San_Miniato_Tartufo_bianco_ottobreNo coração da Toscana, em uma terra de iguarias e delícias, nasce um alimento preciso: a trufa branca de San Miniato. E para celebrar o início da estação das trufas brancas acontece nos finais de semana de novembro, em San Miniato, a famosa Mostra Mercato del Tartufo Bianco (leia também informações sobre as edições passadas do Festival das Trufas de San Miniato).

Praticamente a pitoresca cidade fica lotada (mas lotada mesmo!) de pessoas que vão conferir o mercadinho de produtos típicos, stand de vinhos para degustação e claro, experimentar e comprar as trufas nas suas mais variadas versões – da pedra preciosa até patês e molhos prontos à base de trufas.

Quando participei do evento em 2009, por exemplo, tive o prazer de assistir uma exibição do treinamento dos cachorros que ajudam a encontrar a preciosa trufa escondida em um terreno. Eventualmente quem se interessar, de vez enquando existem cursos sobre tartufos em San Miniato (nós demos a dica do primeiro deles).

Informações Práticas

Mostra Mercato del Tartufo Bianco di San Miniato
Quando: dias 9 e 10, 16 e 17, 23 e 24 de novembro de 2013.
Programa: baixe o programa da Mostra Mercato del Tartufo Bianco 2013 em PDF aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA