Viver em Firenze oferece alguns privilégios. Algumas vezes a gente se sente no centro do mundo e pode se perder imaginando os percursos da história até os dias de hoje. Eu fiquei com vontade de escrever sobre isso na sexta-feira passada, quando saí de casa no final do dia e fui dar um passeio nas margens do Rio Arno. Já se podia sentir o friozinho de outono, saí de casa com calça jeans, bota, camisa de manga comprida e sobretudo. Eram por volta das 18:30, e enquanto caminhava pela rua e assistia ao pôr do sol na minha frente pensei que aquele era um dos cenários mais bonitos que já vi.

As árvores ainda verdes, contrastavam com as construções antigas e as casas geralmente de tons amarelados ganhavam um dourado especial com a luz do sol. Uma pena que eu não tenho mais máquina fotográfica (por enquanto!). Desde que coloquei o pé na cidade pela primeira vez, em 2005, tive a sensação que Firenze é uma cidade muito romântica. Caminhando pelas ruas via casais agarradinhos, que provavelmente terão vindo a cidade passar a lua de mel ou as bodas de ouro.

Meu destino naquela sexta-feira era a Piazza Pitti onde rolava o Florence Wine Event. Bem, final de semana passado tiveram tantos eventos na Toscana que era realmente difícil ficar em casa.

Florence Wine Event

A idéia do evento era fantástica: você pagava 10 euros e ganhava um copo de vinho de vidro e um suporte para pendurá-lo ao redor do pescoço. Para completar, o visitante recebia um cartãozinho que dava direito a 12 degustações que poderiam ser realizadas na sexta, sábado e/ou domingo.

Era uma delícia poder ficar mudando de sabores. Comecei com minha marca favorita, Duca di Salaparuta, a que faz o maravilhoso Colomba Platino (siciliano). Depois passei para os toscanos e tintos. Experimentei os vinhos do Castello VicchioMaggio, que na verdade já conhecia dos passeios pelas estradinhas de Chianti. E até tive o prazer de degustar um Brunello di Montalcino 2003 DOCG oferecido pela Cantina di Montalcino (o Brunello desapareceu rapidinho na sexta-feira e não vi nem sombra no sábado).

O mais incrível de tudo era a liberdade de tomar um vinho a céu aberto, de frente para as belezas e riquezas de uma cidade tão encantadora como Firenze. E dando risada ao assistir as cenas de um grupo de americanas cinquentonas e fofinhas que estavam todas “alegrinhas” ao redor da estátua da tartaruga… 🙂

2 COMENTÁRIOS

  1. Pena que eu nao estava aqui nesse fim de semana! Eu ia adora ir nesse evento!!!

    Realmente voce tem toda razao: Firenze è uma cidade encatadora e romantica!

    Um excelente dia pra ti

  2. Dio mio… Il mio sogno è conoscere l’Italia… Chissà a 2009..
    Parabéns pelo blog!
    Abraços e ótimo final de semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here