As propagandas já estão pipocando na televisão e o site Ferrovie dello Stato anuncia: a partir de 14 de dezembro será inaugurada a Alta Velocidade no trecho Milano-Bologna. Se um EuroStar, o trem mais rápido até então, empregava cerca 1h47m, a nova alta velocidade faz o trecho em apenas 1h05.

É verdade que essa rapidez tem um preço. Enquanto um bilhete standard de um EuroStar tradicional custa Euro 23,30, o mesmo bilhete categoria standard para a Alta Velocidade custa Euro 33,30. Você estaria disposto a gastar 10 euros a mais por 45 minutos do seu tempo?

Longas distâncias, pouco tempo

Admito que colocar a mão no bolso dói… rs! Ao mesmo tempo, penso naquelas ocasiões em que o tempo é precioso e cada minuto parece fazer uma grande diferença. Uma viagem de Milão até Roma em apenas três horas e meia é nada se pensarmos que de carro levaria no mínimo 6 horas e de avião, até chegar no aeroporto, check-in, tempo de vôo e tal, pode não compensar. Afinal, as estações de trem saem e chegam ao centro da cidade e economiza-se tempo com transfers.
Acima vocês podem conferir o tempo necessário em uma viagem partindo de Milão em um trem de Alta Velocidade, o EuroStar e um outro trem econômico como um Espresso. O gráfico é de minha autoria. Quem quiser saber mais, visite o site da Ferrovia dello Stato.
Quem não mora na Italia e quer comprar bilhetes antecipados, confira o post que escrevi a respeito.
PS: Reparei que o nome Trenitalia foi alterado definitivamente para Ferrovie dello Stato no site oficial. Inclusive os antigos links para http://www.trenitalia.it/ redirecionam automaticamente para http://www.ferroviedellostato.it/ . Por isso alterei aqui no site todas as antigas referências a Trenitalia para o nome Ferrovie dello Stato! Na prática, para o usuário do transporte, é a mesma coisa!

Leia também:

4 COMENTÁRIOS

  1. Na ultima vez que estive em Roma, ha um mes mais ou menos, vi o Freccia Rossa no Roma Termini. Pena que os preços ainda sao altos em relaçao aos aereos.

    bjs

  2. @Meiroca,
    Eh verdade, também gostaria que os preços fossem menores. Bem que podiam fazer boas ofertas Tarifa Amica… No ano passado, se nao me engano, viajava sempre de EuroStar pagando o valor de um InterCity, as vezes menos. As ofertas… ah, eu adoro as ofertas!

  3. Olá Gostaria de saber se com Passe de trem 10 dias por 2 meses apenas para Italia, posso usar o trens rápidos, eurostar???

    grato e no aguardo

  4. Em geral para usar os trens de alta velocidade voce tem que pagar uma taxa adicional por viagem e reservar lugar, só o passe nao basta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here