, que seria ideal em junho, se o tempo tiver ruim melhor a opção 2)
    2) subir por Siena, parar em San Gimignano, vir até Florença (essas são as cidades mais famosas da Toscana).
    Depois você pode continuar até Pisa (que fica próxima a Lucca, que também vale a visita). Quem sabe pode ver o mármore da Toscana que é o mais famoso do mundo, em Carrara. E aí vai subindo até a Liguria, Cinque Terre e Milão.

    Em relação a quantidade de dias, bem, dá para fazer. A distância direta de Roma a Milão são uns 600km. Obviamente você fará o percurso mais longo, parando em mil lugares. Então é só uma questão de organizar um calendário e finalizar o roteiro.
    Já escrevi sobre algumas dessas cidades por aqui no site, dá uma pesquisadinha e qualquer dúvida é só perguntar.

    Abs e boa viagem,

    Barbara

  11. Olá, Vou visitar Milão entre os dias 20 e 27/10/13, como normalmente é o tempo nessa época, estou um pouco confusa em fazer as malas, levo mais roupas de calor ou frio?

    Até mais

    Geizi

  12. @Geizi
    Pode trazer mais roupas de frio, aqui no outono já faz bem friozinho, especialmente de manhã e no final do dia. 🙂
    Boa viagem
    Abs
    Barbara

  13. olá!

    vou estar na Italia na primeira semana de Dezembro

    gostaria se possivel que me informasse se a temperatura nesse periodo é mais amena no norte ou no sul da Italia.

    muito obrigado!

  14. Oi Miriam,
    Em geral faz menos frio no sul da Itália, mas é bom saber que a temperatura pode variar de cidade para cidade. Em algumas cidades da Sicília pode até dar para entrar no mar em dezembro (apesar da água ser fria), em outras dá até para ver neve… Boa viagem!
    Abs
    Barbara

  15. Olá, Bárbara,

    Cogito ir a Itália em abril/2014 e me pergunto se vale a pena tentar conhecer a cidade de onde vieram meus bisavós – Veronella, próxima a Verona. Terei cerca de 15 dias de viagem e pretendo percorrer cidades entre Roma e Veneza… O que acha ?

    Desde já agradeço por qualquer dica que tiver para enriquecer minha viagem !

    Virgínia

  16. Oi Virgínia, tudo bem?
    Abril é uma ótima época para visitar a Itália porque já faz menos frio, a primavera está começando e é quase como o despertar da vida. Sobre Veronella: particularmente eu não conheço a cidade, será um vilarejo pequeno, mas como se trata da cidade dos seus bisavós pode valer a visita. Além disso, a cidade fica a apenas 40 minutos de Verona, um outro destino que vale incluir no seu roteiro.
    O destino entre Roma e Veneza é um clássico, vale sempre a pena, parando claro também em Florença, dando uma esticadinha até Pisa e outras cidades gostosas da Toscana e depois continuando em direção a Veneza.
    Divirta-se. E qualquer coisa é só perguntar!
    Abs
    Barbara

  17. Barbara, tenho apenas 7 noites na Itália em março/2014. Se for possível, minha vontade é conhecer Roma, Veneza e Florença. A melhor forma de viajar entre essas cidades é de trem ou é melhor alugar um carro? Como você indicaria dividir os 7 dias?

  18. Eu iria de trem de alta velocidade: é mais rápido do que de carro, é diferente (porque no Brasil não existem trens desse tipo), é agradável porque você não precisa ficar prestando atenção nos radares na estrada para evitar multa, pensar em estacionamento (que são bem caros no centro de Roma, Florença e em Veneza).

    Eu faria 3 noites em Roma, 2 em Florença e 2 em Veneza.

    Roma tem muita coisa para ver, você vai sair dos 4 dias com gostinho de quero mais.

    Florença é uma linda cidade, cheia de atrações bacanas. Tem quem explore a cidade em um dia, sem visitar museus e afins. Se você fizer essa opção poderá de qualquer forma visitar as outras cidades nos arredores que são um must: Pisa, Siena, San Gimignano… a lista é longa. Ou você pode deixar para curtir apenas Florença e fazer o resto da Toscana em um segundo momento.

    Veneza é uma cidade super especial, merece no mínimo uma noite lá, ainda mais se você for com sua cara metade. Também existem várias atrações bacanas para você visitar nos arredores como Murano, Burano… E se você for na época do carnaval, pode até valer a pena ficar um dia a mais (leia o artigo aqui, se ainda não viu: http://www.brasilnaitalia.net/2014/01/carnaval-de-veneza-2014.html ).

    Um abraço e boa viagem,

    Barbara

  19. Olá Barbara, tudo bom???
    Barbara, somos em 3 casais, não falamos nenhum outro idioma além do português e estamos querendo conhecer a Itália, mas sem o compromisso com excursão, onde envolve mais de 20 pessoas. Queríamos uma Van com um motorista/guia em português para nos acompanhar em todo o roteiro (Roma, Veneza, Assis, Padua, Pompeia, Capri, Sorrento, Costa Amalfitana). Dicas de hotéis, restaurantes bons, ingressos para paseios sem gastar muito e adquiridos desde aqui do Brasil. Após a nossa estadia pela Itália pensamos em seguir viagem à Suiça, preferencialmente de trem, pois dizem que é uma viagem que vale muito a pena.
    Nos dê alguma sugestão

  20. Oi Marli, tudo bem?
    Que bom que vocês vão tirar uns dias passeando aqui na Itália.
    Espero que aproveitem bastante.
    Se você quer montar um roteiro sozinha, prepare-se para pesquisar um pouquinho. Em geral a gente perde muito mais tempo do que com o auxílio de uma agência de viagem (existem tb aquelas que organizam pacotes sob medida), mas pelo menos você vai ter certeza que é tudo conforme pesquisou. 🙂

    Você pode começar entrando em contato com a Edna Costa: ela é uma assistente turística que acompanha não apenas em Roma, como também em toda a Itália. Você encontra informações sobre ela e contatos aqui: http://guias.brasilnaitalia.net/lazio/edna_costa

    Sobre os hotéis, leia as minhas dicas em:
    – Roma -> http://www.brasilnaitalia.net/2011/11/hotel-roma-italia-10-dicas-para-a-sua-viagem.html
    – Florença -> http://www.brasilnaitalia.net/2009/07/onde-se-hospedar-em-firenzeflorenca.html
    – Veneza -> http://www.brasilnaitalia.net/2013/05/hoteis-em-veneza-dicas-de-onde-se-hospedar.html
    – Milão -> http://www.brasilnaitalia.net/2014/01/10-hoteis-em-milao-que-valem-a-pena.html

    Sobre o itinerário, você pode usar como base esse aqui de 15 dias, mas no sentido contrário já que vai visitar tambéma Suiça -> http://www.brasilnaitalia.net/2014/03/15-dias-na-italia-itinerario-classico.html

    Sobre Capri, dá uma olhada nesse guia que falo aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2012/07/o-guia-completo-de-capri-agora-em-portugues-para-os-turistas-brasileiros.html
    Um ótimo hotel em Capri é o La Minerva, mas em geral precisa reservar com bastante antecedência porque existem poucos quartos e eles são disputadíssimos (detalhes aqui: http://bit.ly/LaMinervaCapri )
    Uma outra opção muito confortável é o Excelsior Parco (veja aqui: http://bit.ly/ExcelsiorParcoCapri )
    Eu particularmente recomendo ficar pelo menos uma noite em Capri, assim você pode sentir o verdadeiro espirito da ilha. Além disso, tomar um café com vista para o mar na Ilha de Capri é um luxo à parte… Eu incluiria também um passeio de barco com o Gianni, que fala português e é uma figura (aqui o site dele: http://bit.ly/GiannisBoatCapri )
    Você pode usar Capri como base ou fazer uma ou duas noites em Capri e depois mais uma ou duas na Costa Amalfitana e de lá fazer excursões nos arredores. Aqui você encontra tudo que precisa saber, da escolha da cidade ideal para as suas necessidades até dicas de hotéis e passeios: http://bit.ly/CostaAmalfitanaPT
    Uma empresa de motorista que trabalha bem na area da Costa Amalfitana é a Astarita Car Service (site deles: http://bit.ly/AstaritaPT ), a única coisa é que falam ingles e italiano, mas não tenho certeza sobre o português…

