Viajar para a Itália no outono significa ter a oportunidade de experimentar as delícias da estação: ótimo azeite recém produzido, vinhos maravilhosos, pratos à base de funghi fresco e claro, o ingrediente precioso: as trufas! Mais especificamente às trufas brancas (tartufo bianco).

Durante o outono acontecem diversos eventos dedicados às trufas brancas e um dos mais famosos é a “Mostra Mercato Nazionale – Tartufo bianco di San Miniato“. As datas da 46º edição já foram divulgadas:12 e 13, 19 e 20, 26 e 27 novembro de 2016 e 3-4 de dezembro de 2016

Se você nunca experimentou o “tartufo bianco“, ou seja, uma trufa branca típica do território de San Miniato na Toscana, essa é uma boa oportunidade. Seu sabor forte, transforma pratos simples em verdadeiras iguarias do outro mundo: basta um simples pitadinha.

Na feira você não apenas poderá experimentar pratos com a trufa – seja nas barraquinhas montadas para a ocasião, como nos restaurantes da cidade – como também poderá comprar uma pedrinha preciosa para levar para casa. Ou ainda bater um papo com os “caçadores de trufas“, que adestram seus cachorros para encontrar a maior pedra possível. Ah, sim, se pescador adora contar a história do peixe enorme que pescou, com os “caçadores de trufa” não é muito diferente. Eles exibem fotos e contam suas proezas com muito orgulho.

A Feira da Trufa branca de San Miniato
A Feira da Trufa branca de San Miniato

Se novembro é uma época meio “morta” para a maioria dos burgos na Toscana, este não é o caso de San Miniato durante a feira da trufa branca. As ruas não ficam cheias de gente, elas ficam realmente lotadas de pessoas por todos os lados! É preciso um pouco de paciência em meio a multidão, mas a experiência vale a pena: além das trufas você poderá degustar vinho, azeite, queijos e até a gianduja! Ou quem sabe tirar uma foto com uma abóbora gigante…

As cores do outono em San Miniato durante a feira do “tartufo bianco”
Na cestinha, as trufas; nos vidros, os produtos típicos como a manteiga com trufa
Um sommelier AIS serve vinhos para degustação durante a feira em San Miniato
Os cãezinhos adestrados para encontrar as trufas fazem uma demonstração
Eu e a abóbora gigante, durante a “Mostra Mercato” em 2009
As ruas do burgo de San Miniato ficam lotadas durante o evento
A Gianduja feita com as avelãs do Piemonte (terra da Nutella)

Informações Práticas

O burgo de San Miniato fica a a 46 km de distância de Florença (aproximadamente 40 minutos de carro) e 47,5km de Pisa. A maneira mais confortável de chegar na cidade é de carro, mas prepare-se para pegar fila para estacionar.

Como chegar em San Miniato

TREM: Estação San Miniato – Fucecchio

Da estação ônibus para San Miniato (a cada 30/40 minutos)

CARRO: Superstrada Firenze-Pisa-Livorno, saída San Miniato

Visualizzazione ingrandita della mappa

2 COMENTÁRIOS

  1. […] No coração da Toscana, em uma terra de iguarias e delícias, nasce um alimento preciso: a trufa branca de San Miniato. E para celebrar o início da estação das trufas brancas acontece nos finais de semana de novembro, em San Miniato, a famosa Mostra Mercato del Tartufo Bianco (leia também informações sobre as edições passadas do Festival das Trufas de San Miniato). […]

DEIXE UMA RESPOSTA