Essa dica é para quem mora em Recife e quer sentir o gostinho de contemplar o trabalho de um dos mais famosos artistas italianos: o Instituto Ricardo Brennand apresenta a mostra “A Beleza na Escultura de Michelangelo” organizada pela sociedade fiorentina Contemporanea Progetti em colaboração com o Museo a Ceu Aberto.

 Uma cópia do David de Michelangelo na Gipsoteca de Firenze: foto registrada durante o ToscanaLab

A mostra, já apresentada com sucesso em São Paulo e Vitória, tem como ponto forte um percurso através da escultura italiana durante o Renascimento.

São quatro as seções temáticcas:

  1. Os modelos clássicos
  2. A escultura na Toscana no século XV
  3. A obra de Michelangelo
  4. A herança de Michelangelo

Além dos desenhos originais será possível conferir 25 bustos, escuturas em relevo em gesso realizadas pelo Laboratorio di Formatura della Gipsoteca dell’Istituto Statale d’Arte di Firenze (por curiosidade, o local onde aconteceu o ToscanaLab! Confiram as fotos que tirei da Gipsoteca aqui!)

A realização da mostra é possível graças a contribuição preciosa da Casa Buonarroti, instituição de Firenze, que hoje se encontra na casa que foi de Michelangelo e que conserva algumas das obras primas do artista, incluindo os desenhos mais importantes de Michelangelo.

Quem passar por lá, conte aqui o que achou!