E lá fui eu de novo com marido e filha de apenas 9 meses participar de mais uma edição de Wine Town, um dos meus eventos favoritos de Florença, um programão para quem adora vinhos. Aliás, embora minha pequena tenha apenas 9 meses, essa foi a segunda vez que ela participou do evento. Isso porque o Wine Town acontecia sempre no outono, mas resolveram antecipá-lo agora para maio, em plena primavera para facilitar a presença dos produtores (já que outono é época de colheita, a “vendemmia”).  Para quem perdeu, a última edição do Wine Town aconteceu dias 17 e 18 de maio.

Um jeito gostoso de descobrir Florença

Uma das características mais interessantes do Wine Town é o fato que o evento acontece em diversos lugares bacanas de Florença simultaneamente. Quando você compra a card que te dá direito a experimentar os vinhos (já falei mais sobre essa card do Wine Town aqui), junto vem um mapinha para ajudar você a descobrir a cidade tomando vinho!

Ou seja, quem participou este ano teve a possibilidade de conhecer, por exemplo, a Biblioteca delle Oblate, um lugar geralmente fora das visitas turísticas tradicionais, mas de uma incrível beleza e atmosfera. Enquanto no pátio no andar térreo tinham alguns stands de produtores, no último andar tinha uma vista linda para o Duomo.

A biblioteca Oblate de Florença, um dos lugares onde aconteceu WineTown
A biblioteca Oblate de Florença, um dos lugares onde aconteceu WineTown

As locations de Wine Town são sempre de tirar o fôlego: este ano por exemplo teve Palazzo Davanzati, Palazzo Pitti, Bargello, Palazzo Vecchio, Palazzo Antinori…

Em contato com os produtores…

Se você não entende nada de vinho, é uma boa ocasião para aprender, ou simplesmente descobrir qual o tipo que mais agrada o seu paladar. Entre tantos espumantes, brancos, roses, tintos e de sobremesa, certamente você vai conseguir eleger um favorito. Para quem já é mais entendido, o pessoal vai adorar ficar falando sobre o tipo de uva, acidez e todos aqueles detalhes técnicos para testar o seu conhecimento no assunto.

Conhecendo os vinhos Ruffino
Conhecendo os vinhos Ruffino

No stand do Ruffino, por exemplo, nós conversamos sobre visitas à adega com degustação: eles realizam o que chamam de tour & tasting de segunda à sexta, mas é preciso reservar. A visita dura uma hora e meia e inclui a descoberta da história do vinho na Toscana e do mundo Ruffino, visita ao museu particular com impressões antigas, tour com guia em adega com introdução às técnicas de produção do vinho e degustação de produtos selecionados. Além disso, quem quiser pode organizar eventos – de casamento a reuniões de trabaho, para até 300 pessoas.

… e com sommeliers

wine_town2013_2

Esse ano os sommeliers que serviam os vinhos não eram AIS (Associazione Italiana di Sommelier) e sim FISAR (Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori). As duas são ótimas associações, de ótimos profissionais e apaixonados pelo setor, não vou começar a compará-las aqui, queria simplesmente constatar essa mudança.

Uma dica para sua próxima edição do Wine Town: sábado à noite, as melhores garrafas já foram bebidas, então o ideal, para quem pode, é participar do evento no primeiro dia ou no máximo no início do segundo. Eu sempre acabo indo embora sábado no finalzinho, e sempre é a mesma história: chegam os retardatários e fica cada vez mais difícil bater papo e conseguir um bom vinho para degustar. Por isso, não dê bobeira! É bem melhor experimentar um Brunello di Montalcino do que um Rosso di Montalcino, né? Até para a sua nova bagagem cultural em termos de vinho.. rs!

E agora é só esperar a próxima edição! Se alguém aí também já participou do Wine Town conta para gente o que achou.

 

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorA noite dos museus na Itália – 18/05/2013
Próximo artigoMelodia del Vino 2013 na Toscana
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here