Você ama tanto viajar que acabou escolhendo o turismo como profissão? Então essa dica é para você! Nos dias 2 e 3 de dezembro de 2014 acontece em Florença mais uma edição imperdível da BTO (Buy Tourism Online).

10346516_10152835455703669_1737203891468700866_n

Existem diversas feiras e eventos de turismo na Itália, mas a BTO é especial. Ela antecipa as tendências. Seu mérito está na capacidade de reunir as melhores cabeças em apenas dois dias: os melhores profissionais de comunicação, entes do governo, pequenos e grandes hotéis, portais de viagem. Gente que vai lá para discutir o futuro do turismo, para apresentar novidades que funcionam, compartilhar experiências e descobrir novos caminhos. Gente pioneira. Que faz, que acontece,  que experimenta, que quer mudar o mundo. Para melhor.

Em meio a crise italiana, a BTO é uma injeção de energia e criatividade. Você sai de lá com vontade de começar a colocar em prática o que escutou, faz contato com pessoas que querem construir coisas legais assim como você, sai com a cabeça borbulhando de idéias para novos projetos.

A minha BTO

"Nós amamos a internet", durante BTO 2009: eu sou aquela agachada com a camisa branca...
“Nós amamos a internet”, durante BTO 2009: eu sou aquela agachada com a camisa branca…

A BTO tem dessas coisas: você sai com aquela sensação de que o evento é também um pouquinho seu. Sigo a BTO desde 2009 quando participei como única blogger brasileira, representando o BRASIL NA ITALIA (e também como uma das dez jovens selecionadas para representar a Toscana no mundo como membro do Voglio Vivere Così Social Media Team). Era uma época em que as pessoas ainda tinham medo de fazer compras pela internet (em geral compravam apenas livros e CDs online!), eu conhecia vários italianos que nem tinham internet em casa (!!!) e falar em promover a Itália para brasileiros era quase uma piada: o número de turistas brasileiros na Itália era irrisório comparado a outros países (o Brasil estava prestes a fazer o boom que seria discutido pelos jornais apenas no final de 2011).Aliás, foi somente em 2011 que os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) foram um dos temas em destaque do Buy Tourism Online (lembra que eu falei disso aqui). Quantas idéias e quantas coisas aprendi em tão pouco tempo… Este ano, apesar de ter decidido não participar de eventos e feiras de turismo porque nasceu minha segunda filha, Aurora, que tem apenas 5 meses, vou abrir uma exceção e darei uma passadinha para respirar essa atmosfera criativa tão especial da BTO.

Os temas de 2014

Um dos temas em destaque este ano é “Big Data”, um termo usado em relação a uma grande quantidade de dados que deve ser processada em tempo breve. Mas melhor deixar os experts do setor explicarem os detalhes durante o evento Big Data,  Measurements e Analytics.

Abaixo alguns dos eventos que vou tentar participar… É difícil escolher qual frequentar, porque alguns acontecem nos mesmos horários! Ai, ai…

Alessandra Farabegoli: scrivimi qualcosa che ho voglia di leggere (02/12/2014 – 10:45 às 11:25 – Focus Hall 2)
Ano passado ela fez uma apresentação utilíssima sobre mail marketing que, inclusive, serviu de inspiração para modernizar a newsletter do BRASIL NA ITALIA (falei aqui). Recomendo porque ela provavelmente dirá aquelas coisas que a gente já sabe, mas esquece e simplesmente não coloca em prática. Tenho certeza que este ano fará uma outra apresentação imperdível.

Gianluca Diegoli e Camilla Formisano (02/12/2014 – 11:30 às 12: 15 – Focus Hall 2)
O tema é storytelling em blog e nas redes sociais: é útil realmente? Quem fala são duas feras da comunicação, embora esta seja a primeira vez de Camilla em um palco da BTO, uma pessoa que conheço (trabalho com ela na agência CapriOnline) e admiro pela capacidade de contar histórias (você já leu o blog pessoal dela Drinkpop?) e ir direto ao ponto nas dezenas de sites de hotéis e portais de turismo da agência (veja o portfólio Caprionline aqui). Aliás, se você tem um hotel na Itália e quer refazer seu site, aqui você faz um site lindo e que realmente gera muitas reservas!)

– Price Brazil: il viaggiatore brasiliano e la percezione del nostro paese partendo dalla destinazione Veneto (02/12/2014 – 11:30 à 12:15 – Focus Hall 4)
Olha os italianos tentando entender melhor o perfil dos viajantes brasileiros para melhorar serviços e decidir se investir ou continuar investindo no Brasil. Um evento que vale ficar de olho!

– Human to Human (02/12/2014 – 14:20 às 15:15 – Emirates Hall)
Mesa redonda conduzida por Paolo Iabichino, o chief creative officer da Ogilvy & Mather Italy  (e uma personalidade que se você não conhece, deve conhecer!) com Michele Paonessa Presidente Les Clefs D’Or,
Leonardo Bruscagin, Chef Concierge ‘Four Seasons’ Milano; Vittorio Talvacchia, Chef Concierge‘ExcelsiorLido’ Venezia; Luca Chiesa, Chef Concierge ‘Belmond Splendido’ Portofino.

E se conseguir ficar até o final da tarde ainda vou conferir Giogio Tave!

Como fazer para ir a BTO

Ainda dá tempo de se inscrever, veja detalhes sobre ingressos aqui.

A BTO acontece na Fortezza da Basso de Florença

Aqui está o Programa do Day One (2 de dezembro de 2014).

Aqui está o Programa do Day Two (3 de dezembro de 2014)

DEIXE UMA RESPOSTA