Hoje era o tão esperado dia. Finalmente poderia conferir um dos mais importantes cantores de rock da Italia, Luciano Ligabue, ao vivo, no estádio da Fiorentina. Cheguei por volta das 19:30 e fui direto procurar um bom ângulo para assistir ao espetáculo. Juro que queria ter ficado lá na frente, mas meu espacinho no meio da pista até que não estava mal. Afinal tem gente que chegou lá cedíssimo para reservar lugar, algumas moçoilas inclusive com o top do biquini e shortinho para aproveitar o céu azul ensolarado desta quarta-feira. Ah, o verão… tudo é permitido.
Os arredores do palco foram decorados seguindo a temática da energia: eólica, painés solares e nuclear. Algo que vem bem a calhar com a polêmica de voltar a construir usinas nucleares na Itália x formas alternativas “ecológicas”.
O show teve grandes momentos. Um dos meus favoritos foi durante a canção Piccola Stella senza cielo, que tem uma passagem que diz “perchè ti tieni su soltanto un filo, sai”. E aí aparece uma acrobata daquelas que ficam penduradas em uma espécie de lençol a não sei quantos metros de altura (veja o vídeo abaixo). De tirar o fôlego!
Outro trecho muito emocionante foi o da leitura da Constituição Italiana: os telões publicavam os artigos que falavam de igualdade independente de raça, lingua, etnia e Ligabue soltava a voz. Pausa para reflexão durante show de rock porque ultimamente os principais meios de comunicação só falam de “imigração” com um tom negativo e interesses privados de senhores políticos têm ficado a frente dos interesses do coletivo.
Pena que ele não cantou a minha canção favorita “Si vieni e si va”. Mas tá valendo mesmo assim. Não dá para cantar tudo, quando são tantos os sucessos. Bem, para terminar esse post vou colocar o tal do vídeo que filmei rapidinho, equipamento amador, não sejam críticos… 😛

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal.

    Bmi, taxi na italia é muito caro?
    Estou indo para Torino mais cedo do que eu imaginava e vou precisar me locomover bastante…

    Transporte publico?

  2. Conrado, fique tranquilo em relacao a transporte publico. Ademais, torino ganhou a pouco uma linha de metro zerinho em folha.
    Quanto a taxi, depende da distancia. A tarifa em roma nao eh um absurdo, mas evidentemente eh um pouco cara. Taxi eh taxi, em qualquer lugar.

    Abracos,
    Rogerio.

  3. Eu acho o taxi de Firenze um absurdo de caro, comparando com outras cidades como Barcelona por exemplo. Em Barcelona, rodando a cidade inteira gastava 6 euros. Aqui, fazendo 5 km cheguei a pagar 15. Espero que em Torino sejam mais razoaveis… Além do que, muitos taxistas não tem tabela para o passageiro consultar e pode acontecer que cada vez que você sente no taxi tenha um valor diferente de partida que varie entre tres-e-alguma coisa até seis-e-alguma-coisa. Sim, nesse dia de 15 euros, só de sentar no taxi já paguei 6 euros. Tá certo, era feriado e eram 11 da noite. Mas dá licensa!
    De qualquer modo, vez ou outra taxi pode ser muito cômodo. Melhor ainda se você arranjar alguém para dividir com você. 🙂

  4. Bem, tudo bem, mas estou um pouco preocupado com a viagem eheh.
    Quando fui pros EUA eu estava totalmente tranquilo em reklação ao inglês, porque quem tem boca via a roma, ma i chi non parla italiano, che cosa fà?

    Rogerio, vc mora em torino?

    Conrado

  5. Uma pena que estava curtindo minhas férias em Malta porque eu iria concerteza.

  6. Querida BMI,

    Eu li a um tempo atrás a tua dica de se ir no mercado e comprar pão e frios e montar um sanduíche co0mo sulução econoica para refeições por ai.
    Como estou indo agora para uma prévia, a princípio, e não pretendo passar 15-20 dias na base de sanduíche, alguma outra dica de alimentação “em conta” para almoço e jantar?
    Quanto custa uma refeição “normal” ?

    Abraços,

    K

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here