Os domingos na Toscana vão ficar mais animados entre fevereiro e março: começa a temporada de carnaval em Viareggio. Já foram definidas as datas dos desfiles: dias 16 e 23 de fevereiro, e dias 2, 4 e 9 de março (sempre aos domingos, mais a terça-feira de carnaval).

É uma boa pedida para quem estiver em Florença ou outras cidades nos arredores da Toscana. O acesso a cidade é fácil, seja de trem como de carro (a estação de trem de Viareggio não fica muito distante do local do desfile, dá para fazer uma agradável caminhada a pé). Quem for de carro pode pegar um pouco de trânsito para retornar a Florença no final do dia, mas nada absurdo que impeça a viagem.

Um dos carros do desfile de Viareggio em 2011
Um dos carros do desfile de Viareggio em 2011

Viareggio fica no litoral da Toscana, então você pode ter uma noção de como é uma cidade de praia toscana no inverno. Particularmente já participei de algumas edições do carnaval em Viareggio  e este ano pretendo marcar presença também. Será o primeiro carnaval da Gaia, minha filha de quase 1 ano e meio. Ou seja: é uma festa bastante tranquila, dá para ir com crianças sem problemas.

No entanto, se você está querendo colocar uma cidade no roteiro especialmente para descobrir o carnaval italiano e está em dúvida entre Viareggio e Veneza… Bem, vá para os dois porque são bem diferentes! Leia sobre o carnaval de Veneza 2014 aqui.

Programa do carnaval 2014

Bilhetes e ingressos

O preço da entrada na área dos desfiles é de 15,00 euros. Crianças até 10 anos entram grátis, já entre 11 e 13 anos pagam 10,00 euros. Para mais detalhes sobre eventuais descontos e compra de ingressos veja aqui.

Dica: é possível comprar o ingresso na hora sem problemas.

 

11 COMENTÁRIOS

  1. Que bacana ver fotos e conhecer mais do carnaval italiano. Parece tão similar e ao mesmo tempo tão diferente. Qual o estilo de música que toca por lá? Acredito que não seja o samba ou axé.

  2. Oi Thiago, tudo bem?
    Você tem razão: não toca samba ou axé. Na verdade cada carro possui suas próprias caixas de som onde tocam músicas dance ou pop, internacionais e italianas. Na primeira vez que estive em Viareggio estranhei isso, não tinha a batucada e nem música ao vivo.
    Outra coisa: embora existam arquibancadas, a maioria das pessoas assiste o desfile do chão mesmo, passeando no meio dos carros. É tudo muito mais informal, mas ao mesmo tempo muito tranquilo. Um clima muito família, não existe o clima de “pegação” do carnaval brasileiro, embora nada impeça que você faça suas conquistas…
    Você estará na Itália no período?

  3. Barbara, sabe me dizer se tem excursão saindo de florença pro carnaval? os trens estão lotados para a data do dia 4.03

  4. Oi Patricia, tudo bem?
    Que gostoso, você também quer aproveitar o carnaval de Viareggio este ano! Espero que se divirta bastante!
    Seguinte, sobre a passagem de trem: não é possível que o trem de Florença a Viareggio esteja lotado porque se trata de um trem regional e portanto não existem lugares marcados. Basta ter uma passagem com validade de dois meses que você “timbra” antes de subir no trem.
    Pode ser que esteja dando erro no site da Trenitalia, neste caso sugiro que vá até uma bilheteria de uma estação de trem qualquer. Pode comprar a passagem até no dia que você vai partir, basta que chegue com antecedência na estação porque às vezes tem fila. O trem é uma das maneiras mais econômicas de ir de Florença a Viareggio.
    Também existem excursões, mas aí é melhor você procurar uma agência de viagem ou uma associação. Por exemplo, uma vez eu fui com a associação Cittadini del Mondo, que organizava passeios para os estudantes (quando eu ainda era estudante)… http://www.cittadinidelmondo.net/CdM/
    É isso aí, abs Barbara

  5. Oi Bárbara, estaremos em Roma e pela Toscana no Carnaval, vc acha que nesse período atrapalha de visitar os ptos turísticos nessa região, além claro de curtir tb o Carnaval?

  6. Oi Adriana, tudo bem?
    Em geral as festas de carnaval na Itália acontecem só em alguns dias e faixas horárias (em geral aos domingos), por isso não creio que atrapalhará a sua viagem.
    Não é como no Brasil que tudo pára porque é carnaval.
    No no caso específico de Viareggio a cidade fica ainda mais interessante já que ela é praticamente baseada na praia durante o verão e no carnaval durante o inverno (com as apresentações aos domingos e na terça de carnaval).
    Boa viagem!

  7. Mto obrigada Bárbara, valeu pela dika, então vamos nos divertir, bom Carnaval pra vc e pra todos por aí!!!!! : )
    Como anda o tempo, quantos graus e chove, aki no Rio tá 40 graus, uufffa, abços…

  8. OI Adriana, tudo bem?
    Aqui tem chovido bastante sim… muito mais do que o normal para essa época do ano.
    Mas não é uma chuva tropical, daquelas fortíssimas, é uma chuva leve e constante. A vantagem é que quando chove não faz muito frio, a temperatura anda por volta dos 10-15 graus.
    De qualquer modo, espero que você dê sorte de pegar dias de sol. Eu domingo estarei em Viareggio e também quero ver o céu azul.. rs!
    Um abraço para você
    Barbara

DEIXE UMA RESPOSTA