Viajar mais, gastando menos: se esse também é o seu lema de viagem, vale a pena dar uma estudadinha nas vantagens oferecidas pelo Roma Pass. Antes de mais nada, vamos explicar do que se trata.

O Roma Pass é o cartão de descontos oficial da Cidade Roma, promovido pela Prefeitura da cidade e também pelo Ministério da Cultura da Itália (o Ministero per i Beni e le Attività Culturali).

Funciona assim: você escolhe uma versão do cartão (Roma Pass – 3 dias ou Roma Pass 48 horas) e terá direito a usar ônibus e metrô em Roma à vontade durante o período de validade do cartão e também poderá visitar pelo menos um (versão 48 horas) ou dois (versão 3 dias) museus da cidade (ex.  Coliseu, o Complexo da Via Appia, a Galleria Borghese ou o Castelo de Santo Angelo)  e ainda ter descontos em várias outras atrações e serviços.

roma_pass

Abaixo explico em detalhes como funciona e ajudo você a fazer as contas para ver como vale a pena.

O que o Roma Pass oferece

  1.  Entrada grátis aos dois primeiros museus ou sítios arqueológicos de uma lista. O bilhete gratuito inclui eventuais mostras adicionais presentes no museu e o acesso sem filas.
  2. Bilhete com desconto para todos os sucessivos museus ou sítios arqueológicos. O desconto inclui eventuais mostras adicionais presentes no museu (nesse caso é preciso fazer a fila para comprar o ingresso com desconto)
  3. Entrada grátis nos seguintes museus: Museo della Repubblica Romana e della memoria garibaldina, Museo Bilotti a Villa Borghese, Museo Canonica, Museo delle Mura, Museo Napoleonico e Villa di Massenzio (durante o período de validade do Roma Pass, além das duas entradas gratuitas do ítem 1).
  4. Uso grátis dos meios de transporte incluídos na promoção até as 24:00 do terceiro dia a partir da primeira validação do bilhete, nos meios de transporte ATAC (superfície, A e B do metrô e linhas ferroviárias regionais Roma-Lido, Roma Roma Flaminio Piazza del Popolo-Viterbo e Roma-Giardinetti), e dentro da área do Comune di Roma. Estão excluídas as linhas especiais tpl Atac, as linhas ferroviárias Trenitalia FR, a linha especial Cotral Roma Tiburtina/Termini-Fiumicino Aeroporto, a linha Trenitalia “No stop” Roma Termini-Fiumicino Aeroporto (Leonardo Express) e todos os transportes de e para os aeroportos de Fiumicino e Ciampino.
  5. Descontos em mostras, eventos e serviços convencionados (Roma Pass Guide).
  6. Descontos para a Guardia Medica Turística multilingue  – MET Travel Health.

O que vem no seu Kit Roma Pass:

  •  Roma Pass card: o cartão para visitar os museus e usar o transporte público local;
  • Roma MAP: o mapa com as indicações dos Pontos de Informação Turística, estações do Metrô, Museus e Atrações (endereços, telefone, ônibus e Metrô, horários); 
  • Roma Pass Guide: a lista dos museus/atrações convencionadas e a lista de todos os parceiros da Roma Pass que oferecem descontos a quem possui o cartão;
  • Roma Passè: o cartão com o código para ativar a App para iPhone/iPad com o melhor da cidade;
  • Roma Informa: o cartão de acesso via internet às informações sobre eventos e serviços úteis. 

Como funciona

Você deve preencher o cartão com o seu nome, sobrenome e dia de ativação. O cartão é válido por 3 dias a partir da data de ativação para o acesso a museus e/ou daquele da primeira validação do bilhete na rede de transportes públicos. O cartão vale até às 24:00 do terceiro dia, incluindo o dia de ativação.

Você pode entrar diretamente nos dois primeiros museus, já do terceiro museu em diante é necessário ir até a bilheteria para usufruir dos descontos.

Você mostra o cartão juntamente com seu documento (no caso de brasileiros, o passaporte).

Onde comprar o Roma Pass

Você pode comprar o Roma Pass pela internet em site em português ou por telefone ligando para o número 0039 060608 e dando os dados do seu cartão de crédito.

