O Comune di Firenze chega mais uma vez até a casa dos cidadãos. Hoje recebi na minha caixa de correio uma revistinha com o título “Norme per la civile convivenza in città” que informa os habitantes de Firenze sobre os novos regulamentos da Polizia Urbana aprovados em 24 de julho de 2008.

A imagem acima descreve algumas das normas para uma convivencia civilizada nas cidades. Mas resumindo é o seguinte:

– Nada de ficar bêbado no meio da rua e fazer barulho entre meia noite e 7 da manhã!

– As bicicletas não podem ser amarradas em monumentos públicos ou em locais que atrapalham a circulação de pessoas.

– Não é possível fazer churrasco nem em parques públicos, nem no quintal da sua casa. Apenas em áreas rurais.

– Nada de casa caindo aos pedaços. As faixadas devem estar em ordem!

– Nas ruas é proibida a venda não autorizada de produtos (vendedores ambulantes).

– Os cachorros devem ser conduzidos com coleira e quem os conduz deve limpar o cocô!

– É proibido fazer xixi na rua!

– É proibido deitar em lugares públicos como calçadas, escadas, monumentos.

– É proibido dar comida a pombas e pombos!

– É proibido jogar lixo na rua!

Entre várias outras coisas que não estão na imagem acima, mas nas outras páginas da revista.

Acho que são regras bastante razoáveis o problema é que o Comune deve dar meios ao cidadão de cumpri-las. Por exemplo a questão do lixo nas ruas. No centro de Firenze às vezes é uma verdadeira maratona encontrar lixeiras e, principalmente, que estejam vazias!

As bicicletas são recriminadas o tempo todo, quando na verdade são a alternativa para um ar mais respirável. É lógico que o proprietário de uma bicicleta prefere estacioná-la em um lugar seguro. O problema é encontrar estacionamentos de bicicleta pela cidade!!!

A questão de ficar bêbado na rua é a mais estranha: como eles vão fazer com os americanos que vem passar férias e se encantam com os maravilhosos vinhos italianos até perder qualquer grau de sobriedade?

Bem, não posso dizer que sou contra essas regras. Para dizer a verdade acho ótimo, se as pessoas colaborarem e o Governo controlar. Entendo que churrasco pode ser uma delícia, mas vivo na pele um vizinho que adora acender o carvão três minutos depois que eu acabei de lavar e estender a roupa. O interessante seria que o Comune oferecesse alternativas para quem quiser fazer um churrasco, que cá entre nós é uma delícia… Enfim, vamos ver no que vai dar essa história.

6 COMENTÁRIOS

  1. Opa!… Blz?! Meu nome é Marcelo, tenho 22 anos e estou acompanhando diariamente seu blog. Atualamente estou no Brasil, morando em campo grande – MS, mas com passagem marcada para 20/10 para Itália, inicialmente Turim, depois possivelmente Roma ou Milão. Sendo assim… se vc quiser trocar algumas idéias… gostaria de ser participativo com o Blog. meu msn é marcelo_corradini@hotmail.com e assim q vc quiser, é só me add.

    Abraços.
    Marcelo Corradini

  2. Legal legal, gostei, acho que vou sugerir estas leis ao nosso sindaco..rs

    Bjs

  3. Eu ainda nao recebi esse folheto, mas tambem estou de acordo com o Comune.

    Excelente post!

    Um abraço pra ti

  4. olá!! eu sou leticia moro em Fortaleza-CE e achei seu blog numa busca por bolsas de estudos para jornalistas, vc acredita?rsrrsrs
    A pesquisa me encaminhou para o post “Carreira na itália” e fiquei curiosa…nossa o que será que ele faz por lá?…Mesmo com os problemas di Firenze, vc gosta de morar na itália? Vc recomenda?Se fosse possível gostaria de trocar idéias com vc!Claro se vc tiver tempo…obrigada por sua atenção
    boa semana!!!!

  5. Oi Letícia,
    Seja bem vinda ao site. Uma pena que não tenha encontrado (ainda) a informação que procurava. Quem sabe em breve falarei sobre isso, visto que muita gente tem perguntado e fica registrado como sugestão.

    Eu escrevo esse blog porque no início da minha vida italiana vivi muitas complicações. Na verdade não eram verdadeiras complicações, era só ignorância da minha parte sobre determinadas coisas. Gostaria de tornar mais fácil a vida de quem vem para a Itália.

    Além disso, ajudando desconhecidos, acabo aprendendo também porque eu não sei tudo e muitas coisas acabo pesquisando graças aos pedidos que recebo.

    Eu cheguei a conclusao que nao devo interferir nas escolhas de ninguem. Eu decidi sem interferência de ninguém e na época era a única coisa que eu queria e parecia o único caminho possível.

    Mas a minha vinda para Florença foi mais uma viagem “espiritual” do que uma viagem em busca de fazer dinheiro. Se eu fosse pensar em carreira e dinheiro, certamente estaria no Brasil.

    Eu já falei muitas vezes sobre o livro de Jeremy Rifkin chamado O sonho europeu. A Italia eh uma escolha de vida, não uma solução para os seus problemas financeiros.

    Sempre que quiser trocar ideias, voce pode escrever um comentario ou postar no forum do Orkut. Acho que as duvidas de uma pessoa podem servir para outras. E admito que prefiro nao conhecer pessoalmente os leitores. Me interessa trocar ideias, mas nao compartilhar a minha vida pessoal.
    Até o próximo post!

Comments are closed.