O natal sempre foi uma das minhas festas prediletas: é a ocasião de estar ao lado das pessoas queridas, confraternizar, comer bem, descansar. Adoro o ritual da montagem de árvore de natal e também da escolha de presentes e lembrancinhas para amigos, das mensagens, e-mails e cartões a enviar individualmente para cada pessoa. Bem, esta é a teoria porque este ano não deu para realizar nem metade.

Nada de árvore de natal: apenas alguns enfeites espalhados pela casa e a plantinha típica do período: a famosa “stella di natale” (foto ao lado).
Também não escrevi e-mails, nem individuais nem coletivos para os amigos. Para falar a verdade mal consegui terminar de ler as mensagens recebidas nos últimos dias que passei totalmente offline.
Mesmo assim este será um natal especial. O frio de dezembro (ainda mais frio este ano) e a neve nos últimas dias (uma raridade em uma cidade como Firenze) dão aquela atmosfera mágica dos sonhos de um natal perfeito. Na verdade a neve até já derreteu por aqui e agora só resta uma chuvinha chatinha, mas mesmo assim romântica (para quem não sai de casa, claro).
Ainda não pensei no menu, alguns familiares vem aqui me visitar e será muito gostoso estar em companhia. Também estou programando uma conference call para a noite de natal brasileira. Uma forma de estar sempre ao lado de pessoas queridas, mesmo a milhares de quilômetros de distância.
Enfim, será um natal sem muitos preparativos, sem sair de casa, mas ao lado de pessoas queridas e isso já é o suficiente.

Para os brasileiros recém chegados na Italia, o primeiro natal longe de casa pode ser um pouco chocante. É muito estranho estar longe de tudo e todos. É estranho comemorar com pessoas que você conhece há algumas semanas e com quem ainda nem teve tempo de construir uma história. Mesmo assim, pode ser a oportunidade de viver algo novo em lugares novos.

Enfim, seja para recém chegados na Italia, seja para os que já estão aqui há anos e também para quem segue o blog do Brasil… desejo a todos um natal feliz!

E você, como e onde você vai passar este natal? Conta pra gente!

6 COMENTÁRIOS

  1. Tu por aí no frio, neve e nós aqui com quase 40 graus…Que loucura,não?Que teu Natal seja maravilhoso e que em 2010 possamos nos encontrar bastante por aqui! beijos,tuuuuuuuuuuudo de bom,chica

  2. Babi

    Feliz natal pra vc e para todos os leitores e amigos do Brasil na Italia!

    Em 2010 estamos ai !!!

    Um beijo

Comments are closed.