“Sou formada em Educação Fisica no Brasil(SP) e vou morar dois anos em Roma(Itália). Gostaria se possível ter algumas dicas sobre em que posso trabalhar na Itália.Quero fazer uma especialização em faculdades ou mesmo trabalhar em academias ou escolas.Vou ficar por volta de dois anos e desejo aprender bastante. “

Devo admitir que nao gosto muito de responder a esse tipo de e-mail simplesmente porque nao gosto de prever o futuro de ninguem. Tudo pode acontecer e devemos estar abertos as diversas possibilidades. O que posso dizer é que sim, eu conheço varios professores de academia de ginastica que sao brasileiros (falam fluentemente o italiano). E se existe trabalho para eles, deve existir para voce tambem.
A seu favor voce tem a imagem que os italianos tem dos brasileiros: como se nos vivessemos na praia cuidando do corpo. Como todos querem ficar sarados como os brasileiros (homens e mulheres) ter um professor de ginastica brasileiro eh como ter um modelo, um exemplo a seguir.
Eu nao sei se voce precisa reconhecer diplomas, especializaçoes ou o que mais. O que sei eh que voce pode contactar diversas academias de ginastica, mandar curriculum, se apresentar pessoalmente, enfim, meter as caras.
Aqui ta na moda yoga, pilates, danças caraibicas/latinas (salsa, bachata, merengue, tango…). Mas voce tambem pode trazer uma nova moda para ca de algo tipico brasileiro. Nao esqueça de voltar aqui depois para contar o que conseguiu, hein? A gente aqui eh curioso… 😛

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá! tbm sou formado em educação física, faço curso de Italiano no Consulado do Rio de Janeiro e gostaria de saber sobre oportunidades de emprego em escolinhas de futebol, clubes… pois meu trabalho é mais voltado pra área desportiva. Existe possibilidades nessa área?

  2. Olá! Sou Enfermeira (nível superior), e gostaria de saber sobre as oportunidades pra trabalhar como Enfermeira na Itália. Pois, eu soube que na Itália contratam Enfermeiros Brasileiros e aqui existe uma empresa que trabalha “levando” Enfermeiros para Itália; a princípio seria pra ficar um ano ganhando cerca de 1500 euros. Eu fiz contato com esta empresa, estou estudando italiano e agilizando a tradução dos meus documentos, mas antes gostaria de saber quais são as reais possibilidades nessa área e as condições de vida…
    Desde já, agradeço!

  3. Olá, sou professor de Educação Física, tenho cidadania e estou indo mes que vem pra Itália. Estou fazendo várias coisas aqui pra tentar convalidar meu diploma aí na Itália ,,, Pelo jeito não é só chegar e ir na academia pedir emprego ,,,

  4. @Anonimo
    Realmente não é muito simples reconhecer os titulos de estudo aqui na Italia. Amanha, 28/01/09 publico um post que toca nesse tema. Fique de olho!

  5. Olá, leio sempre seu blog com minha esposa (e ela me ajudou a nao ser mais anônimo). Então, fui no consulado, peguei um papel com tudo que tem que fazer, ja fiz tudo, agora preciso chegar aí e ver direito, pois acho que tenho que fazer uma prova pra convalidar o diploma (ja contando com toda papelada que levarei ). Li seu post, inclusive imprimimos e estamos vendo com calma todos os itens. Tenho família direta aí (tios, primos 1º grau) então a chegada vai ser um pouco mais facil, minha prima é vice prefeita da cidade que vou, então creio que ela me adianta o lado em alguns documentos ,,, Mas a pergunta é, vc tem visto oportunidades de emprego aí, ou não tem emprego nenhum , qualquer coisa, pra começar ,,, Obrigado pela força aí,e parabéns pelo trabalho !!!

  6. @Joao,
    Me apresenta aí a sua prima… hahaha
    Se você já preparou todos os documentos seguindo as regras e ainda tem parente próximo no governo, pelo menos não vai enfrentar o problema de uma eventual má vontade. Vai tranquilo.

    Sobre a questão de emprego, é sempre um assunto relativo. Existem sempre aqueles que encontram vagas no auge de uma crise e existem aqueles que conseguem estar desempregados quando as crises praticamente não existem.

    Além disso, algum trabalho você encontra. Não digo que seja o emprego ou salário dos seus sonhos, mas para quem tem vontade de fazer, as oportunidades sempre aparecem.

    Para finalizar, parabéns para sua esposa, teve uma ótima idéia de te estimular a escrever aqui. Fico super feliz em trocar idéias e comentários e espero te ver novamente por aqui.

    Um abraço ao casal e boa sorte!

  7. Olha, vc me aliviou agora ,,, porque sempre tive a impressão que as pessoas pintam um quadro pior do que esta ,,, minha prima é vice-prefeita de uma cidade pequena , mas em termos de documentos funciona mesmo assim né ,,, quando tirei meu passaporte italiano, estava aí na Itália e fui com ela na prefeitura, em 15 dias estava com o passaporte em mãos ,,, não tinha feito nada antes, só fui com ela na prefeitura com meu passaporte brasileiro e basta . Vou pra morar, pra curtir a Italia e sua cultura, não tenho aspiração de ficar milionário (lógico que se ficar, melhor né) nem preciso mandar dinheiro pro Brasil. Estamos firmes e fortes no Italiano, e quando chegarmos vamos a comune pra entrar no curso de italiano aí tb. Tenho um amigo que é dono de uma imobiliária e ele esta me ajudando com uma casa ou ap. e enquanto isso vou ficar na minha familia. Provavelmente moraremos em Peschiera del Garda (Verona), e minha esposa terminara a faculdade em Brescia. A principio trabalho de qq coisa, não tenho frescura, estou deixando um emprego muito bacana aqui no Brasil, mas não sei se vale a pena trabalhar 15 horas por dia sob pressão … até quando né ??? Ja juntei um bom dinheiro e agora talvez prefira um lavoro que não se aparece tanto, mas tb te da uma qualidade de vida melhor, e mais tempo com a esposa tb ,,, bem, acho que falei até demais, mas depois me diz aí se vc acha que vamos nos encaixar bem no perfil italiano … Valeu, e parabéns pelo trabalho !!

  8. Ola meu namorado esta terminando um curso de mecanico de aeronave que engloba alem de avião ,helicoptero e navio e eu estou terminando enfermagem.
    Gostaria de saber se ha campo de trabalho para area dele na Italia
    obrigada

  9. Oi Ainda estou cursando a faculdade de enfermagem…falo italiano e estudo alemao!sempre passo ferias na Italia e gostaria de sabe como se faz realmente para consegui um trabalho em um hospital aqui…Obrigado!

Comments are closed.