Se você mora na Italia, o melhor modo para comprar o seu bilhete de trem é diretamente na estação de trem ou através do site http://www.ferroviedellostato.it/ (sobre dúvidas, consulte nosso tutorial para entender o site Ferrovie dello Stato / Trenitalia)

Mas e se você não mora na Italia e gostaria de comprar seus bilhetes de trem com antecedência? O site Ferrovie dello Stato é consultável por pessoas do mundo todo, mas se você mora no Brasil ou nos Estados Unidos, por exemplo, não consegue comprar os tickets diretamente do site. Isso não significa que você não possa comprar os bilhetes com antecedência.

Uma das opções mais práticas para comprar bilhetes de trem para viajar pela Europa se você não é residente na Europa é o site da Railpass (Lá é possível comprar não apenas um bilhete, mas os famosos passes. Por exemplo para circular dentro de um único país, dentro de uma região, de 3 a 5 países ou para todos os países.

Opções de passes:

– Eurail One Country Pass: indicado para aqueles que decidem viajar por um único país. Você pode escolher entre mais de 17 países (eu recomendo o Eurail Italy Pass, para você conhecer a Italia, claro) e tem a opção de 3 a 10 dias de passe que podem ser utilizados no período de 1 ou 2 meses. Se você tem menos de 26 anos, tem direito a versão com desconto para os jovens (Youth).

Eurail Regional Pass: viagens ilimitadas de trem em uma região que inclui 2 ou 3 países (recomendo o Eurail France-Italy Pass) que oferece de 3 a 10 dias de viagem no período de 2 meses.

Eurail Select Pass: mesma coisa: 10 dias de viagem de trem que você tem direito dentro do período de 2 meses. O que muda é que você pode escolher passes que dão direito a 3, 4 ou 5 países.

Eurail Global Pass: é ideal para aqueles que querem conhecer muitos países de uma vez só. Em geral indicado para a primeira viagem para a Europa e para aqueles que tem muito fôlego!

Detalhes importantes:

O que significa 10 dias em 2 meses? Imaginemos que você programe uma viagem para a Italia do dia 1 de março até o dia 30 de abril. Durante esses dois meses, digamos que você tenha optado pelo pacote de 10 dias.

No dia 1 você pode pegar quantos trens quiser das 0:00 hs às 23:59hs.
Por exemplo: dia 1º de março você escolhe usufruir desse dia 01. Você encontra um trem que parte de Roma para Firenze as 0:15. Pela manhã do dia 1º de março você roda Firenze e à tarde decide passar em uma outra cidade, Lucca e, portanto, pega outro trem. De Lucca você vai até Viareggio. E de Viareggio até Pisa. Às 23:50 você encontra um trem que parte para Milano e aproveita a boquinha. Ufa! Foram 5 trens, todos já inclusos no bilhete pré-pago.

Dia 2: você pode pegar quantros trens quiser das 0:00 hs às 23:59 hs
Depois dessa maratona do primeiro dia de free pass, digamos que você resolva descansar um pouco na casa de algum amigo em Milano. Tudo bem. Você pode usar o seu dia 02 quando quiser dentro do período de 2 meses. Por exemplo escolhe de fazer o seu segundo dia de free pass pelos trens italianos em 22 de março. O importante é que use os 10 dias dentro de um período de 2 meses. Você pode escolher dias aletoreamente, não necessariamente um dia depois do outro.

Conclusão: Vale super a pena para quem quer conhecer vários lugares em pouco tempo!
De repente intercalando essa loucura de vários lugares em um dia com um período de “descanso” para poder aproveitar mais um lugar.
Roma, Paris, Londres são as clássicas cidades em que você pode ficar uma semana e ainda será pouco… 🙂

Qualquer dúvida, é só perguntar!

 

39 COMENTÁRIOS

  1. Não entendi direito o funcionamento do “3 a 10 dias de viagem no período de 2 meses”, quer dizer que você pode viajar até 10 dias de trem em até dois meses da data de compra? Tipo garantia de carro aqui no Brasil, 2 anos ou 50 mil Km, o que chegar primeiro hehehe

  2. @ Everson,
    Achei sua dúvida importante e por isso invés de respondê-la aqui atualizei as informações do post para facilitar a vida dos próximos leitores.
    (releia o finalzinho do artigo com as novas informações)
    Espero ter conseguido responder, se você ainda tiver dúvida, me pergunte de novo!