    Sobre os ingressos para passeios, dependendo da quantidade de dias que você for ficar em cada cidade, vale a pena comprar o cartão da cidade de descontos. Aqui você encontra detalhes de como funciona em…
    – Veneza: http://www.brasilnaitalia.net/2014/01/venezia-unica-para-turistar-em-veneza-gastando-menos.html
    – Florença: http://www.brasilnaitalia.net/2013/12/firenze-card-museus-e-transporte-por-um-preco-unico.html
    – Roma: http://www.brasilnaitalia.net/2014/02/roma-pass-o-cartao-para-voce-economizar-na-sua-proxima-viagem-a-roma.html

    Aliás, se quiser aproveitar e ver o Papa em Roma, este artigo pode ser útil:
    http://www.brasilnaitalia.net/2014/04/ver-o-papa-em-roma.html

    Bem, acho que com isso dá para começar.

    Depois me conte direitinho onde vai ficar e partimos para a segunda etapa: os restaurantes, ok?

    Um abraço e boa viagem,

    Barbara

  21. Oi, Bárbara.

    Fiquei encantada com as suas dicas para os brasileiros.
    Vou para Itália no dia 17.
    Farei o seguinte roteiro:

    DIA 17 EMBARQUE BRASIL/ ROMA
    DIA 18 , 19, 20 ROMA
    DIA 20 EMBARQUE TREM PARA FLORENÇA
    DIA 20, 21,22, 23 FLORENÇA
    FLORENÇA -23 A TARDE ALUGUEL DO CARRO 16H
    DIA23 – FLORENÇA > LUCCA – DE CARRO VIA A11 • 76,9 KM – 52 MIN
    CHEGADA A LUCCA ATÉ ÀS 19HRS
    DIA 24 – LUCCA>PISA = DE CARRO VIA SS12 E SS12 RADD • 17,4 KM – 21 MIN
    DIA 24 – PISA > SAN GIMIGNANO – DE CARRO VIA SP11 • 78,0 KM – 1 H 20 MIN
    CHEGADA A SAN GIMIGNANO
    25 – SAN GIMIGNANO > MOTERIGGIONI = DE CARRO VIA RACCORDO AUTOSTRADALE FIRENZE – SIENA E SP1 • 24,9 KM – 33 MIN
    25 – MONTERIGGIONI > SIENA = DE CARRO VIA RACCORDO AUTOSTRADALE FIRENZE – SIENA • 20,5 KM – 23 MIN
    25 – SIENA > MONTALCINO = DE CARRO VIA SR2 • 40,2 KM – 48 MIN
    CHEGADA A MONTALCINO
    26 – MONTALCINO > PIENZA = DE CARRO VIA STRADA PROVINCIALE 146 “DI CHIANCIANO” • 22,8 KM – 26 MIN
    26 – PIENZA > MONTEPULCIANO = DE CARRO VIA STRADA PROVINCIALE 146 “DI CHIANCIANO” • 14,8 KM – 19 MIN
    26 – MONTEPULCIANO > AREZZO = DE CARRO VIA A1/E35 • 54,6 KM – 51 MIN
    CHEGADA A AREZZO
    27 – AREZZO> FLORENÇA = DE CARRO VIA A1/E35 • 77,5 KM – 58 MIN

    Gostaria de saber que roupas devo levar (inclusive tipo de calçados) e roteiros imperdíveis de cada lugar. Muito obrigada.
    Regina

  22. […] Imaginamos uma viagem de 15 dias passando por um itinerário clássico da Itália como “Nápoles-Roma-Florença-Veneza-Milão” e obviamente outras cidades no meio do caminho. Separamos as listas de acordo com as estações do ano (não aquela do calendário oficial, mas da clássica sensação térmica que a gente tem por aqui).  Antes de continuar vale a pena dar uma olhadinha também nas temperaturas médias na Itália.  […]

  23. Olá Regina, tudo bem?

    Obrigada pela mensagem.
    Eu sugiro que traga roupas para uma temperatura que varia de 15ºC (em geral à noite) até 25ºC (de dia).
    Melhor trazer sapatos confortáveis fechados porque em geral o pavimento das ruas das cidades históricas é irregular. Salto só se for para sair à noite (ou se você tiver um sapato de salto não muito fino que seja super confortável).
    Dê uma olhada neste artigo.
    Um abraço,
    Barbara

