Pergunta do leitor:

“Olá! Há algum tempo descobri seu blog Brasil na Itália e o tenho visitado quase que diariamente. É que passarei março em Milão e abril e maio em Bologna fazendo um estágio. Em ambos os lugares terei moradia por conta, e duas refeições diárias. No entanto, algumas coisas tem me precoupado. A principal é a comunicação com o Brasil e o mundo. Qual a melhor operadora de celular, digo, a mais barata e que oferece melhores benefícios para ligar para Brasil e ligações locais na própria Itália? outra coisa: conexão de internet. Tem sinal wireless com facilidade em Milão? Preciso assinar algum provedor? Ou tem algum modem portátil de operadora de celular que sirva apenas por 3 meses, sem que eu tenha que fechar contrato para um ano? Outra coisa, além disso, que tem me deixado um pouco aflito é que não sou bom em inglês, apenas leio, mas praticamente não falo. E o italiano eu já estou entendendo a leitura razoavelmente. O pessoal daí é muito hostil em relação ao idioma?Enquanto estiver na Itália, penso conhecer Firenze, Roma, Veneza, Trino, Bergamo, talvez Pisa e talvez Modena nos finais de semana. (Além de Milão e Bologna, claro, que é onde ficarei). Nesses locais que disse, é melhor eu ir de trem? Albergue nesses locais são baratos? Muito obrigado pela atenção”

Salve caro leitor, obrigada por visitar sempre o site. 🙂 Espero que encontre informaçoes uteis por aqui. Vamos por partes:

Operadora de Celular: voce pode encontrar no menu a direita do site uma relaçao das 4 operadoras de telefonia movel. Eu, particularmente, possuo a SIM Card (chip) da Vodafone, Wind e TIM. Qual a melhor de todas? Depende com quem voce deve se comunicar. Melhor ter o chip da mesma operadora dos seus amigos na Italia! (o chip custa so 10 euros e geralmente uma parte disso inclui credito para falar). A Wind por exemplo, tem o plano Noi 2, onde por 3 euros ao mes voce pode falar ate 300 minutos gratis com uma outra pessoa que tenha Wind. Alem disso, a Wind tambem oferece um plano para ligar para o Brasil por 0,15 de euro ao minuto (mais 0,15 pelo scatto, ou seja, quando respondem a ligaçao do outro lado). A Vodafone tem planos semelhante.
Meu conselho: faça um passeio entre Vodafone e Wind e veja qual tem a melhor oferta para voce. As promoçoes melhoram a cada dia, eh uma coisa incrivel a velocidade em que começam e terminam. Para quem muda de operadora entao, as vantagens duplicam e ainda por cima voce mantem o mesmo numero. Eu mudo de operadora pelo menos 1 vez por ano. Nao sei se eh o seu caso, visto que ficara pouco tempo.

Ligar para o Brasil: alem da opçao de ligar do seu celular Wind/Vodafone para qualquer numero brasileiro fixo ou movel, existe uma outra opçao incrivel. Eh um cartao chamado BT Dream Card que te da cerca de 26 horas para ligar para telefone fixo no Brasil (Sao Paulo e Rio representam mais minutos que interior de Sao Paulo, por exemplo). O cartao dura 1 mes e honestamente eu nunca consigo usar as tais 26 horas, sempre me sobra pelo menos a metade. Mas visto que o cartao custa so 5 euros, ta valendo. Ja falei antes sobre isso aqui no blog e repito: esse cartao so vale a pena se voce tiver em casa uma linha de telefone que te permita ligar gratis para numeros fixos na Italia. Senao, alem do cartao voce paga os pulsos por minuto de ligaçao local atraves do seu celular.

Wireless: nas Universidades, em geral, cada estudante tem um codigo de acesso para wireless gratis, mas voce tambem pode acessar internet wireless em hoteis, internet points, talvez no seu estagio. Se quiser a comodidade de acessar internet quando voce bem entender, basta fazer um plano com a sua operadora de celular. Ano passado eu usava internet UMTS atraves da TIM, que custava pouco (34 euros por 30 dias) e me oferecia muitas horas de navegaçao inclusas. Mas as ofertas mudam sempre e vi que o preço da Vodafone abaixou bastante. Eu sou fa da Vodafone, acho que eles tem um excelente serviço ao consumidor, por isso va em uma loja ou atraves do site e informe-se sobre a oferta que estara disponivel quando voce chegar. Em geral com as operadoras de celular voce nao precisa assinar contratos longos para ter internet, a duraçao geralmente eh de 1 mes, mas confirme sempre antes. E a vantagem maior eh que atraves do celular voce pode usar a internet em qualquer cidade da Italia.

Ingles: sim, muita gente na Italia fala ingles. Mas se ingles nao eh o seu forte, nao tem problema. Aqui a lingua eh o italiano e seria melhor que voce estudasse o maximo possivel de italiano antes de vir. A lingua eh parecida com o portugues, mas para quem nao eh fera, eh facil cair em roubadas ou confundir o significado das coisas. Quanto mais voce souber se comunicar com eficiencia, menos perrengues vai passar.

Viagens/transporte: viajar de trem eh uma maravilha e eu recomendo, ate porque eh uma novidade para os brasileiros. Voce nao tem que se preocupar se tem neve na estrada, se pode entrar com o carro no centro de determinadas cidades, em Firenze por exemplo os estaciomentos custam de 20 a 50 euros a noite e estacionar na rua eu absolutamente nao recomendo porque tem zonas especiais para moradores, dias especiais de lavagem da rua, alem de normalmente ter que pagar em determinadas faixas horarias uma especie de “Zona Azul”, sem falar nos radares e telecameras espalhados por toda cidade! Resumindo: eh facil levar multa.
Viajar de carro tambem eh gostoso, se perder entre estradinhas ao redor dos vinhedos na Toscana, por exemplo, eh o maximo. Mas custa caro e pode ser mais stressante.

Viagens/hospedagem: eu ja viajei muito em albergue da juventude e eh realmente uma otima opçao para encontrar pessoas que estejam no mesmo clima que voce de cair na estrada. Geralmente um albergue da juventude (ostello) nas grandes cidades custara cerca de 25 euros a noite. Em Roma, por exemplo, acho que nem existe albergue da juventude, la eh caro se hospedar. Nas cidades menores o custo pode cair em ate 10 euros. Mas nao posso te passar uma relaçao de albergues porque ultimamente eu prefiro o conforto de um bom hotel (nao necessariamente gastando mais). Eh simplesmente uma questao de espirito de viagem e de fases da vida… Mas basta usar o Google que voce acha tudo em um minuto!


Boa viagem e divirta-se.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!!
    Muito legal seu blog, parabéns!!!
    Vou à Itália em breve, e estou tentando descobrir se em um celular gsm quadriband da vivo é possível colocar um chip de alguma operadora daí… Pelo que vi nos seus escritos, me parece que sim, mas queria que você confirmasse essa informação…
    Agora vou voltar a fuçar seu blog, que está recheado de informações super interessantes!!!
    Valeu!
    Abraços…

  2. Olá, acabei de descobri seu blog. Sou médica e tenho MUITA vontade de fazer um estágio ou curso de aperfeiçoamento na Itália, na minha área – Medicina Estética. Como é a recepçao dos italianos com os médicos brasileiros?

  3. Bom dia.
    Sou estudante de agronegocio(agribusiness) e preciso saber se consigo fazer um intercambio na Italia neste setor.
    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here