  3. Amigo, por exemplo: eu estava pensando em comprar o Eurail Italy Pass Saver, pois vou viajar com minha noiva. Ela tem menos de 26 e tenho algumas duvidas e gostraia de pedir uma ajudinha…

    Esse passe nao pode ficar mais barato pq tem um Youth junto?

    Nós vamos ficar só na Itália e vamos passar por bologna, veneza, verona, roma, florença e taormina.

    Nos vamos de Roma pra sicilia, nós temos que reservar assentos? Qdo é mandatória a reserva dos assentos? Com esse passe, de 10 dias em 2 meses, pela Eurail, nos estamos bem servidos em viagens boas e rápidas ou é melhor comprar na hora?

    Muito obrigado e parabens pela iniciativa de fazes um topicosobre trens na italia!

    Um abraço!

  4. Não tem um passe menor, tipo de 5 dias? quanto sai em media um passe desse? é q vou com meu noivo pra europa e passaremos uns 7 dias na italia (roma 4 dias e veneza 3 dias) mas dependendo da nossa programação, podemos ir nas cidades vizinhas destas 2 principais, depois iremos para Paris, ficaremos 4 dias lá e depois londres 2 dias de lá ainda estamos vendo se vamos por cidades próximas, de acordo com esse nosso roteiro, o que vc nos indica? o q sai mais barato,se formos ficar apenas nas cidades principais,comprar o passe Eurail France-Italy Pass ou comprar lá na hora? Valeu pelas dicas do site

  5. @Glenda
    Para cidades proximas, os trens sao baratinho. Tipo um bilhete Firenze Pisa custa cerca 5,50 euros por pessoa. Nao precisa de Europass. O Europass é indicado para quem percorre longas distancias, quer dormir em trem para economizar em hotel, enfim, uma coisa mais mochileira.
    Compre os bilhetes de trem na Europa mesmo.
    abs,
    Barbara

  6. Olá vou ficar 24 dias na Italia, serão varias viagnes de trens, mas o Passe apenas para a Italia valeu para o trem tipo EuroStar?? Se não, com o passe consigo comprar o bilhete do EuroStar com desconto (já que no site do TrenItalia.com eles oferessem desconto para portadores do Global Pass). O paase para um unico pais se enquadra no GLOBAL PASS para ter desconto ou não??

  7. Olá Barbara, adorei o seu blog ! Tem me ajudado bastante.
    Quanto a esta informação escrita no começo: "O site Ferrovie dello Stato é consultável por pessoas do mundo todo, mas se você mora no Brasil ou nos Estados Unidos, por exemplo, não consegue comprar os tickets diretamente do site".

    Voce sabe o por que não conseguimos comprar aqui do Brasil?
    Tem algum jeito de comprar os bilhetes em outro site, com os mesmos descontos (Meno30 e Meno15) ?
    Obrigado e parabéns!

    Fernando.

  8. @Fernando

    Nao eh possivel comprar do Brasil por alguma questao burocratica entre paises (da mesma forma eu da Italia, com cartao de credito italiano nao posso comprar em um site brasileiro como o Submarino, por exemplo).

    Voce pode optar por alguma agencia de viagem que venda bilhetes da Trenitalia, mas nao sei se consegue aproveitar os descontos de tarifas.

    @Costella
    Os passes de trem nao incluem viagens em trens tipo EuroStar e de alta velocidade. Eh necessario pagar uma diferença de tarifa. Os descontos das tarifas tb nao valem para os passes. Vc pode optar em comprar os trechos individualmente, sem usar os passes.

