Estava em dúvida sobre escrever ou não sobre o resultado do BestBlogsBrazil. Em primeiro lugar, devo dizer que achei fantástica a idéia de participar pela primeira vez de um evento que premiaria os melhores blogs do Brasil, divididos em categorias. Boa a notícia que BRASIL NA ITALIA estava entre os 10 finalistas na categoria “Turismo” que seriam eleitos pelo público e por um júri.

Sabado passado, 17 de janeiro, encerraram-se as votações populares e já sabemos o resultado. Ficamos em 5º lugar, com apenas 7% dos votos. Admito que esperava mais, mas entendo que é apenas um primeiro passo. Além disso, o sistema de votações foi discutido pela própria equipe de organizadores que publicou um artigo no blog oficial do concurso chamado “A decisão é de vocês“, onde dizia:

Um fato intrigou muitos durante este tempo: como um blog anoitecia com x votos e
quando era no outro dia de repente aparecia com centenas? Alguma coisa estranha
existia, mas como provar? Não havia ainda uma resposta.

Não sei se é o caso da categoria Turismo, difícil misurar se houve má fé ou simplesmente coincidência de Ips e, para dizer a verdade, o objetivo aqui não é desvalorizar o concurso, muito pelo contrário: apontá-lo como uma possibilidade para valorizar os blogs brasileiros, servir de vetrine para que novos usuários conheçam sites catalogados por assuntos e gerar um movimento entre os blogueiros, que acabam conhecendo parceiros no meio do caminho.

No próximo sábado, 24/01 saberemos o resultado do juri que premiará os campeões de cada categoria durante o Campus Party. O convite no blog do BestBlogsBrazil diz:

Quem foi o vencedor pelo júri, vai saber somente no momento da cerimônia, no
próximo sábado, dia 24/01, às 20:00, no espaço do Campus Blog. Como há chances
de os vencedores do júri serem diferentes dos do voto popular, convido todos os
indicados a participar desta cerimônia. Quem sabe você não será o escolhido?
Para isso, você deve estar inscrito no Campus Party.

Devo admitir que isso me faz sentir na pele uma das dificuldades em ser brasileira fora do meu país. Por motivos óbvios não posso comparecer ao evento, que seria interessante até para as tais da parceria que citei acima.

Não quero ficar com xororos. Mas aproveito a oportunidade para fazer um dos retratos da vida de brasileiro no exterior. De um lado, você não é mais brasileiro o suficiente para participar das coisas que acontecem no Brasil. De outro, não é italiano o suficiente para participar dos eventos na Italia. Somos um híbrido, estamos no meio do caminho. Não somos nem uma coisa, nem outra.

Como fazer?

Bem, não tenho fórmulas mágicas, mas talvez a alternativa seja encontrar exatamente o nicho certo, onde essa duplicidade cultural – que longe de ser um problema, ao contrário é um plus – seja realmente valorizada.

Depois de 4 anos de Italia me considero muito brasileira e muito italiana. Aprendi a conviver bem nos dois mundos. Minha visão é mais ampla, sei como me comportar aqui e lá, sei como certas coisas funcionam aqui e lá, sei como unir os mundos e este é um privilégio.

Por isso me sinto orgulhosa pelo trabalho que tenho dedicado ao blog: porque ele é uma referência não apenas no sentido do que ver na Italia. Já existem um milhão de sites na internet que dizem que em Firenze você deve ver o Duomo, a Ponte Vecchio e o David de Michelangelo. Difícil mesmo é entender as entrelinhas. Por exemplo para que você não se sinta enganado só porque sentou em um restaurante e na conta te dizem que você tem que pagar pela toalha e os copos. Isso na Italia é normal, se chama coperto e se você não sabe vai se estressar por nada e ainda fazer com que outras pessoas se estressem.

Espero apenas que essa dedicação seja valorizada por vocês, meus queridos leitores, para quem eu escrevo. Espero que possamos continuar trocando idéias, experiências e conselhos. E que possamos continuar vivendo sempre na direção de realizar nossos sonhos. Uma boa quinta-feira para vocês!

13 COMENTÁRIOS

  1. Parabens Bin,:)…e continue sempre com seus bons e otimos textos…

    “O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.”

    Lutar sempre…vencer talvez…desistir Jamais!

    Bom restinho de semana e bom findi.

    Falo!
    NISIO

  2. Ola B.
    Acho q vc expressou uma verdade. Ja me deparei com situaçoes semelhantes, de querer participar de concursos de sites, mas so é possivel para quem mora no Brasil. Ja deixei comentario em sites de produtos que uso (e eram brasileiros) e havia um mapa p mostrar de onde era, o mapa era o Brasil. Até apontei isso no site deles.

    Sobre o concurso, eu o conheci através do teu site. Fui la com mt prazer votar no seu site e aproveitei p ver outras categorias q tb achei q nao estavam dentro do parametro q o site merecia.

    Bom, acho q esse teu post mostra um 2certo desabafo” seu e coincidentemente, publiquei hoje um “certo desabafo” meu, sobre o trabalho na italia e vim aqui justamente te convidar a ler la e me dar sua opiniao sincera a respeito. Sei que ja tens uma certa estrada na Italia e por isso gostaria de te ouvir. Te aguardo, o post é este: http://mamaesnaitalia.blogspot.com/2009/01/trabalho-na-itlia-qual-tica-usada.html

    Abraços
    Daniela

  3. Teu trabalho tanto aqui como no Brasil na Itália – Música é um primor, e espero que continue nos brindando com teus ótimos e elucidativos posts. Afinal quem está na blogosfera sabe quem realmente vale a pena!!!
    Beijos

  4. Não desista nunca! Teu trabalho é legal e quem sabe, na próxima volta,dá! Um beijo,chica

  5. Parabéns teu trabalho é ótimo, o blog é maravilhoso e sempre dá vontade de aparecer por aqui pra saber as novidades, assim como vc. o Brasil do Bem se classificou em sétimo lugar na Categoria Universo Feminino no Best Blogs Brazil e isso para mim já foi sinônimo de orgulho, porque só nós sabemos o trabalho e o compromisso que se tem em manter um blog. Bjs.
    Janeisa

  6. @Nisio
    Valeu pela força! E bola pra frente…

    @Mamães na Italia
    Acabo de responder diretamente no teu blog. 🙂

    @Patricia
    Obrigada pela mensagem. Sempre dá um ânimo extra. 🙂

    @Sementes Diarias
    Fui fuçar agora no seu blog e curti! Uma sementinha diária de energia positiva.

    @Brasil do Bem
    Eh verdade, o blog consome várias horas da minha vida! Mas é também gostoso poder contar nossos causos e ainda conhecer gente bacana via internet. 🙂

  7. Ciao!

    Seu blog é muito bom, e principalmente, muito útil! Não desanima que você está num caminho muito bacana…

    Vou pra Itália em março agora, e acabou de voltar do Campus Party Brasil…. Sou fanatico por tecnologia e vou tentar ir em eventos semlhantes por aí, vamos ver no que vai dar.

    Ps- Dá uma passada no meu flickr ( www. flickr.com/sputz ) pra ver algumas fotos do Campus Party.

    Ciao!

  8. O resultado é ótimo! Competições na internet são sempre complicadas, mas estar na relação (quantos N mil blos de turismo deve existir no cyberespaço e em português? São muitos) já é um mérito e tanto!

    Comemore!!!

  9. @Everson
    Ops! Obrigada pelo toque. Já corrigi o erro!

    @Rafael
    Estou indo no seu flickr saber as novidades do Campus Party. Eu também adoro tecnologia. Acho que o emprego perfeito na vida de uma pessoa é viver para testar produtinhos tecnologicos… hehehe

    @JulioMeneghini
    Bem, devo admitir que é já um destaque bacana. 🙂 Pena que não pude ir comemorar lá no Campus Party, mas tô indo agora fuçar no flickr do Rafael….

    @brasildobem
    Eba! To indo lá!

  10. Aproveito que estou bem emotiva hoje pra agradecer pelo seu blog. Nunca imaginei que voce nao soubesse o quanto ele é valoroso. Talvez seja um dos efeitos do hibridismo a que voce se refere mas, bem, reitero o meu apreço. Voce escreve de uma maneira clara, coloquial e muito gostosa de ler. Suas informaçoes jà me motivaram e me desmotivaram na mesma intensidade, e sempre resultaram positivamente.
    Parabens moça.
    Força na peruca, hein?! 😉
    Abraço.
    LuLu

Comments are closed.