Uma outra opção é ir diretamente a um dos pontos de venda do Roma Pass abaixo elencados:

Todos os museus e sítios do circuito.
Pontos de Informação Turística da Cidade de Roma (PIT):
PIT Castel S. Angelo, Lungotevere Vaticano (Piazza Pia). Das 9.30 às 19.00
PIT Ciampino, Aeroporto G.B.Pastine – Desembarque Internacional, área retirada das bagagens. Das 9.00 às 18.30
PIT Cinque Lune, Piazza delle Cinque Lune (Piazza Navona). Das 9.30 às 19.00
PIT Fiumicino, Aeroporto Leonardo Da Vinci – Desembarque Internacional Terminal 3. Das 8.00 às 19.30
PIT Minghetti, Via Marco Minghetti (angolo Via del Corso). Das 9.30 às 19.00
PIT Nazionale, Via Nazionale (Palazzo delle Esposizioni). Das 9.30 às 19.00
PIT Termini, Stazione Termini – Via Giovanni Giolitti, 34. Das  8.00 às 19.30
PIT Tiburtina, Stazione Tiburtina. Das  9.30 às 19.00 (em abertura)
PIT Fori, Visitor Center – Via dei Fori Imperiali. Das  9.30 às 19.00
Complesso del Vittoriano – Via di San Pietro in Carcere
Scuderie del Quirinale, Via XXIV Maggio, 16
Palazzo delle Esposizioni, Via Nazionale 194
Revendedores ATAC (Horário: seg/sáb das  7.00 às 20.00 – dom e feriados das 8.00 às 20.00):
Linea A: Anagnina, Battistini, Cornelia, Lepanto, Ottaviano, Spagna;
Linea B: Laurentina, Eur Fermi, Ponte Mammolo, Termini;
Linea B1: Conca d’Oro.

Quanto eu economizo?

Quanto mais museus e atrações você decidir visitar, mais economiza. Para dar uma idéia coloquei alguns preços normais do transporte público e das atrações mais procuradas:

Quanto custa uma passagem de ônibus / metrô comum em Roma

O preço de uma passagem de ônibus/metrô em Roma válida por 150 minutos a partir da validação é de 1,50 euro.
Já a passagem Metrebus para todo dia, válido até às 24:00 é de 7,00 euros.
O bilhete de 3 dias sai por 18,00 euros.

Quanto custa a entrada para o Coliseu?

O bilhete inteiro para visitar o Coliseu sai por 12,00 mais 2,00 se você fizer a reserva antecipada por telefone ou via internet.

Quanto custa a entrada para o Castelo de Santo Ângelo?

O bilhete inteiro para visitar o Castelo de Santo Ângelo sai por 10,50 euros (ou um pouquinho mais no caso de eventuais mostras especiais).

Opinião pessoal

Embora eu já tenha usado a Roma Card em uma viagem de 3 dias acho que nem sempre ela é vantajosa para todo tipo de viajante. Nem todo mundo gosta de usar transporte público e ficar apertado em ônibus ou metrô durante as férias.

Se você está hospedado no centro de Roma muitas vezes a opção mais confortável para se deslocar é um táxi (ou até um motorista particular que fala português!).

A Roma Card é ideal para quem já decidiu que vai usar transporte público e visitar os museus que fazem parte do circuito. Aproveito para lembrar que  no caso da Galleria Borghese é necessário reservar um horário por telefone, o que fiz via celular, mas você pode pedir gentilmente para o recepcionista do seu hotel em Roma fazer isso para você.

Outra coisa: muitos tours em Roma (especialmente os passeios em grupo) já incluem o valor dos ingressos das atrações e, eventualmente até o transporte saindo do seu hotel. Ou seja, cada caso é um caso e quanto antes você decidir a programação, mais você economiza e mais tranquila fica a sua viagem.

Eu também recomendo que você leia nossas dicas sobre o que fazer em Roma.

6 COMENTÁRIOS

  1. Puxa, otima dica Barbara! Eu adoro Roma, ja fui duas vezes mas nao sabia do Roma Pass. Da proxima vez que eu for, com verteza vou compar-lo! Obrigado!

  2. Olá, o Roma Pass da direito ao Coliseu assim como ao Palatino e Fórum Romano?

DEIXE UMA RESPOSTA