Rodeada pelo azul do céu e do mar, Cefalù é o lugar perfeito para passar férias na Sicília. Uma cidade rica em beleza e atrações e, ponto a favor: acostumada a receber turistas do mundo inteiro. Pode parecer uma bobagem, mas não existe nada mais desagradável do que ir em um vilarejo siciliano no meio do nada e ter aquela sensação de ser um extra-terrestre, com todo mundo olhando para você e acompanhando cada  movimento seu. Em Cefalù o turismo é uma coisa natural, como deve ser…

cefalu-sicilia01
Chegando em Cefalù de Palermo: irresistível parar na estrada para a foto panorâmica

Seu dia em Cefalù pode começar na praia de areia macia, bem na porta de entrada da cidade. A água do mar é cristalina mesmo durante a altíssima estação (agosto e finais de semana de julho) e inspira um mergulho.

A praia de Cefalù em um final de semana de verão italiano (2015)
A praia de Cefalù em um final de semana de verão italiano em 2015

No final da tarde, a pedida é passear entre as vielas do centro histórico do vilarejo, com suas lojinhas de cerâmica e artesanato. Faça uma pausa na praça do Duomo, onde você pode apreciar o movimento da cidade enquanto saboreia um delicioso gelato (sorvete) ou granita. Se você estiver na cidade em um sábado de verão provavelmente verá uma noiva descendo as escadarias da catedral: um clássico da tradição siciliana!

Para encerrar o dia com chave de ouro que tal um jantarzinho à base de peixe em uma das tratorias locais, de preferência com vista para o pôr do sol no mar? Se não quiser gastar muito, experimente o menu com preço fixo no restaurante Nino (Lungomare Giardina 7-11, tel +39 0921.422582): gastando aproximadamente 25 euros por pessoa você come entrada, prato principal, segundo prato, acompanhamento e sobremesa. E ainda tem mesinhas com vista para o mar!

Uma pequena praia no centro de Cefalù: só não curti um banho de mar à noite porque estava com as crianças!
Uma pequena praia no centro de Cefalù: deu uma vontade de entrar no mar à noite… (foto de 2015)

Nas noites de verão a cidade fica ainda mais movimentada depois da hora do jantar: parece que todo mundo das cidades próximas vem aqui passear. Afinal, quer coisa mais gostosa do que curtir a brisa fresca do verão, em uma cidadezinha tão charmosa?

Algumas atrações de Cefalù

  • O Templo de Diana: quer queimar as calorias do gelato? Pode começar a subir até o Templo de Diana… a subida parece sem fim, mas a vista no meio do caminho vale a pena. Chegando lá no alto você encontrará ruínas de um antigo templo construído no século IX a.C. que teria uma relação com o culto da água. No local existe também uma caixa d’água do século IX a. C.
  • O Lavatoio Medieval: uma sorgente de água doce que existe desde a antiguidade; era muito usada por volta do século XII. Foi restaurada em 1991 e hoje tem até fila para tirar fotografia!
  • Porta Marina: um antigo arco em estilo gótico com vista para o mar: esta é a porta Marina, uma das 4 portas que davam acesso ao vilarejo no passado (e a única que sobrou nos dias de hoje!)
  • Muros megalíticos: as antigas paredes que protegiam Cefalù de invasores. No lado sul da ilha estão os restos mais bem conservados de Cefalù.
  • Catedral: foi construída entre os anos de 1131 e 1240 por vontade de Ruggero I como agradecimento por ter sobrevivido a um naufragio.

Quanto tempo ficar em Cefalù

Vale a pena dedicar pelo menos um final de semana em Cefalù: assim você terá tempo de curtir os prazeres do dia (praia, trekking, visitas às atrações) e da noite (jantar nos restaurantes locais, passear no centro histórico com lojinhas abertas até tarde). Se você ainda não tem hospedagem reservada, pesquise hotéis em Cefalù através do nosso parceiro Booking.com ou veja a nossa seleção de hotéis em Cefalù.

Também é possível fazer um bate-volta de Palermo, se você tiver pouco tempo na Sicília e quiser ver o máximo possível (ou simplesmente para economizar com hospedagem, a propósito, você já viu nossas dicas de hotéis em Palermo?).

Como chegar em Cefalù

cefalu-sicilia02
A Porta Marina de Cefalù

Cefalù fica a aproximadamente 70 km de Palermo, em direção a Messina. A maneira mais fácil de ir até Cefalù é de carro (além disso você pode parar no meio do caminho para tirar fotos, vale a pena). Existe uma estrada rápida em ótimas condições (A20) e é necessário pagar apenas poucos euros de pedágio.

Uma alternativa é pegar um trem até a estação de Cefalù (a viagem de Palermo leva aproximadamente 1 hora e a passagem de trem sai pouco mais do que 5 euros).  A estação de trem de Cefalù é bem central e bastam poucos passos para chegar até a praia ou ao centro histórico. Veja como checar horários e preços de passagem de trem aqui.

Se você prefere ir de ônibus até Cefalù visite o site da companhia SAIS TRASPORTI. A viagem de Palermo dura aproximadamente 1 hora e também custa pouco mais do que 5 euros.

O ponto de táxi em Cefalù fica na Piazza Stazione (Tel: +39 0921 422554).


Quer saber mais? Confira essa página em italiano com dicas de Cefalù.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here