Eu adoro fuçar nos blogs alheios, principalmente de brasileiros que moram no exterior, para saber como eles se adaptam no novo pais. As vezes caio na gargalhada ao me reconhecer em certas situaçoes, outras guardo o conselho para evitar cair em roubada, ou simplesmente armazeno as informaçoes na parte do cerebro “cultura inutil”.
Outro dia, passeando em uma livraria do centro, achei um livro que acabei de devorar. Se chama “Come sopravvivere ai Newyorkesi – Il racconto di una che ce l’ha fatta (forse)” de Tiziana Nenezic. Eu ja tinha ouvido uma entrevista da autora em um programa de radio, o que ja tinha gerado certa curiosidade. Quando vi la o livrinho, pequeno (perfeito para levar no onibus), apenas 9 euros, fui direto para o caixa.
O texto eh bem simples, como a linguagem de um blog e a leitura corre facil. Estou escrevendo sobre ele aqui porque acho que nao existe modo melhor de entender a mentalidade do italiano do que ler um texto escrito por uma italiana que conta como ela confronta uma realidade nova com a sua cultura.
Nenezic abrange diversos temas do quotidiano: os programas e propagandas na TV, o atendimento em um bar, as liquidaçoes, a “comida italiana”, a mentalidade sobre o trabalho (e ferias), transporte, moradia, enfim, um leque de detalhes da realidade quotidiana que interessam seja quem pretende vir morar na Italia, seja quem pretende ir morar em Nova York. Boa leitura!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorIdas e Vindas
Próximo artigoLiteratura Italiana
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, atualmente colabora com a agência Caprionline. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here