A revista Panorama desta semana (22/03/07) anunciou mudanças no processo de obtenção da cidadania italiana. Faço a seguir uma tradução informal:

Para se tornar cidadão italiano, será necessário merecê-lo. Esse é o sentido da proposta de lei a respeito da cidadania que está em discussão na Camera dos Deputados.
O texto único, assinado pelo vicecapogruppo do Ulivo(partido italiano), Gianclaudio Bressa, que unificou cerca de vinte propostas da maioria, oposição e ministro do Interno, Giuliano Amato, deve chegar no Congresso a Montecitorio até o fim de março.
A proposta de lei Bressa prevê que, além do fim de 10 anos necessários hoje para obter a cidadania, existirão outros modos para obtê-la. O estrangeiro poderá recebê-la em até 5 anos, demonstrando, no entanto, de saber falar italiano e deve jurar a Constituição. Depois tem a introdução do “ius soli” para quem nasce na Italia de pelo menos um genitor que seja nato o residente há pelo menos 3 anos.
Mudanças contrários no entanto a respeito de casamento: neste caso a cidadania será obtida depois de 2 anos em território italiano e não depois de 6 meses.
E enquanto a Casa da Liberdade já prometeu batalha no Parlamento e um referendum caso passe a proposta, Bressa resume assim o espírito da lei: “Não é o Estado que decide de receber com benevolencia os estrangeiros, mas é um pedido que vai em discussão para entrar na nossa comunidade.

A nota, publicada na página 61 da revista, não faz referências a obtenção de cidadania para os descendentes de italiano, como a maioria dos casos de brasileiros na Italia. Trata de modo geral de estrangeiros que decidem de tentar a vida em solo italiano.
Mais informações: blog.panorama.it/italia

5 COMENTÁRIOS

  1. Prezados (as) Senhores (as)

    Viemos por este meio, respeitosamente, oferecer nossos serviços.
    Actuamos junto a órgãos públicos administrativos italianos, fazendo todo o acompanhamento da prática da cidadania para quem vem obtê-la em Itália.

    Nossos contactos:

    E-mail: marioabonizio@hotmail.com
    Skype: marioabonizio
    Celular: + 39 328 011 8982

    Desde já agradecemos a atenção concedida.

    Atenciosamente,

    Mario Abonizio

  2. ola. gostaria de saber se eu posso pegar o permisso familia pelo meu primo. no caso, meu tio, irmao da minha mae, é casado c uma descendente de italiano e os meus primos agora sao cidadaos italianos. algumas pessoas que eu conheço disseram ter pego permisso de seus sobrinhos e seus primos. mas alguns dizem que nao pode. o que poderia e nao poderia no meu caso?

    abraços

    Daniela

  3. Bom dia! Preciso de um despachante na Itália para tirar a minha cidadania.
    Meu marido é brasileiro, de família italiana, da cidade de Católica Eracléa, e já possui a cidadania há 2 anos. Somos casados há mais de 30 anos.
    Agora, gostaria de buscar a minha. NO cartório de Eraclea já consta que somos casados. Alguém pode nos ajudar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here