Às vezes precisamos de um momento de pausa na vida pelas mais diversas razões. Tem aquele que simplesmente queria colocar as idéias em ordem, o outro queria apenas descansar após um período intenso de trabalho, outra que decidiu ter filhos e se dedicar a família. Não importa qual a sua motivação. O que quero falar hoje é: como recomeçar?

A vida é cheia de ciclos e chega um momento que vem a vontade de recomeçar, de voltar ao movimento, de fazer e acontecer! A vontade é o primeiro passo, mas muitas vezes enchemos a nossa cabeça com dúvidas, incertezas e medo. Será que eu vou conseguir? Será que eu vou fracassar? Será, será, será…

Sentimos a nossa força nas pequenas coisas

Esse pensamento passou pela minha cabeça ontem, quando voltava para casa de bicicleta. Me lembrei que no início do ano passado eu estava louca para comprar uma bicicleta e usá-la como meio de transporte. Passei meses adiando a compra pelos mais diversos serás. Até que em uma sexta-feira decidi e saí da loja orgulhosa (tanto é que escrevi um post a respeito, que vocês podem ler aqui).

Quando pequena eu adorava andar de bicicleta, mas fiquei pelo menos uns bons 15 anos sem sentar em um selim. O resultado é que nos primeiros dias com a bicicleta nova em Firenze eu andava com toda cautela, tinha medo que um carro passasse por cima de mim, dava prioridade para todo mundo e levava 40 minutos para fazer um percurso que hoje faço em 25.

Com o tempo, me sinto um verdadeiro piloto! Aliás, andar de bicicleta virou um ato tão automático que eu nem preciso pensar muito, é como se eu deixasse o corpo reagir com seus reflexos.

Coloque-se em movimento!

Podemos comparar a história da bicicleta com vários outros acontecimentos. O mais óbvio é o do motorista depois de 10 anos de carteira com aquele que acaba de aprender a dirigir. Mas podemos ir além e falar sobre o primeiro dia de trabalho e o profissional já experiente, ou o aspirante a empreendedor e o empreendedor de sucesso. O que os diferencia? O tempo, a experiência, o conhecimento.

Todo início parece muito complicado e difícil, justamente porque é o início. Essa é uma fase que não podemos saltar, faz parte do nosso aprendizado e a melhor coisa que podemos fazer é agir rápido para ela passar logo. Aprender é a palavra chave e é preciso ter o coração aberto e estar preparado para receber o que vem pela frente. Boa sorte para todos nós!

12 COMENTÁRIOS

  1. Tua comparação foi muito feliz..E, diga-se de passagem, andar de bici aí em Firenze é tuuuuuuuudo de bom! Mas quanto ao recomeçar, o melhor é não pensar muito e meter a cara logo, pouco a pouco as coisas engrenam e lá vamos nós! A vida é cheiiiinha de recomeços,não?um beijo,tudo de bom,chica

  2. adorei este post. Viver é isso mesmo, Recomeçar sempre, seja pelo motivo que for, seja ou nao por eleiçao própria, às vezes nem sequer fomos nós que nos empurramos a recomeçar!!! Mas renovar-se é preciso. E como você mesma falou sobre a sua bicicleta, a vida é isso aí, uma bicicleta em movimento, para se manter sobre ela, é preciso pedalar!!! Também estou numa fase de recomeço, como em muitos outros momentos da minha vida, mas prefiro me jogar logo e arriscar do que morrer de dúvida, isso sim mata!! Beijao!

  3. @Chica
    É verdade, os recomeços estão por toda parte, a cada dia da nossa vida. Ainda bem, assim podemos aprender e experimentar um montão de coisas…

    @Li
    As dúvidas, oh, as dúvidas… Se a gente se deixa dominar por elas, não sai do lugar!

    @Daiza
    Bom ver você por aqui. Adoro as histórias dos seus clientes na lavanderia!

    @Giancarlo
    Fico feliz que tenha gostado. Pode plagiar, mas não esqueça de colocar um link aqui para o Brasil na Italia!

  4. @Martinha
    Fico feliz que tenha gostado do texto e do blog. Espero você por aqui outras vezes!

  5. Realmente a vida tem as suas surpresas, mas o interessante é saber recomeçar e transformar a vida utilizando o que se passou como ensinamento para uma vida nova.

    Turismo de viagens

  6. Oi pessoal da Turismo & Viagens
    Obrigada pela mensagem e pelos votos. Sucesso para todos nós! Um abraço,

  7. Muito legal temos mesmo que perseverar,e saber reccomeçar quando perdemos ou desviamos do nosso alvo, muitos pensam em desistir mas temos que lutar,as coisas não estão perdidas, para aquelas pessoas que acham que a vida não tem mais jeito, procurem conhecer a Jesus Cristo,Ele tem a solução para todos os nossos problemas por mais dificeis que eles sejam.
    Turismo & viagens

Comments are closed.