Um passeio rodeado pela natureza na Toscana, para conhecer fauna e flora deste pedaço de Itália, com direito a birdwatching e uma verdadeira aula de geografia e história do território: bem vindo a Reserva Natural Diaccia Botrona. Você sabe que está no lugar certo quando encontrar a Casa Rossa Ximenes, essa da foto abaixo:

Esse passeio é indicado para quem estiver no litoral da Toscana. Depois de curtir bastante a praia de Castiglione della Pescaia, de descobrir os tesouros dos etruscos em Vetulônia, e quem sabe até de jogar uma partidinha de golf em Punta Ala é hora de pegar o binóculo e ir observar a natureza.
A Reserva Natural Diaccia Botrona
Na Reserva Natural Diaccia Botrona já foram contadas mais de 200 espécies de pássaros, que vivem aqui ou estão de passagem em períodos de migração. Algumas aproveitam o território úmido para a criação de seus ninhos. Se der sorte você poderá observar aves como a águia pescadora, o flamingo rosado, famílias de patos, cisnes, gansos e garças.

Eu caminhei por um pedacinho dos 1273 hectares da Reserva Diaccia Botrona durante uma saída para observar os pássaros, o birdwatching. Se você tiver intenção de fotografá-los prepare lentes potentes para a sua máquina fotográfica. Com o binóculo da nossa guia parecia que eles estavam tão perto, com a minha máquina fotográfica estavam tão distantes…

A Casa Rossa Ximenes
Às margens do rio Bruna encontra-se essa casa vermelha (“rossa”, em italiano) construída pelo engenheiro Leonardo Ximenes no período de 1765-68. A obra na verdade incluiu mais do que a construção de uma simples casa: na verdade tratava-se de um verdadeiro sistema de controle das águas para evitar o alagamento no inverno e manter o nível de água durante a seca.

Esse controle da quantidade de água era tão importante porque era aqui que os habitantes de Castiglione della Pescaia costumavam vir pescar: a água baixa, praticamente um pântano, tornava a pesca fácil e farta. Daí o nome Castiglione della Pescaia… porque era exatamente aqui que os pescadores do vilarejo vinham pescar e não em alto mar, uma operação bem mais arriscada sem a tecnologia contemporânea…
Hoje dentro da Casa Rossa encontra-se um museu multimídia… na verdade dentro tem pouca coisa para ver, o melhor mesmo é a explicação e a história do território que escutei ali. Depois você pode continuar com um passeio de barquinho ou fazer birdwatching como eu fiz.
Informações Práticas

É possível fazer um passeio guiado na Reserva Natural Diaccia Botrona com guias profissionais especializados no território (disponível em inglês, francês, alemão e italiano). Em algumas datas específicas o passeio é gratuito. Informações através do site www.maremma-online.it ou pelos telefones +390564.484581 / +39 389.0031369 ou +39 348.7743201.
Recomendo sempre telefonar para reservar e confirmar os horários… especialmente em baixa estação (inverno).
Horário de visitas a Casa Rossa Ximenes
- Verão na Itália (entre 15 de junho e 16 de setembro) -> de terça à domingo das 15:30 às 20:30
- Inverno na Itália (de 17 de setembro até 14 de junho) -> de quinta à domingo no seguinte horário: das 14:30 às 17:00 (entre 1º de outubro e 31 de março); das 15:00 às 19:00 (entre 1º de abril e 14 de junho e de 18 a 30 de setembro).
Excursões de barco entre às 15:00 e às 19:00
Fecha às segundas.
Preços da Casa Ximenes
Ingresso no Museu: Euro 3,50 (grátis para crianças até 6 anos; preço especial de Euro2,50 para crianças de 7 a 12 anos);
Ingresso no Museu mais passeio de barco dentro da Reserva Natural Diaccia Botrona: Euro 12,00 adultos; 10 Euros para grupos acima de 10 pessoas; 6 Euros para crianças de 4 a 12 anos.
Mais informações sobre o Território
A.C.O.T. (Associazione Castiglionese Operatori Turistici)
Site: www.turismocastiglione.com
E-mail: acot@hotmail.it
Tel. (+39) 0564.934769
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
[…] e o Museu Isidoro Falchi (com objetos incríveis com quase 3 mil anos de história!), a Casa Rossa Ximenes para descobrir a história e fauna local ou Punta Ala com suas praias deliciosas e o Golf […]