  24. Olá Barbara!
    Pode me ajudar? Estaremos indo á Italia agora dia 7 de junho até 29 de junho. Nossas cidades base serão:
    Milão, Veneza, Firenze, Roma, Sorrento e Taormina.
    Oque vc diz sobre as roupas, estamos com uma dúvida enorme de focar em bermudas, shorts e blusinhas, tenis e rasteirinhas… predomina mais o calor nesta época? obrigada!! Carla

  25. Oi Carla, tudo bem?
    Traga alguma coisa mais quente também, tipo uma calça comprida, um casaquinho de manga comprida., uma sapatilha fechada. Nessa época o tempo ainda é bastante instável, nos últimos dias à noite a temperatura chegou a 16ºC, que é bem friozinho. De dia estava fazendo uns 27ºC. Mas claro, pode variar para cima ou para baixo.
    Junho é um mês intermediário entre a primavera e o verão e de semana a semana a temperatura pode variar bastante. No final de junho provavelmente já estará bem quente, no início é mais fresquinho. Em Firenze, Roma, Sorrento e Taormina é mais quente, em Milão e Veneza um pouco mais frio.
    Confira a previsão no site meteo.it Em geral acertam direitinho…
    Abs
    Barbara

  26. Olá Barbara, tudo bom?! Primeiramente gostaria de dizer que adorei o site e todas as informações e dicas. Estou com planos de viajar para a Itália (quero fazer Roma, Florença e Verona… até gostaria de incluir mais cidades mas só terei 1 semana) em Janeiro, logo na primeira semana do ano, e estou com medo de que o frio atrapalhe os passeios e a viagem não seja tão boa quanto eu gostaria que fosse. O que você acha? Dá para aproveitar as cidades e suas atrações mesmo no frio? Obrigada!

  27. Olá Barbara! Tudo bem?
    Moro no Ceará e vou a Itália em janeiro de 2015, do dia 07 a 23/01, ficarei em Roma alguns dias e depois irei a Verona, Veneza e a maior parte dos dias ficarei em Lion, tens alguma sugestão, para que eu possa incluir no roteiro e aproveitar melhor o passeio? Também estou com muito medo de não aproveitar a viagem por conta do frio, ou até de adoecer devido a grande mudança climática. Qual a média da temperatura nas cidades citadas?Desde já agradeço pela a atenção e aguardo sua resposta.

  28. Olá Barbara !
    Parabéns por compartilhar tanta informação sobre as cidades da Italia. Pretendo ir final de abril começo de maio/14, nessa época Roma fica muito cheia de turista ? O teu site é maravilhosa, já li várias vezes, vc menciona um livro com as expressões mais usadas em italianos, poderia me informar o nome, eu e minha amiga so falamos portugues e espanhol. Como somos de mais idade e não vamos viajar de pacote, vai ajudar muito. Vou fazer tb Florença e já vi que tem bastante informação.
    Tudo de bom pra vc e obrigado se puder ajudar
    Léa

  29. Olá Bárbara, tudo bem? A primeira semana de dezembro é uma boa época para visitar a Itália? Quais as cidades que você indica como as principais para ir nessa época?
    Obrigada!

  30. Oi Adriana,

    É sempre uma boa idéia visitar a Itália, independente da época do ano! 🙂
    O que você precisa saber: em dezembro faz frio, anoitece cedo (por volta das 16:30), o tempo não é lá uma maravilha. Mas o natal está chegando, o povo está animado com os preparativos, nos finais de semana as lojas no centro de cidades como Milao e Florença ficam lotadas (especialmente se sair sol!) e ir a um shopping no final de semana é uma loucura! Acho que é assim em qualquer parte do mundo onde se comemora o natal, né?
    Eu sugiro sempre esse itinerário clássico, que cai bem em qualquer época do ano:
    http://www.brasilnaitalia.net/2014/03/15-dias-na-italia-itinerario-classico.html
    Abs
    BArbara

  31. Oi Bárbara
    Fantástico suas dicas
    Pretendo ir a Itália de 25/03 a 06/04.
    Trechos de norte ao sul.
    Em linhas gerais mais roupas para calor ou frio?

