Duvida de leitora:

Estou acompanhando frequentemente seu blog agora, pois tenho a intenção de morar na Itália, mais especificamente, em Milão no início do próximo ano, começo de fevereiro. Eu não tenho cidadania, mas estou indo com a minha meia-irmã, que está tirando a dupla cidadania, e pretendo fazer um curso de italiano e ficar algum tempo. Só que estou com uma dúvida quanto ao seguinte, tenho duas cachorrinhas, que estou realizando todos os procedimentos de vacina, instalação de microchip, etc que são exigidas, conforme o Ministério da Agricultura do Brasil me informou. Só que meu professor de italiano me disse, que quando eu chegar em Milão com as cachorrinhas, posso ser questionada sobre o porque de levá-las, como se eu pretendesse me mudar ilegal para a Itália. Você sabe de algum caso semelhante? É possível que não me deixem entrar no país, mesmo com visto e matrícula em uma escola, pelo fato de levar meus animais de estimação?

Salve cara leitora,

Devo admitir que nao conheço um caso de brasileiros que quiseram trazer animal de estimaçao para a Italia. O que posso te dizer é o seguinte:

1) os italianos tem uma forte ligaçao com animais de estimaçao e, em geral, existe uma cultura em querer bem os bichinhos.
Isso me faz pensar que seja normal que uma pessoa queira trazer suas cachorrinhas no caso de passar um longo tempo fora de casa (especialmente se nao tiver com quem deixa-las), e voce como turista tem direito de passar 3 meses que pode ser considerado um longo tempo, nao eh mesmo? Alem disso, voce esta viajando com um bilhete aereo de retorno, nao esta? E ainda por cima com a matricula em uma escola de italiano para estrangeiros, algo bastante comum. Eu nao vejo um problema em traze-los.

2) Nao posso te garantir se implicarao ou nao com voce, o importante é que voce esteja preparada em como responder, de modo educado, cortes e sempre bem informada sobre seus direitos e deveres.
Se voce esta seguindo as recomendaçoes do Ministerio da Agricultura do Brasil, eu imagino que signifique que voce pode levar animais de estimaçao em viagem. Cheque isso tambem com algum orgao oficial da Italia, se possivel, imprima o documento, e viaje traquila.

Boa viagem e boa sorte. E depois venha aqui contar se correu tudo bem.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!
    Estou querendo fazer um curso de graduação de cenografia ou direção de arte (tudo relacionado a cinema). Gostaria de saber se você conhece a cidade que tem as melhores faculdades, quais são…?
    Com cidadania, esses cursos são caros para pagar?

    Qualquer ajuda é valida!
    Muito obrigada

Comments are closed.