  9. Fernando,
    Seu telefone é brasileiro e você escreve aqui no BRASIL NA ITALIA em inglês? rs… Pode escrever em português que é a língua oficial do blog.
    Se quiser trocar idéias em inglês será muito bem vindo no AROUND TUSCANY: http://places.allthingstuscany.com

    Você vai chegar em Milao da onde? Ou se refere ao metro?

    abs,

    Barbara

  10. Olá Barbara,
    Em janeiro escrevi para voce falando das dificuldades em comprar bilhetes de trem aqui no Brasil.
    Continuei tentando, enviei e-mail reclamando para Trenitalia, tive que mandar cópia do meu passaporte para eles, mas no final CONSEGUI comprar em março todos os trajetos via internet, e com a tarifa MENO 30.
    Milão-Verona, Verona-Venezia, Venezia-Firenze e Firenze-Roma, trens AV e Frecciarossa.
    Valeu a insistência e a sua orientação.
    Muito obrigado e um grande abraço !
    Fernando.

  11. Oi Fernando, bom saber.
    Daqui por diante vou recomendar que escrevam um email diretamente a Trenitalia!
    Obrigada pelo feedback e boa viagem!

  12. Olá Barbara,
    Gostaria de saber se consigo comprar diretamente nas máquinas da estação de Roma, uma passagem Roma-Perúgia para meados de julho de 2010? Ou existe risco de não haver mais passagens. Chegarei em Roma 4 dias antes de comprar esta passagem.
    Obrigado,
    Roger

  13. Se for um trem regional vc pode comprar ate no dia porque nao existem lugares marcados.
    abs,
    Barbara

  14. Obrigado, Bárbara,
    Mas caso eu queira ir de Euro Star, você recomenda comprar antes? Sairei de Roma em 18 de julho, mas só chegarei à Roma para comprar o bilhete no dia 14.
    Obrigado,
    Roger

  15. Oi Bárbara.. adorei..amei seu blog. estou começando a planejar minha viagem para 2011 com mais duas amigas.. e lend seu blog já me ajuda muito. Minhas dúvidas… o Eurail Itália Rail Pass… dá direito a que trens?? pq vi no seu artigo que são vários (mais caros e mais baratos).. com isso, qual dá direito de usar c/ o Eurail?? Outra coisa… este site http://portugues.eurail.com/enpt/ é oficial mesmo?? é confiável?? agradeço se me ajudar.. e novamente obrigada e parabéns pelo blog!
    Fernanda

  16. Roger
    Vc pode comprar o bilhete no dia 14 sem problemas.

    Fernanda
    Existem diversas empresas que vendem passes pelos varios paises e a maioria, para falar a verdade, nao costumava dar direito aos trens de alta velocidade (para usar o trem de alta velocidade era necessario pagar um adicional na hora de reservar o bilhete)
    Honestamente, esse passe de trem so vale a pena para jovens que querem fazer mochilao e pretendem conhecer 35 cidades em 10 dias e vao passar a maior parte do tempo da viagem dentro do trem. Se esse for o seu perfil, compre o passe.
    Se vc simplesmente quer se deslocar de uma cidade a outra, fazendo no maximo 1 cidade por dia, vale mais a pena comprar os bilhetes individualmente.
    O site oficial para bilhetes para quem mora na Italia eh o proprio site da Trenitalia. Para quem mora no exterior existem diversos sites e agencias que vendem os passes de trem.

  17. Olá gente,

    Vou para a Itália em setembro e vou pegar trêm de Roma p/ Florença, de Florença para Veneza e de Veneza para Milão. E gostaria de comprar com antecedência os tickets meno 30, para aproveitar os descontos. Mas tenho uma dúvida … qual é o critério para ticket de 1a. classe ou de 1a. classe ? Tem a ver com conforto ou com a idade da pessoa ? É porque ouvi dizer que se, vc tem mais de 26 anos, tem que viajar de 1a. classe, que é mais cara.

    Espero sua ajuda.
    Obrigada,
    Giselle

  18. Giselle,
    A primeira ou segunda classe não dependem da idade, mas do conforto que você deseja durante a sua viagem. No EuroStar alta velocidade, por exemplo, quem escolhe a primeira classe tem direito a uma poltrona maior, um welcome drink, jornal do dia (embora o welcome drink seja um copinho de uma bebida e o jornal nem sempre dão…).
    Um abraço,
    Barbara

  19. Prezados, bom dia.

    Dúvida 01: como funciona a franquia de bagagem nos trens Freccia Rossa, Freccia Argento e Freccia Bianca? Quantos quilos (ou quantas malas) são permitidos por pessoa?