  32. Em abril ainda faz frio. Claro, não é como janeiro, mas tirando na hora do almoço se sair sol, dificilmente você usa blusa de manga curta, por exemplo.
    Tanto é que a média máxima no período é de 18 graus, que no Brasil é quase a temperatura do inverno brasileiro… 😉
    Boa viagem e depois conta pra gente como foi!

  33. Olá Bárbara!!!! Em 18 de novembro 2015, iremos fazer a travessia da Europa para o Brasil! Sairemos de Genova! Estamos querendo ir 10 dias antes para conhecer algumas cidades! Mas ñ tenho ideia por onde começar!! Ñ sei se vale a pena alugar um carro… O que vc me indica!? Obrigada!

  34. Oi Barbara. Como esta chegando queria saber vou chegar em florença dia 17 -03 até 23 .vou fazer 2 bate volta um pra verona e outra veneza anda muito frio por ai e a chuva . preciso levar casaco pesado. depois iremos a amsterdã
    . abraço

  35. Olá amei suas dicas, estou indo pra Itália final de abril, vou conhecer o básico Florença, Roma,Veneza e pela temperatura que vi não é mais muito frio.
    O que vc sugere de roupas de frio? Ai continua muito frio nessa época?
    Desde já agradeço

  36. Olá Bárbara, seus posts simplesmente me ajudam muito!!
    vou em Novembro para Itália, vamos fazer um “tour” mesmo, 3 dias em ROMA, 1 em Veneza, 1 em Florença e mais alguns dias em cidades diferentes..
    gostaria de saber, se nesta época, final de novembro chove? Ja sei que é frio… preciso levar bastante agasalho… mas a duvida é se o tempo é chuvoso/nublado.

    Obrigada 🙂
    Evelyn

  37. oi Evelyn,
    Sim, novembro é início da estação das chuvas, mas geralmente é uma chuvinha fina, que não atrapalha muito. De qualquer modo isso não significa que você só vai pegar chuva, depende um pouco da sorte… Boa viagem! E obrigada pelo comentário, bom saber que o site tem sido útil. Um abraço

  38. Boa tarde Barbara, gostei mto de suas indicacoes aqui, vou c minha esposa no final do ano para Italia e vamos ficar 35 dias, dividimos nossa viagem assim: 6 dias em Milao… 3 dias em Turim.. 2 dias em Genova… 7 dias em Roma… 7 dias na Toscana… 3 dias em bologna… 3 dias em Verona… 4 dias em Veneza
    Que acha deste roteiro? Voce nos indicaria trocar alguma cidade?

  39. Oi Valerio, tudo bem?
    Se você vem em novembro-dezembro eu trocaria apenas Genova… Nos ultimos anos chove muito por la no periodo, com direito a inundaçao, caos… Se vc vier em setembro tudo bem…voce pode incluir alguma cidade de montanha se vier em dezembro… Para curtir neve, o clima de inverno, lareira… Por exemplo no Trentino ou Val d’Aosta… Depois me conta como foi, abs Barbara

  40. Ola Barbara!

    Primeiramente muito obrigada pelas dicas, são verdadeiras perolas, principalmente p/ marinheiros de 1° viagem como eu.. RS
    Barbara, eh um sonho antigo ir pra Itália e agora vai se concretizar, mas vamos em janeiro, no inverno, não tenho como ir em outro mês. Fico com medo de mudança brusca de temperatura e de não aproveitar nada. Sei q nossas roupas aki no Brasil não são suficientes p/ o inverno europeu! Qto se gasta com bons casacos por ai? Sai algum sol mesmo no inverno? Vou conseguir aproveitar a viagem? …. Muitas perguntas ne.. rsrs

    Agradeço desde já! 😉

  41. OI Tereza,

    É claro que você vai aproveitar porque tem muita coisa bacana para fazer: dos museus aos restaurantes, das compras aos passeios no centro das cidades. Além disso, sim, existe o sol, embora ele seja menos presente no inverno do que no verão. Um bom casaco custa uns 100-150 euros, obviamente existem casacos mais baratos e mais caros. Como essa pergunta é frequente, dos casacos, vou ver se consigo escrever um post sobre onde comprar casacos chegando na Itália. rs Tá faltando tempo ultimamente, mas está na lista aqui de coisas para fazer. 🙂
    Um abraço,
    Barbara

  42. Ola Barbara!

    Bom dia! Estou indo para a Italia no periodo de 5 a 19 de Setembro.
    Gostaria de saber como é o Clima na Costa Amalfitana, Roma, Veneza e Milão.
    Grata,

  43. Como você deve ter visto acima, as temperaturas médias são

    Roma – 15ºC-27ºC
    Milão e Veneza – 14ºC-24ºC

    Na Costa Amalfitana a temperatura é mais ou menos como Roma e nos dias de sol dá tranquilamente para curtir um banho de mar.

