As ruas, lojas e supermercados estavam lotados ontem, feriado nacional italiano em homenagem a Madonna (Nossa Senhora). No Esselunga mal dava para andar: todos os 27 caixas da filial onde fui estavam abertos e tinham pelo menos 4 pessoas com carrinhos lotados de compras esperando para pagar.

No centro da cidade não foi muito diferente. Apesar do clima de garoa-pára-garoa, as ruas do centro estavam lotadas, as lojas idem. Enfim, todo mundo enlouquecido! Pena que esqueci a máquina fotográfica em casa, porque a cidade está cheia de luzinhas e viriam fotos charmosíssimas.

Dicas fiorentinas

Para quem estiver em Firenze, aproveito para dar uma sugestão: na Piazza Santa Croce até 16 de dezembro rola o Mercato di Natale Tedesco (Mercado de Natal Alemão), com produtos típicos como doces, vinhos, cerveja, salsichas e artesanato. O horário é das 10 às 22 e a entrada é gratuita.

Já se você prefere uma atividade mais esportiva até 13 de janeiro é possível patinar no gelo em pista montada na Piazza della Libertà. O aluguel dos patins custa € 6,00 a hora. O horário de funcionamento é das 9 às 23:00 durante os dias de semana e até a 1 da manhã aos sábados, domingos e feriados. A pista estará aberta dia 31 na noite de São Silvestre para brindar o ano novo. Informações: 055.0517447

O concerto de final de ano acontecerá na Piazza Santa Croce a partir das 23 horas do dia 31 e como sempre será gratuito (patrocínio da Banca CR Firenze). A Orquestra Filarmônica do Teatro Lírico Europeu se apresentará com mais de 80 músicos e no repertório estão previstos toda a tradição do clássico, romântico e moderno com Rossini, Tchaikovsky, Brahms, Strauss, Ponchielli, Bizet, entre outros. O maestro é Giuseppe Lanzetta.

Já para o primeiro dia de 2008, às 11:30 da manhã, acontece o Concerto di Capodanno no Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, gratuito (patrocínio da Região Toscana, do Comunce di Firenze e com colaboração da Cassa di Risparmio di Firenze). Serão 3 orquestras da Scuola dirigidas com Renato Rivolta: Orchestra dei Ragazzi, a Galilei e Orchestra Giovanile Italiana. O programa foi inspirado no mundo do leste. Os convites (gratuitos) estarão a disposição até o esaurimento através do Box Office e das principais lojas de música da cidade. Informações: 055.597851

No feriado de 06 de janeiro, dia da Epifania (Reis Magos), acontece “La Cavalcata dei Magi”, um desfile que passará pelas ruas do centro partindo da Piazza de’Pitti (14:00)para chegar até a Piazza del Duomo (15:30), onde o “corteo della Repubblica Fiorentina” oferecerá dons a Jesus menino, no presépio vivo montado desde a manhã no sagrato della Cattedrale. A festa é uma tradição dos tempos dos Medici, que foi banida em 1494 e agora revivida graças a vonade da Opera del Duomo, em parceria com o Arcivescovado e a Amministrazione Comunale.

Fique ligado porque as liquidações em Firenze geralmente começam no dia da Epifania.

Entre os dias 24 e 27 de janeiro acontece a IV edição da Fiera del Cioccolato artigianale di Firenze. Aqui o destaque vai para o chocolate puro, que se contrapõe a produção industrial do produto. Melhor ir com espaço na barriga porque estão previstas degustações. A feira é gratuita e o horário das 10 às 22. Informações: 055.3289619 ou http://www.fieradelcioccolato.it/