    Dúvida 02: Há guarda volumes em estações menores, p.ex, Siena?

    Valeu pela atenção e parabéns pela excelente iniciativa do blog.

    Forte abraço a todos.

  20. Olá Bárbara!!! Primeiramente quero parabenizá-la pelo Blog, simplesmente fantástico!!!
    A minha dúvida é a seguinte: Chegarei em Milão no dia 04/01/2011, devo permanecer por 2 dias e depois seguir para Roma e outras cidades. Não me lembro o roteiro, mas acho que vou até Florença. O que você me recomenda, comprar o bilhete no Eurail Select Pass ou comprar por viagem? Caso seja por viagem, o local da venda é na própria estação de trem? Há perigo de algumas delas se esgotarem? Obrigado pelas valiosas dicas. Saudações. Sandro

  21. Sandro
    Se voce pretende fazer so um trecho de trem por dia melhor comprar os bilhetes individualmente.

    Os passes sao indicados para quem quer conhecer varias cidades em um dia, e portanto, usar varios trens para ir para la e para ca.

    Voce pode comprar os bilhetes individuais na propria estaçao, mas talvez seja melhor tentar comprar os bilhetes o quanto antes porque sabe como eh, epoca de ano novo os trens sao mais disputados. Boa viagem

  22. Eurorail, railpass são muito caros. Melhor descobrir a empresa local de trem pelo google (ex train Spain)e comprar pelo site dela. Vai economizar uns 30%.

  23. Olá, gostaria de saber se os trens funcionam no dia 01/01/12, pois estou tentando comprar pelo site da trenitalia porém, apesar de colocar a data do dia 1, o site muda automaticamente para o dia 2 na hora do checkout… preciso sair de veneza para roma no dia 1… Valew a quem puder ajudar

  24. Boa tarde. Fiz um registro no site da trenitalia há um dia, e não consigo entrar na área do cliente, mesmo solicitando o reenvio da senha, que recebo em meu email, mas no site é tido com incorreta. Após diversas tentativas, resolvi comprar as passagens através da opção “sem registro”. Coloquei os dados do meu cartão, os dados dos passageiros, mas no site deu como transação não finalizada. No entanto, recebi mensagem da operadora do meu cartão constando o débito do valor. Tentei verificar no site da trenitalia, e não consigo. O certo é que não recebi nenhuma confirmação ou código da compra da trenitalia, e o pagamento foi confirmado. Li sobre pessoas que compraram com sucesso do Brasil no site da trenitália, então não deve ser impossível, né? Pior é que os preços estão muito bons. Vou me setembro, e encontrei trechos Roma-florença por 18 euros pra 2 pessoas! Será que há como me ajudar? Abraço, muito obrigada, Isabela

  25. Isabela,
    O site da Trenitalia infelizmente é um caos total. Funciona de um jeito em um dia, no dia seguinte funciona de modo diverso e às vezes simplesmente não funciona! O meu conselho é que no dia em que o site está dando problemas, a melhor coisa a fazer é esperar algumas horas e tentar novamente.

    No seu caso, que teve já a passagem adebitada, entre em contato com o a Trenitalia via e-mail explicando o ocorrido.
    Ou, por via das dúvidas, no caso de uma super promoção, compre a passagem novamente em promoção e depois peça o reembolso das passagens que deram erro. O processo de comunicação com a Trenitalia é lento eu tive que esperar 4 meses por um reembolso…

    Boa sorte,

    Abs

    Barbara

  26. Olá Bárbara!
    Vou à Itália agora em Fevereiro, dia 4. Gostaria de saber se é tranquilo comprar passagens na hora de Roma a Florença, Florença a Milao e Milao a Veneza.
    E quanto aos preços? São mais caros na hora?
    Obrigada!

  27. Bom dia! Iremos viajar em maio para Itália em 3 casais e faremos o percurso de Milão até Roma de trem, passando pelas cidades: Verona, Pádua, Veneza, Modena, Florença, Siena, Pisa, Assis e Roma. Já vi que não compensará comprar o passe. Qual o melhor site para comprarmos os bilhetes? Ao comprarmos com horário pré-determinado, poderemos pegar outro horário no mesmo dia (pois, poderá acontecer de atrasarmos ou querermos adintar algum passeio)? Já iríamos comprar neste semana, é muito cedo? Para estes percursos tem que ter reserva de assento e validação do bilhete? Esta época as estações são muito cheias?
    Muito obrigada

  28. Oi Aline,
    O melhor site para comprar é aquele oficial da trenitalia (www.trenitalia.it), embora o site seja péssimo, é aquele oficial.

    Existe também uma outra operadora de trens que se chama Italo. Pode comprar deles tambem, se preferir.

    Se você já tem as datas certas da viagem, melhor comprar com antecedência, assim vc pode economizar (principalmente com os EuroStar e Intercity).

    A reserva de assento em alguns trens é obrigatória em outros opcional, mas eu recomendo que você reserve sempre lugar (em geral quando você reserva lugar não precisa validar o bilhete). Nos trens regionais não é necessário reservar lugar, mas é fundamental validar o bilhete.

    Boa viagem,

    Abs

    Barbara

  29. Obrigada Bárbara. Comprei quase todas as passagens pelo Tenilalia. Tenho outra dúvida: que site que consigo comprar com antecedência passagens de trem de Florença/Assis e Assis/Roma? Muito obrigada pelas dicas.

  30. Oi Aline, td bem?
    Se não me falha a memória a estação de Assis (em italiano Assisi) não é muito perto da Basilica, mas acho que tem ônibus que leva até a Basílica (eu fui de carro e já faz um tempinho).
    Vi agora que o site da Trenitalia mudou de novo, e você deve digitar na seção “Tutti i treni” invés de “Le Frecce”… honestamente não entendo porque a Trenitalia se diverte em mudar o site a cada semana. Haja paciência!
    Importante: digite “Assisi” com o I no final. 🙂
    Ciao

  31. Olá, boa tarde.
    Farei uma viagem de 13 dias pela Itália, no início de Abril.
    Quero visitar várias cidades e diferentes regiões.
    Estou com muitas dúvidas quanto a comprar o EurailPass ou comprar avulso antes de embarcar no trem, uma vez que não posso me programar e comprar com antecedência, pois nao sei ao certo os horários que vou partir.
    Fiz um plano de viagem que me indicou que utilizarei trens em 6 dias, outros dias permanecerei na mesma cidade.
    Com um cálculo pelo site da trenitalia, levando em conta o preço de uma passagem par o dia seguinte, todas as passagens ficarão em 258,00Euros. Mas nao sei se o preço do site ficou mais barato.
    O passe de 6 dias é de 194euros, mas fiquei sabendo que em alguns trens terei que pagar mais 10euros de marcação, ficando em 238euros.
    Nao encontrei nenhum site que me auxiliasse mesmo no lance do passe de trem, nao sei qual será melhor pra mim, comprar o passe antes ou na hora mesmo;
    Como funciona esse de marcar etc
    Grato,

    Leonardo Aragão

  32. Oi Leonardo, tudo bem?
    Na verdade valeria a pena decidir seus horários com antecedência porque você pode economizar bastante, especialmente se comprar agora as passagens de trem, seja no site da http://www.trenitalia.it como no da nova empresa http://www.italotreno.it
    É fácil saber se a passagem está com desconto: estará escrito que se trata de uma tarifa especial. Em geral com 2 ou 3 meses de antecedência os preços são mais baixos do que passagens compradas na hora.
    Se a diferença de preço de passagem que você calculou é de apenas 20 euros, eu não compraria o passe de trem. A diferença deve ser maior, para valer realmente a pena. Afinal, hoje em dia você pode comprar a passagem na hora na estação ou usando o seu smartphone ou em uma agência de viagem no meio do caminho, ou mesmo no seu hotel via internet.
    Calcule que se for comprar na hora na estação, vai pegar filas. Principalmente em grandes estações como Roma, Florença e Milão.
    Um abraço,
    Barbara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here