O primeiro dia de desfile de carnaval em Viareggio este ano teve tudo como manda o figurino: confete e serpentina, famílias fantasiadas, carros desfilando na avenida principal da cidade e até sol e céu azul! Na verdade só tinha dúvidas mesmo quanto ao tempo, já que os últimos dois meses aqui na Toscana, foram marcados por uma incessante chuva, exagerada e atípica para o período.

2014_carnaval_de_viareggio_001

Ao todo são 5 dias de desfiles distribuídos em 4 domingos mais a terça-feira de carnaval. O calendário oficial, programa e informações sobre ingressos você encontra aqui.

Um domingo de cor, música e festa

Eu em pausa para a foto em Viareggio
Eu em pausa para a foto em Viareggio

A primeira vez que tive a oportunidade de participar de um carnaval em Viareggio foi em 2006. Estava com um grupo de amigas estudantes – de diversas partes do mundo – e fizemos um passeio de um dia partindo com um ônibus fretado de Florença. Alguns anos mais tarde voltei com um casal de amigos e meu marido. Este ano de 2014 foi a primeira vez que vim com a minha filha, Gaia, que acaba de completar 18 meses.

Assim como eu, várias famílias da Toscana prestigiam a festa, ainda mais em um agradável domingo de sol de final de inverno. É muito gostoso curtir o ar de festa ao lado do mar.

Sobre Viareggio

Viareggio fica a pouco mais de 1 hora de distância de Florença (de carro) e a menos de meia hora de Pisa. Ou seja: dá para fazer um passeio de um dia tranquilamente!

Existem os trens regionais que partem tanto de Florença como de Pisa, que não necessitam de reserva antecipada: basta ter uma passagem e timbrar antes de subir no trem. Para quem for de carro, como eu, sugiro optar pela autostrada A11 (à pagamento) invés da Statale Firenze-Pisa-Livorno (grátis). Embora a A11 seja a pagamento, você evita pegar o trânsito clássico da Fi-Pi-Li na hora de voltar.

2014_carnaval_de_viareggio_007
Praia de Viareggio, ao lado de onde acontecem os desfiles

O primeiro dia de desfile em Viareggio

O desfile iniciou após os 3 tiros de “canhão”, como manda a tradição. E lá estava o primeiro carro que cruzava a avenida: uma homenagem a John Lennon com o slogan “All You Need Is Love”.

2014_carnaval_de_viareggio_008

 

Muitos dos carros que desfilaram tinham como tema central a política italiana e era fácil ver o rosto dos principais políticos: tinha Berlusconi com o “bilau” de fora em um carro e no outro sendo enforcado; tinha Matteo Renzi, o prefeito de Florença que está para assumir o governo italiano em veste de Presidente del Consiglio.

2014_carnaval_de_viareggio_018
Matteo Renzi: uma brincadeira de carnaval?

Um dos carros mais interessantes mostrava um monstro horripilante na frente e atrás um grupo de zumbis, hipnotizados pela roda do dinheiro. Uma boa crítica a sociedade em que vivemos: afinal hoje em dia parece ter valor apenas o que gera lucro, não é mesmo? Sem falar na quantidade de horas que as pessoas trabalham para poder ter uma renda e se manter até o final do mês, deixando de lado família, amigos e as coisas importantes. Mas isso já é assunto para um outro artigo…

2014_carnaval_de_viareggio_012
Meu carro favorito: na frente um mostro aterrorizante…

... atrás os zumbis, em busca do dinheiro
… atrás os zumbis, em busca do dinheiro

 

Teve até um carro inspirado na internet e redes sociais. Nova pausa para reflexão: estaremos nos alienando com toda essa tecnologia, smartphones, tablets, computador…?

2014_carnaval_de_viareggio_029

 

Quem disse que carnaval é apenas uma festa para curtir e se alienar? Aqui em Viareggio o que não falta é tema para refletir…

Abaixo você pode conferir a nossa galeria com as melhores fotos do primeiro dia de desfile de carnaval em Viareggio:

Se vale a pena conferir? Com certeza vale: você descobre como funciona o carnaval na Toscana, que é uma versão ampliada dos tradicionais carnavais de várias outras cidadezinhas de interior do estado; curte um pouco o ar de praia e passa um dia diferente.

E você, vai conferir os próximos desfiles?

4 COMENTÁRIOS

  1. […] Nós tivemos o privilégio não apenas de entrar em alguns hangares como também de subir no alto de um dos carros: o carro do John Lennon! Lá no alto, no ultimíssimo andar! Enquanto o carro está parado, o medo é controlável, mas fiquei imaginando eu lá no alto, com o carro em movimento e o pessoal pulando em cima do carro! Deve ser uma emoção de dar vertigens! Aliás, quem quiser ver o carro durante o desfile, pode conferir o meu artigo sobre o primeiro dia de desfile em Viareggio 2014. […]

DEIXE UMA RESPOSTA