Nos idos de 2005 eu resolvi fazer as minhas malinhas e vir para a Italia. Não tinha ninguém me esperando aqui no Belpaese: nem amigos, nem familia, nem amores… Era tudo novo.
No inicio a gente tem uma certa tendencia a manter tanto contato com os conhecidos do Brasil, que as vezes eu tinha a sensaçao que estava na Italia, mas vivendo no Brasil, minha cabeça ainda estava la.

Talvez essa seja uma fase necessaria. O fato eh que para quem tem a intençao de viver a longo prazo por aqui, eu recomendaria um pouco de afastamento do quotidiano brasileiro. Nao significa esquecer as pessoas queridas, por favor. Mas simplesmente usar o tempo na Italia para conhecer pessoas na Italia e viver novas historias e bons momentos por aqui.

Como conhecer pessoas na Italia

Acho que uma das melhores formas de conhecer pessoas é através de cursos. Você vai encontrar pessoas que querem aprender a mesma coisa que você e, um minimo de coisas e assuntos em comum, vocês vão ter.

É logico que se voce for fazer um curso de italiano, só vai conhecer estrangeiros (o que também pode ser muito divertido!). Eu achava o máximo ter amizades por todos os cantos do globo: França, Espanha, Bélgica, Argentina, Israel e, por que não, também das diferentes regiões do Brasil.

Fazendo degustação de azeite em Bagno a Ripoli (perto de Florença)
Fazendo degustação de azeite em Bagno a Ripoli (perto de Florença)

Mas você pode aproveitar a oportunidade para virar sommelier, melhorar a dicção, estudar funghi ou simplesmente aprender a dançar uma bachata – temas que interessam mais os italianos.

A tecnologia ajuda

Existem diversas maneiras de conhecer pessoas novas usando a internet e redes sociais. Facebook, Instagram e Twitter são algumas maneiras fáceis de encontrar pessoas online para bater um papo. E a parte interessante: é cada vez mais fácil pesquisar por pessoas com as mesmas afinidades que você.

Uomini & Donne

Ja se voce for bonito como um modelo, tiver entre 18 e 35 anos pode se inscrever a Uomini & Donne. Para quem nao conhece, U&D é um dos mais famosos programas da TV da seção da tarde. Conduzido por Maria di Filippo, dois “tronistas” do sexo feminino ou dois do sexo masculino tem alguns meses para conhecer e escolher quem eh a sua outra metade da laranja. Pode parecer uma armação, um programa onde os participantes so querem fazer carreira e aparecer na TV. Mas tem um casal que está junto anos depois do programa ter sido realizado: Tara e Cristian. Olha só a página facebook deles…

Moral deste post: so fica sozinho quem quiser!

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPergunta de leitor
Próximo artigoIdas e Vindas
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, atualmente colabora com a agência Caprionline. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

17 COMENTÁRIOS

  1. Adorei teu blog!
    =)

    Morro de vontade de aprender italiano, vou começar a estudar, em casa mesmo, e adorei a comparação que vc fez em “A Itália e o recomeço”, pq sei bem o que é isso.
    Não por mim, mas porque meu irmão foi pro Sul, sem amigos, família, amores, que nem você.

    Deve ser barra, mas tb deve ser massa!

    😉

  2. Oi Nathalia,
    Adicionei o seu blog aqui no BRASIL NA ITALIA. Grazie e volte sempre! 🙂

  3. Aeee novos posts….
    nao pude comentar antes mas voltei soh pra comentar agora….
    então queria umas dicas de musicas em italiano que vc curte por ai…
    estudo italiano a 3 meses e ao terminar o curso e a facul vou pra ai… tenho alguns amigos ai mas acho que eles nao tem saco de me explicar as coisas como são ai… por isso adoro seu blog e entro todo dia…
    Se divertindo com o EEE???
    beijos…

    NikS – Curitiba-PR

  4. Ah!
    Tb queria muito saber de bandas e cantores italianos, pra baixar no lime wire!
    Grata!
    =)

  5. Ólha,parabens mesmo pelo conteúdo inteligente,pelo bélo trabalho,más confesso que me fez mal,é saudade,tive o imenso prazer de morar/trabalhar neste paiz que amo muito,a familia foi a razão de minha volta,más acredite,meu coração continua ai,tenho saudades,escuto radios dai,assisto tvs,adoro as musicas,giovanotti,vasco,giana nannini,e muitos mais,penso em voltar,quem sabe,obrigado por me fazer diminuir a saudade,se me permite deicho meu email,para fazer amisade,com brasileiros(as)que morem neste belo paiz,"denovaro7@hotmail.com" ,Abração.

  6. Olá
    Gostaria de conhecer alguém, precisamente da cidade de Bergamo.

    Tenho uma necessidade de que alguém verifique para mim nos cartórios de nascimento de Bergamo, a existência da certidão de meu bisavô.

    Aguardo

    Grato

    Paulo-011

  7. amo a italia mesmo sem conhece-la gostaria muito de fazer amigos que more ai para poder falar um pouco desse pais maravilhoso

  8. conheci um amigo chef de cozinha no navio costa fortuna com o nome de Erminio quero o seu contato pelo facebook

  9. Olá,gostaria que alguém do facebook.Me ajudassem localizar minhas primas.Elas vivem em Milão,e uma outra em Bari.Os nomes:Hosana marques de almeida,Cleuza marques de almeida,Solange marques de almeida,e seus filhos…Quero localizar pra falar com eles,pelo facebook!!

  10. admiro tanto esta cidade e quero ouvir falar um pouco para matar esse desejo louco q mora em mim

  11. Gostaria de estar comunicando com BRASIL NA ITÁLIA, saber como lidar com isto quando estiver neste país maravilhoso, sem ninguém. Mas tenho certeza que vou estar bem depois do apoio desta matéria. Obrigada adorei a matéria e espero que vocês tenham sucesso. Vou fazer muitos amigos neste. Graças.

  12. Estou na Italia em Trieste até dia 16/11 e gostaria de uma dica como conhecer pessoas por aqui .

Comments are closed.