Anualmente em Florença acontece uma grande feira chamada Buy Tourism Online, conhecida popularmente como BTO, dedicada aos profissionais do setor turístico. De diretores de hotel a profissionais da comunicação, de professores universitários de matérias ligadas ao turismo até entes e instituições governamentais: na BTO todas as pontas do turismo se encontram.

E é um encontro particularmente interessante: através uma série de palestras e eventos, que acontecem simultaneamente, em um dos maiores e mais belos espaços expositivos de Florença: a Fortezza da Basso. Não se tratam de palestras chatas, monótonas e previsíveis. Existe uma atmosfera especial, uma vontade de apresentar o novo, novos experimentos, novos casos de sucesso, uma nova prospectiva em ver o mundo do turismo.

Você entra em uma Main Hall, por exemplo, e encontra um Gigi Tagliapietra que fala de Turismo do ponto de vista musical, explicando  que os espaços vibram com as pessoas, que a música, entre os vários eventos culturais, é aquela que atrai o maior fluxo de pessoas, que a música é uma linguagem que supera a barreira das línguas e das gerações. Um delírio entusiasmante, que faz você pensar, refletir, imaginar, mas que ao mesmo tempo, é difícil descrever.

Gigi Tagliapietra
Gigi Tagliapietra

Então você passa a uma das pequenas salinhas onde acontecem uma espécie de “aula prática” para os profissionais do turismo. E assiste um Giorgio Taverniti atualizadíssimo, que fala de modo veloz sobre a potência e as novidades de Google e como não ficar de fora deste gigante que é mais do que um simples motor de busca. Quanto mais ele explicava, mais a sala ia enchendo de pessoas. Da próxima vez, ofereçam uma sala maior para ele já que não é a primeira vez que Tave se apresenta na BTO e deixa algumas dúzias de pessoas em pé ou sentadas no chão!

Giorgio Taverniti: uma das salas mais lotadas
Giorgio Tave: quanto mais ele falava, mais a sala enchia

Muda de sala e assiste uma entusiasmante Alessandra Farabegoli dando dicas de como melhorar a estratégia de mail marketing com exemplos e experiências concretas: alguns dos seus conselhos servem para lembrar o que você já sabia mas não estava praticando, outros simplesmente servem para conhecer ferramentas que talvez você ainda não usasse.

E se não bastasse, vai assistir Marco Fanton, Global Social Media Director do Meliá Hotels International, contar como usaram twitter de uma maneira realmente revolucionária para interagir com clientes e internautas. Por exemplo oferecendo um training básico ao pessoal dos bares e restaurantes, que respondiam os pedidos dos clientes online e em tempo real, usando um hashtag pessoal.

Marco Fanton
Marco Fanton, global social media director do Meliá Hotels fala sobre a TweetExperience

E ainda Fabio Lazzerini, country manager da Emirates, que falava sobre satisfação de clientes, ao lado de um John Alborante que apenas usou seu tempo para apresentar as novidades da Ryanair (companhia aérea que detesto!).

Abre parênteses:  vamos falar de como a Ryanair primeiro dá chicotada nos clientes, tratando-os da pior forma possível, e depois anuncia novidades (= vamos tratar vocês como passageiros normais) e é aplaudida! A notícia de maior sucesso foi que agora além da mala de mão os clientes poderão levar a bolsa (um segundo volume de mão de pequeno porte). Ou que não vão mais atordoar os clientes dos vôos noturnos com suas irritantes publicidades durante a viagem. Coisas que deveriam ser normais desde sempre hoje são divulgadas como se fossem uma verdadeira revolução. Abomino essa companhia aérea. Fecha parênteses.

Interessante também Daniel Edward Craig, com suas dicas para aumentar a produtividade nas atividades em redes sociais.
Entre um evento e outro, muitos encontros: antigos e atuais colegas de trabalho, clientes, parceiros, companheiros de blog trips, novos contatos…

crédito foto: divulgação
crédito foto: divulgação

É sempre um prazer participar a uma edição da BTO. Parabéns aos organizadores, Robert Piatelli, Giancarlo Carniani, Roberta Milano, que sempre fazem o máximo para manter alto o nível da BTO, com gente cheia de entusiasmo, que faz, realiza e compartilha, para servir de inspiração em um momento em que na Itália ronda o espectro do desânimo, da crise e das dificuldades.

Que a BTO continue crescendo (números 2013: + 30% ingressos vendidos, +10% expositores, 7000 presenças em dois dias,
#BTO2013 hashtag mais twitado na Itália com  18.700 tweets) sem abri mão de temas interessantes, idéias e experiências de sucesso compartilhadas. Até a próxima edição!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA