fotos: Antonio Cosme, jornalista e repórter cinematográfico.



Você gosta de chocolate? Então conheça um pouco mais sobre ele.

Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, o cacau já era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, no México, e os Maias, na América Central. De acordo com os historiadores, o cacaueiro, chamado cacahualt, era considerado sagrado. No México os Astecas acreditavam ser ele de origem divina e que o próprio profeta Quatzalcault ensinara ao povo como cultivá-lo tanto para o alimento como para embelezar os jardins da cidade de Talzitapec. Seu cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas.

No Brasil – A cidade Linhares é conhecida como a terra do cacau no Espírito Santo. Todos os anos, durante a colheita do fruto, muitos trabalhadores, vindos de outras regiões do país, chegam para aumentar a força de trabalho nas lavouras de cacau da região. O trabalho começa bem cedo nas fazendas. É cumpre um ritual bem artesanal, que passa de geração para geração.

Toda essa movimentação acontece a partir do mês de maio, e proporciona um cenário rico em costumes e tradições, principalmente para os amantes da fotografia.

ANTONIO COSME é colunista convidado e escreve às sextas-feiras para o BRASIL NA ITALIA. Contato direto com o autor através de e-mail ou blog pessoal.

Gostou? Leia as colunas anteriores e comente!

3 COMENTÁRIOS

  1. Hummmmmm, pra mim que sou verdadeira chocólatra, sempre é interessante esse tipo de tema! Muito legal! um beijo,Chica

  2. Como já dizia a canção de Rita Lee: “Chocolate, chocolate, eu só quero chocolate…” lalala

Comments are closed.