Existem basicamente dois modos para ter internet na Italia: o primeiro é através de uma linha telefônica (ADSL), o segundo através das operadoras de telefonia móvel.

Internet via linha telefônica

Vantagens: alta velocidade, preço relativamente baixo,  opção de linha telefônica adicional grátis
Desvantagens: funciona em um único ponto fixo contratado, no caso, o endereço da sua casa; contratos geralmente com duração mínima de 12 ou 18 meses
Dica: você pode comprar um modem wifi e evitar pagar taxas de aluguel de modem, com a vantagem de poder se conectar de qualquer lugar dentro da sua casa: na cozinha, no quarto, no banheiro…

  • Alice: é a internet da Telecom Italia, a operadora oficial da Italia. As promoções mudam com frequência e nem sempre é a solução mais econômica, mas geralmente oferece a internet mais rápida e de melhor qualidade.  Mais informações via telefone:187
  • Tiscali: uma opção geralmente mais barata do que a Telecom, veja quais as promoções do momento no site oficial. Mais informações via telefone: 130
  • Libero/Infostrada Outra alternativa geralmente mais barata do que a Telecom. Mais informações via telefone: 159
  • Fastweb: uma real alternativa a Alice da Telecom porque ela possui uma rede própria, bastante rápida e com preços interessantes. A desvantagem é que não está disponível em todas as áreas da Itália. Mais informações via telefone: 192.192

Vale saber: Muitas outras operadoras “alugam” a rede da Telecom e a revendem por preços mais baixos, como fazem? Elas pegam uma linha que a telecom destina por exemplo a 100 usuários e colocam 1000 usuários, claro que o preço fica menor, mas a qualidade também. Além disso em caso de problemas você entra em contato com a operadora, que entra em contato com a Telecom e tudo fica ainda mais demorado…

Essas são as principais operadoras. Existem outras, como Tele2, você pode fuçar simplesmente digitando no Google “internet adsl”

Internet via operadora de telefonia móvel

Vantagens: possibilidade de se conectar de qualquer lugar da sua cidade e até em outras cidades.
Desvantagens: velocidade menor, preços mais altos, restrições na quantidade de dados transmitidos e recebidos pelo seu computador (o que significa que se você adora baixar filmes online vai ter que pensar duas vezes antes de iniciar o próximo download).

  • (www.tre.it): uma empresa moderna e com muitas opções de preços e planos. Antes de fechar um contrato certifique-se se existe uma duração mínima para o contrato. Já usei muito a tre e recomendo.
  • Vodafone (www.vodafone.it): usam e abusam de publicidade, os preços são até econômicos, mas a qualidade é inferior aos concorrentes.
  • TIM(www.tim.it): é a Telecom Italia na telefonia móvel. Praticamente um dos melhores sinais na Italia, a linha funciona onde as concorrentes geralmente não tem sinal.
  • Wind (www.wind.it): do mesmo grupo de Infostrada/Libero. Não é a melhor, mas de vez enquando possui boas ofertas

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostei que voltou a usar o blog. Assim ficamos mais perto e conhecendo melhor as dimensões e o universo de nossa escritora.

  2. valeu pelas dicas, muito util seu blog, mais continue atualizando ele assim que possivel.

    Valeu mesmo.
    e a dopo.
    ciao.

  3. SobrinhO! Acho bom oferecer seus serviços jornalísticos blogueiros pra grandes empresas da midia. Por que não manda e-mails pro Uol, Terra, Globo e quetais, hã? Em troca de graninha, é óbvio. Faça o favor de continuar cuidando da carreira, hein? Não se esqueça que vai cuidar dos tios velhinhos e pra isso vai precisar estar bem de vida. Beijos ao Rob, o lindo.

  4. Acho otimo contar com esses comentarios, pois estou indo morar na Italia agora em marco e ja uso esse internet car wi-fi da tim aqui no brasil com a velocidade muito inferior e foi bom saber que existe tambem a mesma operadora e outras que oferecem esse recurso

  5. Estou usando a 3 (tre) aqui na italia e apesar da propaganda dizer que a velocidade e de 7,2 megas fico com a media de 2 ou 3 megas… mesmo assim estou satisfeito… e ai vai um aviso… nao sei por que mas nao existe nenhuma maneira de acessar a pagina da Uol e seu email, alem de nenhuma subpagina.

  6. Estou querendo trabalhar na Itália com alguma coisa relacionada a comunicação poderia passar algum email de quem possa contratar? Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here