De acordo com um estudo americano, o conhecimento de uma língua estrangeira cria uma dupla personalidade! De acordo com os pesquisadores David Luna, del Baruch College de New York e Laura Peracchio, da University of Wisconsin-Milwaukee, o bilinguismo induz a ver as mesmas coisas em modo diferente, dependendo se a informação foi dada em uma língua ou em outra.

A experiência da dupla de cientistas foi publicada na revista britânica New Scientist e descrevia um processo muito engenhoso para entender como e quanto a utilização de uma língua invés de outra poderia interferir na opinião de um sujeito bilingue.

Os pesquisadores selecionaram um grupo de mulheres bilingues que falavam espanhol e inglês e mostraram a elas uma série de publicidades: os anúncios foram mostrados uma vez em inglês e outra em espanhol com a distância de meses. Então as bilingues deveriam descrever o perfil psicológico das protagonistas da publicidade.

As respostas obtidas foram absolutamente contraditórias. Quando viam a propaganda em espanhol, diziam que as atrizes eram mulheres independentes, dinâmicas ou mesmo corajosas. Quando a publicidade era em inglês, as atrizes eram descritas como mulheres sozinhas, confusas e em alguns casos depressivas.

A conclusão foi que a língua seria capaz de dar duas imagens diferentes de um mesmo objeto, como se o bilinguismo causasse uma duplicação cerebral capaz de bifurcar impressões, idéias e opiniões sobre uma mesma realidade.

Imagine então uma pessoa que fala quatro ou cinco línguas! Haja confusão existencial!

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal esse post. Eu conheço uma moça q fala 5 (cinco) linguas! Ela é mulçumana, entao, ela fala a lingua dela- q nao lembro o nome, espanhol- q é a lingua q ela ama, turco, russo, ingles. Com isso ela ainda arranha o portugues (por causa do espanhol). E realmente, ela nao é nada facil de se lidar, meio complicadinha.. hehehe
    Abraços

  2. hahahahahaahhahaha falo por mim mesma, depois de aprender italiano virei uma barraqueira de primeira, até por instinto de sobrevivencia!!! Já as outras línguas servem de contraponto e fico calminha quando falo frances já que nao pratico nunca entao falo bem devagar para nao sair besteira…

  3. Nem me fale…eu estou partindo para a quinta língua…a Chiara já está na quinta! Falamos todas fluente…no começo do casamento foi meio complicado justamente por isso. Abraços pra você, excelente matéria =) Good vibes.

  4. Honestamente eu acho que quanto mais línguas uma pessoa falar, melhor! Bom ter a cabeça aberta, conhecer culturas. É bem verdade que pode chegar um ponto em que a cabeça dá tilt, quando tem que mudar de língua muito rapidamente. Acontece comigo. Também sou poliglota: português, inglês, italiano, francês e alemão. Corro o risco de virar uma pessoa muda daqui a pouco, mas ainda acho melhor saber do que morrer ignorante! rs!

  5. Tem dia que começo a falar portugues e vou para o italiano e até mesmo espanhol. Mas o mais engraçado é quando começo a falar em espanhol e mudo para o italiano do nada…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here