Provavelmente a maioria das pessoas ja decidiu como passar a hora da virada para o ano de 2010, mesmo assim resolvi preparar um texto last minute com dicas do que fazer aqui em Florença. Se voce estiver por aqui ou nos arredores fique ligado.

Shows gratis pelas ruas de Firenze

Este ano o sindaco (prefeito) da cidade resolveu exagerar. Alem do concerto de musica classica, Firenze vai bombar ao som pop de cantores como Irene Grandi, Lucio Dalla e Negrita. O novo palco sera montado na Piazza Stazione, em frente a estaçao central de trens Santa Maria Novella. O site oficial do evento eh um pouco confuso (visite aqui), informa que a programaçao de fim de ano começa as 22, mas algumas linhas abaixo diz que o show inicia as 21. Da para ver que o site foi feito no ultimo minuto, as informaçoes nao precisas, mesmo assim so pelo fato que tem show da Irene Grandi ja acho tudo maravilho.

Quem prefere musica classica, melhor ir ate a Piazza Signoria, onde o Maestro Lanzetta dirige a Orchestra Sinfonica Ucraina. Horario de inicio do show: 23 horas.

Na Piazza Santissima Annunziata o show eh com Riccardo Marasco a partir das 22 horas. Marasco eh considerado “a voz da Toscana”, dica para os leitores que sempre perguntam: mas qual eh a musica popular da Toscana?

Na Piazza Duomo, as 22.30 começa o show com La Banda Improvvisa. Admito que nunca tinha ouvido falar deste grupo, mas ate que o myspace deles eh bastante interessante.

Bologna-Firenze em alta velocidade

O ano novo virou ocasiao para lançar a nova linha de alta velocidade Bologna-Firenze, que faz o percurso em apenas 37 minutos. Devo dizer que a ideia é divertida: viagem gratis da Firenze a Bologna e vice versa durante a noite de ano novo! Interessante especialmente para quem tem amigos em cidades vizinhas e pode passar metade da festa aqui, metade la. 🙂

Para participar da brincadeira eh necessario reservar o bilhete com antecedencia, que seria distribuido a partir de hoje da Piazza della Repubblica. No entanto o site oficial diz que os bilhetes ja estao esgotados…

Centro de Firenze: apenas com transporte publico

Li uma entrevista de Matteo Renzi, sindaco de Firenze (prefeito de Florença), que dizia que sera possivel participar deste reveillon apenas usando transporte publico porque todo o centro estara fechado para a entrada de carros.

A Ataf tera horarios e linhas especiais para a noite de reveillon: confira clicando aqui.

A unica coisa eh: quem mora fora de Florença so pode chegar na cidade de carro porque nao existem linhas noturnas para os trens regionais…

Festas privadas

Para aqueles que preferem uma festa agitada, mas nao exatamente em meio a multidao, faço uma relaçao de links que vale a pena visitar:

Boa festa para voces! Feliz 2010!!!!

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi Meire,
    Bem, na verdade o meu tambem… nao posso ficar no meio da muvuca neste momento… 🙂
    Feliz 2010 para vc.
    beijocas,
    Babi

  2. Bem que eu queria ir pra Firenze, porque Pisa é parada demais no que se refere a divertimento. Mas trabalharei na virada,à noite.

    Boas Festas pra vc! Auguri

  3. @Auguri Zaratustra! Passar a virada trabalhando pode ser divertido, especialmente se os hospedes sao simpaticos e o seu hotel tiver um terraço especial para ver os fogos de artificio… 😉
    E que 2010 seja um ano fantastico para todos nos!

  4. Oi Barbara!

    Fiquei contente com o teu comentario e por ter adicionado o meu blog nos teus parceiros. Afinal o seu blog é famosão ja! Eu mesmo ja tinha visitado varios posts seus.

    Nem preciso falar que o seu também esta linkado la no meu, né?

    Tenha um excelente 2010, qualche' giorno ci becchiamo! 🙂

  5. Acabamos de passar a virada do ano na Piazza Stazione em Firenze. Estava otimo, apesar da chuva! Feliz 2010 a todos! Angela e Carlos Bueno

  6. (`“·.¸ (`“·.¸ ¸.·“´) ¸.·“´)
    «`“·. ♥Feliz Ano Novo! ♥ .·“´»
    (¸.·“´ (¸.·“´ `“·.¸) `“ ·.¸)

    Un Ano Novo maravilhoso!!
    Gi!

  7. @Angela,
    Voce tem fotos desse reveillon no centro? Quero ver como foi!

    @Gi
    Um Feliz Ano Novo para voce tambem! 🙂

  8. Feliz 2010, que pena que choveu tanto na hora dos shows. Os trens funcionam sim, demora um pouco, mas tem, basta pegar o horario antes de ir.

    Ir de carro para Firenze sempre é chato.

    publica fotos e videos da festa.

  9. Olá pessoal,

    adorei as informações, porém fiquei em dúvida sobre a segunrança nessa comemoração nas praças em Firenze. Dá pra realmente curtir os shows numa boa ou há muita confusão?

    Obrigada pelas dica, o blog tem me ajudado muito a planejar minha viagem.

    Abraços, Jô.

Comments are closed.