    Boa viagem,

    Barbara

  44. Bárbara,

    Em agosto é realmente muito quente em Roma? Vi as médias de 30, mas já li que chega a 40 graus!
    Vamos fazer um roteiro que inclui Roma, Pisa, Modena e Veneza na Itália. Depois partimos para Áustria, República Tcheca e Hungria, totalizando 16 dias. Como a mala é pequena estou muito na dúvida sobre o que levar para essas temperaturas.

    Obrigada!

  45. Oi Barbara, suas dicas são ótimas poderia me ajudar? Tenho apenas um dia em Roma. O que posso fazer?
    Valeu
    Katia

  46. Olá Bárbara,

    O site foi muito útil, achei bem legal concentrar informações tão importantes. Eu vou para Itália dia 26/09 à Roma, Turim e Veneza, depois sigo para Praga, Budapeste, Viena e retorno à Roma. Gostaria de sugestões para estes lugares, afinal quem mora consegue dar dicas valiosas para turistas que à vezes ficam presos à passeios óbvios e o bonito e interessante acabam não conhecendo. Me preocupo com a Temp. também, afinal fazer uma mala sem saber exatamente o que levar é complicado. Será que levo casacos e botas ou é um frio mais ameno? Obrigada. Abraço.

  47. Oi Barbara vou para Roma, Valencia, Tosxana e mais seis cidade qual a temperatura de 10 à 20 de Setembro?????

  48. Oi Bárbara !!
    Estou indo prá Itália em final de outubro e quero conhecer Cinque terre, estando lá em 01/11
    Será que vale a pena pela temperatura ?Queria fazer o passeio de barco, não as trilhas
    Obrigado !!

  49. Olá, queriamos uma dica sobre roupa de frio .
    Estarei faze do o Norte da italia em dezembro e qual tipi de roupa devo usar?
    E as criancas o que indicada?
    Obrigada

  50. Estou indo viajar em dezembro para pistoia, fica perto de Florença gostaria de saber se nesta região cai neve rs. aqui em são paulo a gente não vê essas coisas.

  51. Oi Arthur, tudo bem?
    Perto da cidade de Pistoia, ainda na província de Pistoia, recomendo que você dê um pulinho em Abetone, se quiser ver neve. Lá existe uma pista de esqui e é bem provável que você veja neve em dezembro.
    Um abraço,
    Barbara

  52. Oi Bárbara tudo bem? Tenho intenção de ir em outubro, já conheço um pouco da Itália e gostaria de conhecer a Costa Amalfitana ou Cinque Terre. Para começo de outubro qual das duas regiões seria melhor? Não tenho intenção de mergulhar ou pegar praia é mais pela beleza natural mesmo mas não gostaria de um clima muito frio. Outra dúvida: eu vi alguns comentários sobre Positano. Se eu quiser me hospedar lá, a cidade é muito cheia de morros? Como vou saber se um hotel fica numa localização boa, com uma vista bonita mas tbém de fácil acesso ao centro? Abraços!

  53. Olá Barbara,

    Descobri seu blog e estou amando as dicas que dá. Estou me organizando para ir à Itália na primeira quinzena de outubro. Irei com uma amiga e será a nossa primeira vez. Você pode nos ajudar em roteiros (cidades e pontos. hotéis também) ?

  54. Olá…..adorei suas dicas, Bárbara.
    Pretendo embarcar Itália em setembro.
    Minha temporada seria de até 4 meses para cidadania italiana, não tenho cidade definida ainda, mas sei que cidades menores é mais rápido (verdade?).
    Indica alguma cidade para o processo da cidadania?
    Estou pesquisando hospedagem em casa de família, pois meu período é longo – tem alguma indicação?
    Agradeço

DEIXE UMA RESPOSTA