Aqui na Itália já estamos no clima da primavera: assim que o sol aparece todo mundo sai na rua, vai para o parque, se senta no jardim, compra flores para colocar nas janelas e sacadas. Ok, as árvores ainda não tem folhas, mas algo já está mudando: é aquela sensação de que o inverno está chegando ao fim e ao mesmo tempo a ansiedade da expectativa do calor (aliás, dá uma olhada neste antigo artigo sobre a primavera na Itália do ponto de vista de quem mora aqui).

mugello_toscana
A paz do interior – Mugello, Toscana

Quando começa a primavera

A data oficial de início da primavera este ano é dia 20 de março: o início da primavera coincide com o equinócio, aquele momento do ano em que a duração do dia e da noite é igual e vai até o solstício quando acontece o dia mais longo do ano aqui no Hemisfério Norte, que este ano será dia 21 de junho.

A data de início de solstício ou equinócio pode variar porque os anos não tem exatamente 365 dias (tanto é que inventamos os anos bissestos para compensar uma pequena diferença de horas que com o passar dos anos se transformava em uma grande diferença, aliás antigamente comemorava-se o ano ano novo em março, vocês sabiam?)

O Mugello, na Toscana

Domingo passado saí para passear no Mugello, uma das minhas áreas favoritas da Toscana porque é um pouco menos turística e fica pertinho de Florença (cerca 40 minutos, dependendo da área que você vai explorar). No inverno é super fácil encontrar neve, basta ir subindo as montanhas e no verão a paisagem é bem agradável, tudo muito verde com clima de interior.  Além disso, no Mugello tem o famoso outlet de Barberino di Mugello, para quem quer unir o útil ao agradável. 🙂

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA