Quando eu saí do Brasil tinha tomado uma decisão muito mais forte do que simplesmente mudar a região geográfica. Eu queria mudar de vida. Queria mudar minha forma de viver, de pensar. Alguém pode até dizer: “mas precisava ir tão longe? não dava para mudar no Brasil mesmo?”. Não, a verdade é que não dava.

A distância de tudo e de todos era fundamental para que eu pudesse descobrir quem eu queria me tornar. Eu sabia que queria mudar de vida, mas não sabia exatamente como desejava que essa nova vida fosse. Era uma fase de rever minhas prioridades.

“Não dá para esperar por resultados diferentes se você age sempre da mesma maneira”

Me lembro que recebi a frase acima em uma daquelas correntes por e-mail. Fiquei muito tempo refletindo sobre ela. Duas linhas que contém mais sabedoria do que muito livro de auto-ajuda.

Nosso pensamento acompanhado de ação e determinação é capaz de mudar um destino que não queremos. A cada dia eu me levanto da cama e me questiono: “estou vivendo a vida que sonhei?”. Se a resposta for sim, continuo na mesma direção. Se a resposta for: “em x aspecto não” vou tentar mudar o tal do aspecto x.

Tenho horror aquelas pessoas que quando olham para trás, reclamam, dão a culpa nos outros, no destino, na vida, na natureza. É verdade, somos apenas humanos, e muitas coisas fogem do nosso controle. Mas ainda assim temos uma força imensa dentro da gente, capaz de realizar nossos sonhos, inclusive aqueles que parecem mais impossíveis. Aliás, o que significa mesmo impossível?

13 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Vc está sendo uma fonte de inspiração para mim.
    Tenho o sonho de ir a Itália estudar, ao menos 1 ano. E precisave realmente desse empurrão, de parar de reclamar e correr a atrás, deixar minha ansiedade de lado, e fazer ao meu modo para chegar aí sem me precipitar.
    Para mim, é um pouco complicado, pois moro em Manaus, e me desanima só de ver o $ do biglietto.
    Mas vamos lá.
    OBRIGADA!

  2. Nada melhor que realizar nossos sonhos…poucos chegam la… por isso quem ler a fraze “Não dá para esperar por resultados diferentes se você age sempre da mesma maneira” e por em pratica sem duvidas realizara…pois tudo que existe nasceu de um sonho, você, sua casa seu carro e assim vai…

    Ciao a tutti.

  3. @Bridget 2009
    Seja bem vinda ao site! Nada como uma nova leitora que decide comentar e participar. 🙂
    O preço das passagens aéreas são altíssimos, especialmente em algumas épocas do ano. Mas comece aos poucos, um passo por vez. Às vezes o tempo que levamos para realizar uma coisa é aquele necessário para amadurecer uma idéia. Até a próxima!

    @Nisio
    Eh verdade, podemos nos comunicar via computador e internet só porque alguém teve um sonho… 🙂

  4. Comecei a acompanhar o site há pouco tempo e adoro!
    Cheguei na Italia há uma semana, pra ficar “por uns meses” e me identifiquei muito com esse post! É um tempo pra pensar e rever tanta coisa, da parte pessoal à cultura brasileira, e por aí vai! Recomendo a todo mundo fazer alguma aventura desse tipo. Com planejamento, óbvio.

  5. @Juliana
    Seja bem vinda você também. 🙂
    Qual cidade você escolheu para morar? Já viu neve? Conta mais para gente!

  6. Caro escritor (a) do Brasil na italia,

    vc como sempre….seu post foi ímpar…nossa…recebi um convite para ir morar em Grosseto, mas o medo preciso admitir tem me travado tem castrado minha imaginação e entusiasmo, mas depois da frase “Não dá para esperar por resultados diferentes se você age sempre da mesma maneira” quem sabe….
    um abraço e parabéns pelo trabalho!

  7. Já acompanho o blog há um tempinho… desde que decidi ir a Itália fazer a cidadania (até me inspirou a fazer um blog pra mim). Estou na província de Lucca há pouco mais de 2 meses e realmente as coisas não estão ocorrendo exatamente como eu esperava. Mas definitivamente ler esta frase hoje me fez repensar certas coisas…
    Parabéns pelo seu trabalho aqui no blog!!!

  8. @Letys,
    O medo pode ter várias interpretações, o importante é que você analise com calma a situação. Morar na Italia é uma opção, mas não transforma magicamente a vida de ninguém, como bem disse o “planejando”.
    A gente muda pouco a pouco e quando bem entende. Desejo tudo de bom para você e volte sempre!

    @Planejando
    Lucca é uma cidadezinha tão charmosa, nas poucas vezes que estive aí sempre saí com vontade de voltar…
    Fucei lá no seu blog e vi que você foi até esquiar. Tenho certeza que está fazendo um monte de experiências novas e, sair do conhecido (embora confortável) é uma oportunidade incrível. No início, viver muito ligada ao Brasil pode trazer muito sofrimento porque você não está lá para acompanhar certos momentos. Já que está aqui, tente viver o aqui. E lembre-se que você pode escolher sempre.

  9. Olá, meu nome é Miguel, tenho 17 anos e estou querendo ir para a Itália futuramente. Essa minha vontade começou sem nenhum motivo aparente. Minha familia tem isso como um sonho bobo, mas algo me leva a querer isso. Seu blog tem sido fonte de inspiração para mim, para eu correr atras do que eu quero.

    Não me vejo como um garoto que sonha em enriquecer. Sei que riqueza não é algo que vem facil, e que não posso cobrar isso de um pais que que nem minha terra natal é. Mas tem algo que posso cobrar; A chance de uma nova vida. Muitos devem ir até aí sonhando se tornarem Empresarios Multi-Milhonarios.

    Não te conheço, mas te agradeço. Seu blog me ajudou a ver a Itália não como um degrau em uma escada já existente, e sim como o primeiro degrau em uma escada totalmente nova.

    Espero que leia esse comentario. Obrigado.

    the_grey_@hotmail.com

  10. Vim pra Bologna! Aqui dizem que neva só uma vez por ano ou coisa assim.. e chove, viu! :/ Mas tem sido ótimo, to adorando!

  11. @Miguel,
    Li seu comentário e muito me emocionou porque parece que você entendeu exatamente o que eu tento dizer. 🙂 Agradeço a você pela participação e espero ver você por aqui outras vezes. Um abraço!

    @Juliana
    Bem, parece que toda vez que vou para Bologna neva! rs… Inclusive uma das vezes quase não consigo voltar para Firenze porque os trens enlouqueceram… 🙂 Aí deve ter muitos jovens, inclusive que vêm para fazer Erasmus (de outros países da Europa). Você poderia inclusive se informar sobre as festas Erasmus, em geral o pessoal é gente boa e super receptivo porque todos chegaram há pouco e você faz amigos de todo mundo.

  12. Assim que resolvi ir pra Itália, encontrei seu blog.

    Essa frase é muito motivadora. Tenho planos de ir em 2009, mas preciso amadurecer a idéia.

    Felicidades pra você e a todos do site.

  13. @ Michel
    Agradeço pelo comentário. Qualquer dúvida, estamos aí. Sonhos existem para serem realizados. Feliz 2009!

Comments are closed.